Orgulho nerd

Star Wars, super-heróis e filmes do Tim Burton são alguns ícones geeks que a garotada aprende a curtir em família

00:00 · 18.05.2014
geek2
Para o Geekontrinho, Pedro irá vestido de Finn, de "Hora da Aventura" e a mãe, Rebecca, de Princesa Jujuba ( Foto: Agência Diário/ Bruno Gomes )
geek
Pedro Cunha curte os heróis e as revistinhas em quadrinhos ( Foto: Agência Diário/ Bruno Gomes )
Star Wars 2
Gabriel Damasceno e a mãe, Mônica, se preparam para o Geekontrinho ( Foto: Agência Diário/ Fernanda Siebra )
Star wars
Gabriel Damasceno é fã da saga Star Wars ( Foto: Agência Diário/ Fernanda Siebra )

Todo pai e mãe tem o sonho de compartilhar as experiências e ícones da infância com os filhos. Aquele desenho animado favorito, os personagens marcantes, filmes e séries de televisão, os quais são de outra época, mas continuam no imaginário coletivo como referências de diversão e valores morais. Dentro dessa cultura, chamada popularmente de “geek” ou “nerd”, os ídolos são inúmeros. E quais seguem conquistando as novas gerações? 

Para a criançada, a família Disney sempre é referência. As protagonistas de hoje, como Elsa, de “Frozen” e Tiana de “A princesa e o sapo”, podem ser tão queridas quanto Cinderela, Bela Adormecida ou Branca de Neve, princesas de décadas passadas.  Nessa mesma linha, o apreço por super-heróis encanta tanto meninos quanto meninas. Quem não gostaria de voar, ser forte e combater o crime como o Super-Homem? Ter o batmóvel do Batman ou os poderes mutantes dos X-Men?

Vestir-se que nem os ídolos, então, torna tudo ainda mais prazeroso e inesquecível! Na residência da estudante de Letras, Rebecca Cunha, a cultura geek faz parte do cotidiano. Mãe de Pedro Cunha Lima de Azevedo, 5, ela conta que ensina ao filho tudo o que sabe sobre este universo.

“Cresci assistindo tokusatsus (filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão com ênfase nos efeitos especiais), animes, desenhos animados variados e de heróis. Sou viciada em leitura e tento transmitir isso também para o Pedro”, revela, acrescentando que os primeiros ensinamentos começaram quando o garoto tinha apenas um ano. “Só agora é que eu comecei a apresentar quadrinhos e livros, mas os favoritos dele ainda são os filmes e as séries”.

Mônica Damasceno e Rafael Pereira de Souza também incentivam o filho Gabriel Damasceno Souza a virar um fissurado em cultura nerd. “Atualmente passa em um canal de TV fechado o desenho 'Lego Star Wars', que ele tem assistido bastante. O Gabriel também gosta de jogar 'Angry Birds Star Wars', um game de computador/celular inspirado na saga. Ele se empolga bastante, principalmente com as lutas com os sabres de luz. O personagem que mais curte é o robozinho R2-D2”, explica a mãe, orgulhosa.

Já Pedro é fã de Monstros S.A, A Pequena Sereia, O Cão e a Raposa, Mulan, Hércules, entre outras animações. Também adora Teen Titans Go!, O incrível mundo de Gumball, os heróis Batman, Homem-Aranha, Homem de Ferro e Hulk. Scooby Doo, Star Wars e filmes do Tim Burton também fazem parte da sua infância. 

Ambas as famílias se preparam agora para participar do Geekontro, dedicado ao público nerd e ocorrido em várias capitais, como parte da ação “Geek de Toalha” da Livraria Cultura. O evento promoverá, dia 24 de maio, o “Geekontrinho Padawan”, composto por contação “Anakin, o Padawan” (grupo Canta Verso, Conta Prosa) e premiação para os melhores cosplays infantis.

“Vou levar o Pedro de Finn, da 'Hora da Aventura', enquanto irei de Princesa Jujuba. Quando contei que nos fantasiaríamos, meu filho exultou e disse que eu deveria ir de Princesa de Fogo. Até o evento vou ter que ouvi-lo perguntar todo dia sobre o Geekontrinho. Ele ficou muito ansioso”, reconhece Rebecca.  

Enquanto isso, Gabriel se prepara para vestir o cosplay de Anakin Skywalker. “Ele está empolgadíssimo e já chamou muitos amigos para o Geekontrinho”, revela a mamãe Mônica. “Nada melhor do que a existência de uma programação especial para os pequenos no Geekontro para que eles também possam participar desse evento, que já é um marco para o público geek/nerd. É uma forma de perpetuar a cultura com os mais novos”, desmancha-se a mãe.

Confira:

Geekontro 2014

Integra a ação “Geek de Toalha” da Livraria Cultura, que está fazendo uma série de eventos pelo Brasil dedicado ao público nerd. 

Dia 24, a partir das 16 horas, na Livraria Cultural (Av. Dom Luis, 1010 – Shopping Varanda Mall), o evento vira Geekontrinho, sendo destinado às crianças. Nele saberemos um pouco sobre a infância daquele que um dia viria a ser o poderoso Darth Vader, por meio da contação “Anakin, o Padawan”, com o grupo Canta Verso, Conta Prosa. 

Logo após a contação serão sorteados brindes para as crianças que vierem fantasiadas com personagens do universo Star Wars. Os prêmios serão:

- 01 Vale-presente de R$ 100,00 em compras na Livraria Cultura (cortesia do Pixetera)

- 02 cestas do Laboratório de Sabores

- 01 kit especial da DarkSide Books 

O Geekontro 2014 é uma realização da Pixetera em parceria com a Livraria Cultura e o Laboratório de Saboress. O espaço Geekontrinho Padawan ainda conta com o apoio da Darkside Books, que neste mês de maio está lançando o livro “Star Wars - A Trilogia”. 

Saiba mais pela Fan Page: http://on.fb.me/1g905wp

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.