artesanato

Exposição "Brinquedos à mão" em breve na Caixa Cultural

Acervo reúne mais de 900 brinquedos nordestinos feitos à mão

16:36 · 10.09.2015 / atualizado às 16:56
A Caixa Cultural Fortaleza recebe,  de 17 de setembro a 8 de novembro, a exposição Brinquedos à mão, que leva ao público o acervo de Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular. A exposição mostra o capricho de brinquedos produzidos à mão por artesão de diversas cidades do interior e capitais de estados do Nordeste. O objetivo é apresentar para a nova geração como eram os brinquedos de antigamente e despertar nos mais velhos o sentimento da lembrança. São quase mil peças de muita simplicidade, e mais de trinta anos de trabalho reunindo o acervo, que saiu por acaso.
 
Além dos brinquedos conhecidos, peão, peteca e as famosas bonecas de pano, a exposição traz peças em miniatura de utensílios de trabalho, como moedores de cana-de-açúcar, carro de boi e moinhos de água, bem como mobílias, panelas, baldes e peneiras.
 
Os brinquedos foram feitos por artistas populares, utilizando materiais como argila, pedaços de pau, retalhos de pano, latas de óleo e caixas de papelão.
 
As crianças que forem à exposição poderão saciar a vontade de brincar no espaço chamado de Cantinho do Brincar, com objetos lúdicos como cinco marias, pula corda, bolinhas de gude, piões, dentre outros.
 
Serviço
 
Exposição Brinquedos à mão – Coleção Sálua Chequer
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 17 de setembro a 8 de novembro de 2015 (abertura no dia 16, às 19 horas)
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Serviço de manobrista gratuito no local no dia da abertura
 
Oficina Resgate de Brincadeiras Tradicionais, Parlendas e Estórias
Data: 18 de setembro de 2015
Horário: 10h às 12h30 e 15h às 17h30
Inscrições: 8 a 15 de setembro através do link: http://goo.gl/forms/JjVBewd1lE
 
Informações Gerais: 
Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza
(85) 3453-2770

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.