Revelação

JK Rowling aprova Hermione negra para continuação de 'Harry Potter'

Autora afirma que nunca definiu a cor da pele de Hermione propositalmente: "cânone: olhos castanhos, cabelo crespo e muito esperta. A pele branca nunca foi especificada"

12:36 · 21.12.2015 / atualizado às 12:47

hermione negra

JK Rowling continua a tornar o universo de Harry Potter cada vez mais diverso, mesmo depois de ter publicado o último livro da série. Agora, oficialmente, ela abre um novo caminho para seus personagens ao defender que Hermione é negra.

Hoje foi anunciado o elenco de Harry Potter and the Cursed Child  (“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada"), peça que será continuação oficial dos livros de Harry Potter. A obra, em duas partes, contará o que acontece com os personagens da série original, já adultos, e seus filhos. Os atores que interpretarão Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger são, respectivamente, Jamie Parker, Paul Thornley e Noma Dumezweni – essa última, negra.

Rowling, como sempre, acompanha de perto tudo que se refere a sua obra e seus personagens, e declarou oficialmente que está contentíssima com a escolha de uma atriz negra para interpretar Hermione Granger. Num tweet publicado nessa manhã, ela deixa bem claro: “Cânone: olhos castanhos, cabelo crespo e muito esperta. A pele branca nunca foi especificada. Rowling ama a Hermione Negra :-*”

Muitos fãs já haviam cantado essa bola – tanto que o que não falta na internet é arte de fãs que retratam Hermione como afro. Com a bênção da autora, que também retuitou uma coleção desses desenhos:

hermione negra2

Alanna Bennet, em um post para o site Buzzfeed, aponta que Hermione sempre é descrita por seu cabelo crespo e seus dentes grandes – nunca pela cor de sua pele. E que o próprio fato dela ser “sangue sujo” poderia ser visto como uma alegoria para uma menina cujos pais são de raças diferentes e é vista com preconceito em vários setores da sociedade.

Apesar de achar Emma Watson incrível, é uma pena que não tenham decidido colocar no elenco uma garota negra para o papel de Hermione quando começaram a fazer os filmes. Quem sabe no futuro a tela grande também mostrará essa nova – e fabulosa – versão da nerd mais querida do mundo?

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.