curiosidade

Você sabe o que é o horário de verão?

Este é um período do ano onde os relógios devem ser adiantados em uma hora para aproveitar mais da luz natural e economizar energia elétrica

11:28 · 19.10.2015 / atualizado às 12:32
horário de verão
( divulgação )
Você sabia que entramos em um período especial do ano onde as regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil precisam adiantar o relógio em uma hora? Isso geralmente acontece devido ao horário de verão.
 
O horário de verão é como é chamado o período do ano onde os relógios devem ser adiantados em uma hora no fuso horário oficial local. Isso acontece porque nesse período nas regiões mais distantes da Linha do Equador, o sol dura mais tempo no céu, e com essa medida é possível aproveitar mais da luz natural e economizar com o gasto de energia elétrica, evitando inclusive uma sobre carga na rede.
 
No Brasil apenas as regiões do sul, sudeste e centro-oeste praticam o horário de verão, o norte e nordeste não utilizam dessa prática por estarem próximos a Linha do Equador, pois usar ou não o horário de verão não faz tanta diferença, uma vez que o sol nessa região não dura mais que o tempo normal durante todo ano.Ufa! Não precisamos acordar mais cedo. 
 
O horário de verão apenas é usado em um período específico, isso porque ele depende de uma ação da natureza, chamada de solstício de verão. A Terra durante o ano faz o movimento de translação recebendo intensidades diferentes de iluminação do sol por causa do seu eixo inclinado. Isso faz com que em determinado período uma região consiga receber um tempo maior de iluminação natural, proporcionando assim, o uso do horário de verão.
 
A alteração do horário irá vigorar até zero hora de 21 de fevereiro do ano que vem. São 126 dias de duração.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.