Para a Família

Intercâmbio de alegria invade Fortaleza e Sobral

As cidades receberão o 5º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará com espetáculos internacionais e nacionais. A programação é gratuita e aberta a toda família.

16:45 · 17.09.2015 / atualizado às 11:52 · 18.09.2015

Com o tema "Lugar de criança é em todo lugar",Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC), chega à quinta edição de 2 a 12 de outubro, com programação gratuita em Fortaleza e Sobral. Criado em 2011, o TIC promove novas formas de pensar e fazer a arte para a infância, com uma programação que explora inovadoras dramaturgias e estéticas, abordando narrativas pertinentes à família contemporânea.

Artistas e companhias do Brasil, Argentina, Espanha, França e Japão participam do TIC 2015 com espetáculos de Teatro, Teatro de Objetos, Teatro de Animação, Teatro para bebes, clows, circo e apresentação de curtas, em 40 apresentações gratuitas. Tudo isso e ações formativas, compõem a programação, que acontecerá em Fortaleza no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Caixa Cultural Fortaleza, Sesc Senac Iracema e Vila das Artes, e em Sobral no Theatro São João e Parque da Cidade. Com  sessões especiais destinadas a creches escolas públicas, o Festival procura contribuir para a formação estética de alunos e educadores. Além disso, são ofertados os serviços de audiodescrição e intérpretes de libras.

Esta edição será agraciada com cinco atrações internacionais.  A companhia espanhola A Cia La Casa Incierta,  abre a programação artística do Festival no dia 02 e 03 com "A Geometria dos Sonhos", no Teatro Dragão do Mar. O grupo é precursor em Teatro para bebês, na Espanha, onde realizou oito edições do Ciclo Internacional de Teatro para a Primeira Infância "Rompiendo el Cascarón". 

Do Japão vem Senmaru Maruichi, da companhia Edo-Daikagura, que explora técnicas de malabares tradicionais do país.

A Cia Blizzard Concept, da França entra em cena com a "Ópera de Cabelos Secos".O circo é a principal linguagem do grupo, que já se apresentou em diferentes países, como Israel, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e, estará pela primeira vez no Brasil.

Também da França, a Cia Act2, criada em 2008 pela bailarina Catherine Dreyfus, traz ao TIC o espetáculo de dança "Miravella", que transporta o público a um mundo primitivo onde formas e movimentos conduzem às nossas origens e exploram nosso lado animal. A dança, aqui, é matéria vibrante, ritmada e colorida. Musicalidade, poesia e fluidez compõem este trabalho.

 "Molavin" é o espetáculo do ator, palhaço, diretor e professor do argentino Tato Villanueva, que desenvolve sua carreira com trabalhos que mesclam clown, palhaço, teatro de rua e diferentes técnicas circenses, contando com a participação intensa do público.

De São Paulo, Chica e Olga Ateliê de Criações apresenta "Em Busca do Ingrediente Secreto". De Pernambuco, o festival recebe o show das Fadas Magrinhas, musical que mistura brincadeiras, sapateado, dança e circo, e a Cia Meias Palavras, com dois espetáculos, "As Travessuras de Mané Gostoso" e "Seu Rei Mandou". Antes de cada apresentação, a Cia Meias Palavras, fará no Sesc Senac Iracema um espaço de leitura, com a intenção de promover e partilhar com as crianças, pais e espectadores os livros de literatura que serviram e servem de inspiração para as criações de seus espetáculos. Do Ceará, além do Pavilhão da Magnólia e da Trupe 'Caba de Chegar, entram em cena no 5° TIC o Coletivo Cambada com "Quem tem medo do escuro?" e Teatro Máquina, apresentando "João Botão".

 A quinta edição dp TIC é apresentada pela Vivo, tem como patrocinadores CAIXA, Cagece e Coelce. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. É uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e promoção da Invento Produções Culturais.

SERVIÇO

5º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - De 02 a 12 de outubro em Fortaleza e de 09 a 11 em Sobral.
Informações: (85)3048.6077 / fest.teatroinfantil@gmail.com Site: festivaltic.com.br
t: @inventocultural. f: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.