homenagem

Pai da literatura infantil ganha doodle

Charles Perrault completaria 388 anos nesta terça-feira ,12

12:41 · 12.01.2016 / atualizado às 13:13

O Google homenageou nesta terça,12, com um doodle,  o escritor francês considerado pai da literatura infantil, Charles Perrault (1628 – 1703). Nascido em 12 de janeiro de 1628 em Paris, Perrault foi quem estabeleceu as bases para o gênero dos contos de fadas que conhecemos hoje.

A homenagem de hoje traz ilustrações, feitas por Sophie Diao, e está disponível em boa parte do mundo com as obras famosas escritas por Perrault: “A Bela Adormecida”, “Cinderela” e “O Gatos de Botas”.

Ele mostra, de forma aleatória, a cada entrada do usuário no Google, uma imagem de um dos contos mais famosos de Perrault: A Cinderela indo para o baile, a Bela Adormecida prestes a ser acordada e o Gato de Botas.

Charles Perrault

Membro da alta burguesia, Perrault se tornou mundialmente conhecido por criar uma literatura popular que agradou tanto a crianças quanto adultos. Após trabalhar como advogado e superintendente de construções resolveu se dedicar à educação dos filhos.

d

Começou então a registrar histórias da tradição oral que sua mãe havia lhe contato ao pé da Lareira e próximo dos 70 anos publicou-os em um livro que ficou conhecido como “contos da mamãe gansa”, coletânea de oito histórias que falam de princesas, bruxas e fadas como “A Bela Adormecida”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Cinderela”, entre outros títulos. 

A primeira edição foi publicada em onze de janeiro de 1697 com o nome de “Histórias ou contos do tempo passado com moralidades” e era chamado de “Contos da Velha” e “Contos da Cegonha”.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.