caixa cultural

Museu da boneca de pano reabre com projeto de acessibilidade

O museu, que conta com mais de 200 bonecas no acervo, reabre no dia 18 de março, no Planalto Pici

15:39 · 15.03.2016 / atualizado às 15:40
w
Bonecas com necessidades especiais ( Ian Rodrigues )

Após passar por um período de reforma e readequação de seu espaço para pessoas portadoras de necessidades especiais, o Museu da Boneca de Pano retoma as atividades. A reabertura acontece no dia 18 de março, às 9h, em sua sede no bairro Planalto Pici. Convidados e visitantes vão conhecer o novo espaço expositivo, que conta com mais de 200 bonecas no acervo e, a partir de agora, passa a ter bonecas com necessidades especiais criadas pelos participantes em oficinas realizadas pelo Museu. Além disso, será possível conhecer o novo projeto de acessibilidade. O evento contará ainda com a apresentação do grupo de percussão Cabeça de Mamulengo, formado por jovens moradores do Planalto Pici.

Contemplado no Edital CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o  Museu passa a executar seu projeto de acessibilidade voltado aos portadores de necessidades especiais para melhor acolher seus visitantes. Agora, o espaço conta com placas de identificação escritas em braile, intérpretes de libras, rampas, autodescrição, peças táteis e sonoras e demais dependências adaptadas. 

Em paralelo ao processo de reforma, aconteceram atividades de formação com oficinas e palestras junto aos jovens e demais moradores do Planalto Pici: oficinas de confecção de boneca de pano aromáticas; de bonecas de pano com necessidades especiais; de acessibilidade em museus e espaços culturais; e de mediação de museus.

Criado em 2011, o Museu vem contribuindo para inserção, cidadania e cultura dos moradores do Planalto do Pici. Entre as atividades desenvolvidas pelo Museu, estão as oficinas de confecção de bonecas de pano, Cineclube Tempo do Ronca, Calçada Cultural e o Bloco do Rói Rói. O Museu conta com bonecas criadas por vários artistas, como: Bernardete Guedes (SC); Cássia Macieira (MG), da Cooperativa Abayomi do Rio de Janeiro (RJ); e bonecas de diversas partes do mundo, como Argentina, França, Alemanha, Peru, além de diversas regiões do Brasil e do interior do Ceará, entre os quais, Juazeiro do Norte e Cruz.

Serviço:

Patrimônio Cultural Brasileiro: Reabertura do Museu da Boneca de Pano

Local: Rua Deputado Joel Marques, 110  - Planalto Pici 
Data: 18 de março de 2016 
Horário: 9h
Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Visitação: terças e quartas-feiras, das 14h às 17h; sábado e domingo sob agendamento
Informações: (085) 98631-3064 / 99839-8779 / 99222-2586
http://museudabonecadepano.blogspot.com.br/ museudabonecadepano@gmail.com

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.