Quarentão em plena forma

O boneco Playmobil segue agradando crianças e adultos e promete novidades para 2014. Conheça a sua história

00:00 · 09.03.2014
Playmobil expo
Nos 35 anos da marca, em 2009, uma exposição mostrou a praia de Copacabana montada em Playmobil. A mostra aconteceu no Museu Militar Conde de Linhares, no Rio de Janeiro
Playmobil anos80
Personagens Playmobil dos anos 80
Playmobil anos 70
Modelo de Playmobil dos anos 70

Viagens espaciais, bandidos e mocinhos do Velho Oeste, princesas, príncipes, reis e rainhas, vampiros e múmias, ufa! O universo de personagens vividos pelos bonequinhos de cabeça redonda e corpo articulado conhecidos por Playmobil é extenso. Criado há 40 anos, na Alemanha, o brinquedo é bastante simples, mas (e talvez por isso mesmo) computa uma legião de fãs.

O que mais fascina no Playmobil é a capacidade de construir universos e criar novas histórias. E o crescimento do brinquedo no mercado nacional pode ser comprovado por números. Em 2013, as vendas cresceram 30% e a expectativa é que subam mais 20% neste ano - e o público-alvo, apesar de ser o infantil, é composto por muitos adultos que se divertiam com os bonequinhos quando pequenos.

Sobrevivendo à era digital, o Playmobil continua sendo um dos produtos mais adorados pelas crianças. Se alguém ainda não se encantou com o brinquedo, 2014 será o ano ideal para isso. “Planejamos lançar linhas comemorativas de aniversário, bonecos especiais para a Copa do Mundo e fazer alguns eventos para atrair as crianças”, conta, em entrevistas, Ricky Candi, diretor de produtos da marca. 

Lançamento

Foi em 1974, na empresa alemã Geobra-Brandstätter, que nasceu o Playmobil. A Europa passava por dificuldades com a Crise do Petróleo de 1970, e a companhia – que antes fabricava fechaduras ornamentais, cofres e caixas registradoras, viu a sua principal matéria prima ficar muito cara, e então decidiu colocar em prática a ideia do designer Hans Beck de criar pequenos bonecos de plástico.

Beck demorou três anos para desenvolver o brinquedo como conhecemos hoje. Finalmente, no ano de 1974, a família Playmobil foi apresentada ao mundo. O sucesso veio logo, os bonecos viraram febre na Europa e a Geobra-Brandstätter tornou-se a maior fábrica de brinquedos alemã daquela época. 

No Brasil

O Playmobil chegou ao Brasil em 1977. Até 1980 o brinquedo foi fabricado nacionalmente pela empresa Trol. Após a falência desta, passou a ser feito pela Estrela, na década de 1990.

Em 2005, após longa ausência no país, a Calesita começou a importar da Argentina, onde são produzidos pela Antex sob licença da Geobra. A partir de 2008, o brinquedo voltou ao Brasil  através de importação diretamente da Alemanha feita pela Sunny Brinquedos (www.sunnybrinquedos.com.br).

Em junho de 2009, foi criado por César Ojeda o PlayBrasilMobil (www.playbrasilmobil.com.br) , o primeiro fórum brasileiro sobre Playmobil, com o intuito de agregar os fãs e colecionadores, além de difundir novamente o brinquedo e organizar exposições e eventos no país, contando com o apoio oficial da Sunny Brinquedos.

Curiosidades sobre os bonecos

Para comemorar os 40 anos do Playmobil, a Sunny Brinquedos, licenciadora exclusiva da marca no Brasil, reuniu algumas curiosidades sobre o aniversariante. Se surpreenda com fatos que você jamais poderia imaginar sobre os bonecos!

- Os primeiros Playmobils foram feitos de madeira;

- Seis partes individuais o compõe: cabelo, cabeça, tronco, braços e as partes superior e inferior do corpo;

- 7,5 cm é o tamanho de um Playmobil. Perfeito para as mãos das crianças;

- Para cada aumento de 2,6 na população mundial nascem 3,2 novas figuras do boneco. A população de Playmobil no mundo cresce mais rápido que a humana!;

- 2,7 milhões é o número aproximado de Playmobils dentro das casas de crianças de todo o mundo. Esse número é equivalente às populações da China e da Índia juntas;

- Se os 2,7 milhões de Playmobils fossem colocados lado a lado eles poderiam dar, aproximadamente, três voltas e meia ao redor mundo!;

- Quase quatro mil tipos de Playmobil já foram criados.

Vídeos

Confira filmes feitos com bonecos Playmobil (em inglês, sem legenda)

“The Viking Five”

 

“Santa's New Ride” (A famosa animação com os bonecos Playmobil)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.