Meio ambiente

Preservar para não acabar

Em tempos de falta d'água, aprenda a economizar

00:00 · 08.02.2015
agua
Geovanna Cavalcante, 5 anos ( Foto: Kid Júnior )
agua
Renato Gonçalves do Nascimento, 5 anos ( Foto: Kid Júnior )
agua2
Melissa Mendes Palmeira, de 3 aninhos ( Foto: Fernanda Siebra )

Nunca é cedo demais para se preocupar com o meio ambiente. Não jogar lixo na rua, separar materiais recicláveis, não derramar óleo na pia e não deixar luzes acesas sem necessidade são algumas ações simples que parecem muito pequenas quando uma pessoa faz, mas que se torna algo grandioso quando todo mundo colabora. Entretanto, talvez a ação mais importante para preservar a natureza seja economizar água.

A água é essencial para a vida na Terra. Apesar de cerca de 71% do planeta ser composto por água - o que significa que, se a Terra fosse dividida em três partes iguais, duas delas seriam só de água -, menos de 3% pode ser usada para o consumo do ser humano. E mesmo sabendo que só um pouquinho da água do planeta pode ser utilizada por todas as pessoas do mundo, ainda tem gente que acha certo desperdiçar.

Quem assiste aos jornais sabe que algumas cidades do Brasil, como São Paulo, estão passando por dificuldades de abastecimento. No Nordeste, e no Ceará, a situação é ainda pior: quase todos os anos algumas cidades do interior sofrem por causa da seca e perdem animais e plantações.

Os primos Giovanna Martins Cavalcante e Renato Gonçalves do Nascimento, os dois com 5 anos de idade, têm uma solução: preservar. Giovanna vai além e diz que se as pessoas continuarem a gastar água sem se preocupar, mais tarde não teremos mais líquido nem para beber. E Renato completa: “se acabar a água, a gente também não vai poder lavar mais nada”.

Giovanna e o primo Renato dão algumas dicas de como não desperdiçar água no dia a dia: limpar a calçada com vassoura e balde, não lavar o carro com mangueira, tomar banhos rápidos e fechar a torneira na hora de passar o sabonete, só aguar as plantinhas com regador e não jogar lixo nos rios são algumas sugestões que podem salvar o planeta.

A consciência sobre a importância de economizar é uma questão de costume e educação. Melissa Mendes Palmeira, por exemplo, apesar de só ter 3 aninhos, já aprendeu que é errado deixar a água correndo na hora do banho, lavar as mãos ou escovar os dentes. De acordo com a mãe, Lessa Mendes Palmeira, Melissa sempre a repreende quando vê uma torneira pingando.

Melissa aprendeu desde cedo a faze xixi na hora do banho, para economizar a água da descarga, e a escovar os dentes usando apenas a água de um copo. Para Lessa, apesar de serem ações simples, são todas muito importantes para o futuro do planeta. “Se a gente não cuidar da água desde hoje, talvez amanhã não tenha mais nada para usar”, reflete a mãe.

Xixi no banho

Uma das melhores formas de economizar água é fazendo xixi durante o banho. Sabe porquê? Cada descarga gasta, em média, 12 litros de água. Pegando uma família de três pessoas, por exemplo, se cada um dos familiares fizesse pelo menos uma vez xixi durante o banho, seriam economizados 36 litros de água por dia, o que corresponde a 1080 litros de água por mês, quantidade de líquido suficiente para encher uma piscina.

Fazer xixi no banho é tão eficiente que a Fundação SOS Mata Atlântica lançou uma campanha para estimular a prática explicando porque todas as pessoas deveriam adotar o hábito.

Morgana no Planeta Água

Para incentivar as crianças a economizarem água, os vovôs Heitor Simões e Mara Calvis decidiram escrever um livro sobre como sua netinha, Morgana, se preocupa quando se depara com o desperdício. “Morgana no Planeta Água” conta a história de uma garotinha que saiu de uma região que sofre com a seca, onde a água é muito preciosa, e vai para uma cidade onde as pessoas não têm cuidado com o líquido.

Ao decorrer da narrativa, a menina fala da importância de economizar, dá várias dicas de como fazer isso em casa e ainda traz várias curiosidades sobre a água.

Ficou interessado? Para adquirir o livro é só pedir para os pais ou responsáveis entrarem em contato com os autores através dos e-mails tioheitorsimoes@gmail.com e maracalvis@gmail.com, ou ligar para (67) 9112.0088 ou (67) 9227.5169.

Dicas para economizar água

1. Banhos rápidos;

2. Não deixar torneiras abertas ou pingando;

3. Não apertar a descarga por muito tempo;

4. Fechar a torneira enquanto passa sabonete nas mãos e no corpo, escova os dentes ou passa a esponja na louça;

5. Lavar o carro usando balde e não mangueira;

6. Lavar a calçada apenas com vassoura e balde;

7. Mangueira, vassoura e balde;

8. Guarde água da chuva para regar plantas e as regue cedo da manhã; 

9. Se tiver aquário, reutilize a água para regar o jardim;

10. Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.