Ensino

Escolas ensinam matérias de forma lúdica e oferecem cursos de apps e robótica para crianças

Matérias tradicionais ganham nova metodologia e cursos inéditos são ofertados como Robótica e desenvolvimento de aplicativos móveis

11:00 · 12.08.2015
vida infantil
Espaço Vida Infantil desenvolve habilidades em crianças de 2 a 8 anos. Na foto, aula de Matemática com professoras treinadas ( Foto: Thiago Gadelha )

Com o objetivo de tornar o ato de aprender mais acessível e interessante, além de possibilitar novas experiências educacionais, espaços educativos de Fortaleza investem em cursos diferenciais para crianças e adolescentes.

O Espaço Vida Infantil, aberto há alguns meses pela advogada Christianny Diógenes, desenvolve o método FasTrackKids. Presente em 53 países, tem o objetivo de estimular habilidades nas crianças de 2 a 8 anos como criatividade, pensamento crítico, colaboração, confiança e comunicação por meio de temas que abrangem desde a Matemática e a Biologia até a Astronomia e Metas e Lições de Vida. 

Na sala de aula, a abordagem das professoras - treinadas para seguir a metodologia, é multissensorial, visando o visual, o auditivo e o tátil, aliado ao tecnológico: as lições contam com uma lousa digital, para a exemplificação das lições abordadas. 

Um dos estudantes do FasTrack Tots (destinado a crianças de 2 a 4 anos), Leonardo Montenegro, 3, chama a lousa de "tablet gigante" e vibra com cada lição apreendida. Há alguns meses ficou impressionado com o conteúdo sobre corpo humano e não parou de falar no assunto nem quando chegou em casa. 

Após o que aprendem na classe, os estudantes levam, para os pais, um papel com o resumo do que foi visto, indicando como a criança ampliou o seu conhecimento e como continuar as atividades em casa. Um modo de estimular a educação também com o auxílio da família.

Leo também faz aula de natação, que é outra que possui ensino personalizado. O Espaço também conta, em sua grade de opções, com judô, capoeira, balé, baby class e "Vamos Brincar", uma espécie de brinquedoteca, em que os pequenos podem ficar e se divertir, sob a supervisão de monitores especializados. 

Tecnologia 

Outro endereço da cidade que oferece ensino diferenciado, estimulando o desenvolvimento de diversas competências chama-se Gênio Azul. Ele é voltado à educação e tecnologia com foco no desenvolvimento de competências e habilidades, por meio dos cursos de programação, games, aplicativos e robótica.

"Além do contato e do aprendizado direto com disciplinas tecnológicas, os cursos da Gênio Azul melhoram o desempenho na educação formal, pois permitem que os alunos exercitem a solução de problemas, desenvolvam o raciocínio lógico matemático, o trabalho em equipe, a criatividade, a tomada de decisões e o pensamento crítico", explica Kátia Ribeiro, pedagoga e sócia responsável pela direção da empresa.
 
Para as crianças, de 7 a 9 anos, é ofertado o Curso TechKids, dividido em módulos anuais e sequenciais. 
 
Módulos anuais: 
1° ano –2D Game Design
2° ano - 3D Game Design
3° ano - Robotics Programming
 
Para os maiores, a partir de 10 anos, há o Curso Tech Teens. Nele, os alunos aprendem lógica de programação direcionada para conceitos de programação: Estruturada (PE); Orientada a Objeto (POO); Jogos e simuladores. Rudimentos de eletrônica. Robótica Livre –Sistemas móveis (Android) POO. Fundamentos de Robótica e Domótica (automação doméstica). 
 
Módulos anuais:
1° ano - 2D Game Design & Robotics
2° ano - 3D Game Design & Robotics
3° ano - Robotics Programming
4° ano - Mobile Games & App
 
"Os alunos Kids criam os seus próprios jogos e aplicativos para dispositivos móveis, Android, iOS e Windows Phone, utilizando linguagem de blocos. Os alunos teens compreendem o funcionamento e o desenvolvimento de programas em dispositivos móveis, tais como: manipulação de sensores, criação dos jogos, controle de robôs e programas utilitários (exemplo: calculador, transformador de unidades, máquina fotográfica, localizador GPS, etc)", detalha Kátia.
 
O Gênio Azul conta ainda com Clube de Matemática e deve abrir, em setembro, curso rápido de Minecraft e de Pintura Digital. 
 
Serviço:
 
Espaço de Desenvolvimento Vida Infantil
Rua Afonso Celso, 507, Aldeota 
(85) 3032.1087/ 3021.1087
 
Gênio Azul
Av. Barão de Studart, 1501, lojas 14 e 15
(85) 3047.9977
 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.