O Papai Noel vem aí

Com a proximidade do Natal, crianças falam sobre o velhinho mais querido do mundo

00:00 · 21.12.2014
adriel
Adriel, de 7 anos,acredita que as crianças precisam se comportar bem para ganhar presentes no final do ano ( Foto: Lucas de Menezes/ Agência Diário )
irmas
Ingrid Lis Teixeira e Maria Laura escrevem cartas para o bom velhinho ( Foto: Fabiane de Paula/ Agência Diário )
crianca
Mariana Barros Rodrigues vai ganhar um patinete da Barbie este ano ( Foto: Fabiane de Paula/ Agência Diário )

O ano de 2015 está chegando ao fim e, junto com ele, a data mais esperada: o Natal. Época de juntar a família, contar histórias e esperar pelo Papai Noel.

O bom velhinho que mora no Pólo Norte visita, na véspera do Natal, todas as crianças que se comportaram bem durante o ano e as recompensa com um presente para incentivá-las a serem cada vez melhor, obedientes e comportadas.

E como o Papai Noel é, sem sombra de dúvidas, uma das pessoas mais queridas pelas crianças do mundo todo, o Diarinho Plus foi falar com algumas delas para saber o que acham do bom velhinho.

Para Adriel Moreira Praciano Nobre, de 7 anos, o Papai Noel é uma pessoa muito legal que dá presentes para as pessoas boas. Entretanto, quando elas não são… “Meninos traquinas ganham carvão ou não ganham nada na noite do Natal”. 

O garoto explica que, para dar tempo entregar todos os presentes no Natal, o Papai Noel conta com a ajuda dos poderosos foguetes de seu trenó e, assim, ele consegue visitar todas as crianças do mundo. Entretanto, se fosse o Papai Noel, Adriel diz que faria as coisas um pouco diferente. “Eu ia treinar as renas para serem rápidas que nem o Flash”. E como gosta bastante de super heróis, Adriel diz que, como se comportou, espera ganhar o jogo de vídeo game “Lego Batman 3”.

Já Mariana Barros Rodrigues, de 4 anos, vai ganhar um patinete da Barbie neste ano. O presente está sendo feito com a ajuda dos gigantes. Como ela sabe? O Papai Noel ligou para a mãe dela e enviou um vídeo contando. E como é o bom velhinho? Marina explica: “ele é gordo, usa um casaco vermelho e faz ‘uoho ho ho ho’”.

As irmãs Maria Laura e Ingrid Lis Texeira Sousa, de 7 e 5 anos, têm algumas características a acrescentar ao Papai Noel: ele carrega uma sacola de presentes, usa um cinto preto e tem a pele laranja.

As meninas explicam que, antes de se chamar Papai Noel, o velhinho era conhecido como São Nicolau, e se tornou muito querido por fabricar e distribuir presentes para as crianças mais pobres. “Ele era rico e, quando virou adolescente, gastou todo o dinheiro para construir uma fábrica de brinquedos para levar alegria no Natal”.

Como todas as crianças, as irmãs também esperam ser presenteadas neste fim de ano. Nas cartinhas enviadas, Ingrid pediu um boneca, enquanto a irmã, Laura, queria apenas que o Papai Noel trouxesse de volta o seu cachorrinho, Luck. Mas ela ressalta que, se ele estiver melhor no céu, ela aceita qualquer outro presente em troca.

Ajudantes do Papai Noel

Diferente do que se vê nos filmes, no Brasil o Papai Noel não entra nas casas pela chaminé. Aqui, ele tem que fazer as coisas um pouco diferente.

As crianças podem até não concordar sobre quem são os assistentes do bom velhinho na fabricação dos presentes, se são santos, renas, gnomos, elfos, duendes ou gigantes. Entretanto todas elas são unânimes ao denunciarem quem são as grandes cúmplices que o ajudam a entrar nas casas: as mães.

Adriel fala que, à noite, a mãe abre a janela para o Noel entrar. Marina diz que a mãe deixa uma escada para ele descer do telhado. Já a mãe da Laura e da Ingrid deixa logo a chave para ele poder entrar. Desse jeito fica fácil ganhar presente, não é verdade?

São Nicolau

Na Igreja Católica, o Papai Noel também é conhecido pelo nome de São Nicolau. De acordo com a história, Nicolau tinha pais muito ricos e religiosos, e sempre foi uma criança muito bondosa. 

Quando cresceu, ele costumava fazer doações anônimas em moedas de ouro, roupas e comida para as viúvas e os pobres da cidade onde morava. Ele também colocava presentes para as crianças em sacos e os jogava dentro das chaminés durante a noite, para serem encontrados por elas pela manhã. 

E foi assim que  ganhou a fama de amigo das criancinhas e, mais tarde, ficou conhecido como Papai Noel.

Você sabia?

O Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e nove renas voadoras no Pólo Norte.

Em alguns lugares, acredita-se que o Papai Noel não more no Pólo Norte, mas sim em uma região chamada Lapônia localizada no norte da Europa.

As renas do Papai Noel são as únicas no mundo que conseguem voar.

As renas que puxam o trenó são guiadas por Rodolfo, uma rena de nariz vermelho e brilhante que ajuda a encontrar os caminhos durante as tempestades.

O nome das renas no Papai Noel são: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.

Nos Estados Unidos, a agência que controla o tráfego aéreo criou o programa “Rastreador de Papai Noel”, no qual se pode ver a localização atual e as próximas paradas do trenó.

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.