Peppa Pig: sensação infantil

Porquinha cor-de-rosa desbanca a Galinha Pintadinha e se torna a personagem preferida da meninada de até 10 anos de idade

00:00 · 28.06.2014
peppa_mariaclara
Maria Clara Lavor possui coleção de produtos com temática da Peppa Pig ( Foto: Agência Diário/ Lucas de Menezes )
peppa_Valentina
A pequena Valentina se diverte com o desenho da Peppa, ao lado da mamãe Nashmy ( Foto: Agência Diário/ Fernanda Siebra )
peppa_Joao Miguel
João Miguel da Silva Viana brinca de colorir a porquinha Peppa ( Foto: Agência Diário/ Lucas Moura )
peppa_colagem

Uma porquinha cor-de-rosa de cinco anos que adora pular em poças de lama e brincar ao lado da família e dos amigos tem atraído a criançada, em especial, os pequenos de até 10 anos. O desenho Peppa apresenta as aventuras da porquinha Peppa Pig, dos pais dela, Papai e Mamãe Pig, de seu irmãozinho, George Pig, e dos amiguinhos da protagonista, como a ovelhinha Susy.

Exibida no canal Discovery Kids todos os dias, atualmente a animação é uma das maiores atrações infantis, tendo alcançado, também, os palcos, em apresentações teatrais, e as lojas, em produtos que levam a estampa e o formato da porquinha.

Maria Clara Martins de Lavor, de dois anos, é uma das fãs de Peppa. Mesmo muito pequena, a menina revela a preferência pelo desenho aos pais e adora brinquedos e outros objetos com a temática da porquinha. “Todo dia ela assiste. Se outro desenho está passando, a Maria Clara fala: 'Eu quero a Peppa, Peppa de novo'. Já comprei roupinha, já tem a bonequinha. A tia viajou e trouxe uma mochila da Peppa para ela. O desenho contagia todo mundo, até o aniversário da Maria Clara na escola foi com o tema da Peppa”, conta a mãe, a advogada Patrícia Kelly Martins de Lavor.

Para a mãe de Maria Clara, o desenho também é muito positivo na formação das crianças, já que aborda valores importantes. “Acho que parece muito com nossa família: pai, mãe, irmãozinho, os amiguinhos. Os episódios tem a ver com a gente, é bem ingênua, não tem maldade, a gente sempre assiste com ela”, completa.

A vendedora Nashmy Centurion também relata que sua filha, a pequena Valentina Centurion Veloso, adora Peppa e que o desenho atrai a criança por diversos elementos, que vão desde as aventuras da turma da porquinha até as cores da animação.

“Ela sempre acompanhou os desenhos do Discovery Kids, quando viu a Peppa foi simplesmente amor à primeira vista!”, diz. Nashmy ainda fala que a animação se destaca em relação a outros programas infantis. “É um desenho diferente, que ajuda na educação dos pimpolhos, até para os pais é bem legal assistir. Vejo que a Valentina fica bem calma quando assiste, diferente de outros desenhos que a deixam mais agitada”.

Maria Fernanda Viana já tem 10 aninhos, mas nem por isso deixa de assistir à Peppa sempre que pode. A menina encontrou o desenho por acaso e, desde então, acompanha as aventuras da porquinha. “Fui passando os canais e apareceu o nome Peppa e, quando eu fui ver, era um monte de porquinho, aí eu comecei a gostar. Gosto da Peppa porque ela é engraçada”, conta.

A garotinha tem até episódio e personagem preferidos. “Gostei do episódio em que a Peppa e o irmãozinho brincam de ser minhocas. Aparece um sapo e o vovô fala para ela que ele gosta de brincar de uma coisa que ela gosta muito: pular em poças de lama. Aí eles começam a pular. A personagem que eu gosto mais é a Rebecca, uma coelhinha. Gosto dela porque o barulho que ela faz é legal”, completa a criança.

