Literatura infantil

Resenha dos livros 'Darth Vader e filho' e 'A princesinha de Vader'

Dando continuidade aos lançamentos do universo expandido de Star Wars, a Editora Aleph apresenta os personagens de uma galáxia muito, muito distante de uma forma diferente e descontraída

Capa dos livros escritos por Jeffrey Brown Fotos: Divulgação
15:07 · 31.08.2015 / atualizado às 15:14

Escritas e desenhadas por Jeffrey Brown, os episódios “três e meio” e “três e três quartos” trazem o Lorde Sith como um pai atencioso que tenta conciliar as obrigações paternas às suas funções como braço direito do imperador Palpatine. Os livros têm formato de álbum, com uma ilustração em cada página, mostrando o cotidiano de pai e filhos, e revisitando cenários conhecidos da trilogia original do filme como panos de fundos para novas cenas familiares.

Em “Darth Vader e filho”, por exemplo, Vader tenta ensinar o jovem Luke, de 4 anos de idade, a manejar o sabre de luz, utilizar a Força e a não fazer bagunça. Frases icônicas como “Luke, eu sou seu pai” e “Luke, venha comigo. Porque é a sua única saída”, também ganham novos significados; desta vez, educativos.

Também é possível notar a característica “desordeira” do jovem Jedi, que adora fazer algazarra e deixar os imperiais aflitos em tê-lo por perto. Até mesmo o imperador.

Já em “A princesinha de Vader”, o lorde tem que passar pelo momento mais aterrorizador na vida de quase todos os pais de garotinhas: a transição da infância para a adolescência. Nele, vemos Darth Vader lidar com a rebelde Leia, o início do namoro com Han Solo, a vergonha de ser deixada na frente da escola e o uso de roupas mais curtas. Ao mesmo tempo, vemos um pai atencioso recebendo carinho da filha, ajudando no dever de casa e ensinando-a a dirigir um caça TIE.

Além dos cenários e frases, também são mostrados outros personagens da saga - sejam em pequenas participações ou compondo o pano de fundo da história -, como Obi-Wan Kenobi, os dróides C-3PO e R2-D2, Boba Fett, Chewbacca, os ewoks, Jabba, o próprio imperador Palpatine, além dos Stormtroopers, é claro.

“Darth Vader e filho” e “A princesinha de Vader” foram vencedoras do prêmio Eisner, uma das principais premiações de quadrinhos, na categoria de melhor publicação de humor. Os livros prometem ser leituras divertidas e bem humoradas, que irão agradar desde os jovens padawans até o mais congratulado mestre Jedi. Então, boa leitura e que a Força esteja com vocês.

Mais informações sobre o autor em http://jeffreybrowncomics.com/ 

Serviço

Livro: Darth Vader e filho

Autor: Jeffrey Brown

Editora Aleph

64 páginas

Preço sugerido: R$ 29,90

Livro: A princesinha de Vader

Autor: Jeffrey Brown

Editora Aleph

64 páginas

Preço sugerido: R$ 29,90

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.