E não são apenas as meninas que são fãs de Peppa. João Miguel Viana, de cinco anos, também acompanha o desenho e até já foi assistir à peça da turma de Peppa que, em abril, esteve em cartaz em Fortaleza, "Peppa Pig e o Porquinho Mau". A mãe de João Miguel, Eva Matos Viana, incentiva o filhinho a ver a animação, pois percebe que tem auxiliado bastante no aprendizado e em outras situações do dia a dia da criança.

“O desenho tem ajudado muito no progresso da fala do João Miguel. Ele tem Síndrome de Down, o que causa dificuldades na fala. De repente, ele vem com palavras novas ou uma forma diferente de falar que logo identificamos como sendo do desenho, é muito lindo de ver. A animação ajudou também na última visita ao dentista, pois, antes de irmos, assistimos ao episódio em que Peppa e George vão ao dentista. Quando chegamos lá, João Miguel, que antes dava um trabalhão, abriu a boca e deixou o dentista fazer tudo direitinho, sem reclamar", revelou a mamãe.

Eva, que também acompanha o desenho com o papai de João Miguel, acredita que Peppa é atrativo para as crianças por parecer com a realidade delas. “Percebo que ele gosta das semelhanças entre a rotina dos personagens e a dele, como ir à escola, supermercado, parquinhos. Ele sempre fala: 'Igual a mim, mamãe'. Os personagens crianças são muito educados, são ensinados a respeitar os mais velhos e  a dividir  os brinquedos. Além disso, ajuda as crianças a superarem certos medos e tabus, pois mostra essas situações de forma divertida e natural”, acrescenta.

Serviço:

Animação “Peppa”

Segunda a Sexta - 8h às 9h / 20h30 às 21h30

Sábado e Domingo - 9h às 9h30 / 19 h às 19h30

No Discovery Kids

Dado de audiência:

“Peppa” é um dos programas mais vistos do Discovery Kids. Desde a sua estreia no ano passado, a porquinha já foi vista por mais de 10 milhões de pessoas¹. Além disso, durante seu horário de exibição, Peppa é o programa mais visto tanto entre crianças de 4 a 11 anos, quanto entre todos os indivíduos assinantes de Pay TV².

Fonte:

¹Ibope Brasil | Target: Total Universo | Período: 2013-2014 YTD | Todas as exibições de Peppa |

² Ibope Brasil | Target: 4-11 c/ Pay TV e Total Indivíduos c/ Pay TV | Período: Week 41'2013 à Week 08 2014 (mon-fri) | Horário: 20:30 - 21:30

Conheça os personagens:

Peppa

Porquinha amorosa que mora com seus pais e seu irmãozinho, George. Peppa adora brincar de se fantasiar e passa o dia saltando entre as poças de lama ao redor de susa casa. Suas aventuras sempre terminam com muitas gargalhadas.

George

Irmão caçula de Peppa. Tem apenas um ano e meio e adora brincar com sua irmã mais velha. Seu brinquedo favorito é um dinossauro, que ele leva para toda parte.

Susy

A melhor amiga de Peppa é a ovelhinha Susy. Elas se adoram e gostam de se fantasiar: Susy sempre se veste de enfermeira, e Peppa, de princesa das fadas. Susy e Peppa sempre vão ao parque para brincar com seus amigos: o coelho, o cachorrinho, a cabra, o pônei, o gato e a elefanta.

Papai Porquinho

Está sempre sorrindo e brinca bastante com Peppa e George. Ele gosta de ler o jornal e fica empolgado com a ideia de viajar de carro. Comilão, adora biscoitos e torta de abóbora, e Peppa sempre faz graça com a enorme barriga de seu pai. Às vezes, fica mal-humorado, especialmente quando não consegue encontrar seus óculos.

Mamãe Porquinho

Gosta de saltar as poças de lama quase tanto como Peppa. Ela trabalha em casa no computador e, às vezes, deixa que Peppa e George a ajudem. Além disso, é muito inteligente e sabe interpretar mapas melhor que o Papai Porquinho.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.