Dia do trabalho

Crianças têm contato com profissões que querem seguir no futuro

Jean, Giovanna e Débora foram conhecer um pouco mais sobre a rotina de alguns profissionais

10:00 · 08.05.2015
DIARINHO
Giovanna durante aula com a professora, empresária e bailarina Madiana ( Lucas de Menezes )
diarinho
Jean Lucas Aguiar Muniz durante visita à agencia de publicidade ( Fabiane de Paula )
Diairnho
Débora de Paula pensa em seguir os passos dos pais na profissão ( J L Rosa )

Para homenagear o Dia do Trabalho, o Diarinho perguntou a algumas crianças que profissão elas queriam seguir quando se tornarem adultas. Após a resposta, levamos a garotada para conhecer de perto o trabalho desses profissionais. Acompanhe!

Designer

Jean Lucas Aguiar Muniz é um garoto de sete anos de idade que adora desenhar. Com um lápis e um papel, o menino retrata vários personagens de desenhos animados, como Bob Esponja, Bart Simpson, Homem-Aranha, dentre outros. Ele é tão apegado à atividade que, quando alguém pergunta o que ele quer ser quando crescer, responde sem pensar duas vezes: “Quero ser designer”.

Lucas, então, foi levado para conhecer a Eita Iltda, uma agência de design e arquitetura para conferir de perto a profissão dos sonhos. Lá, ele foi recebido pelos designers Carlos Sawaki e Lara Machado, que mostraram ao garoto um pouco do dia a dia dentro de uma agência. Ele pôde até experimentar desenhar em uma mesa digitalizadora, parte do passeio que ele gostou e achou “mais ou menos fácil”. 

No final do passeio, o menino saiu com mais uma resolução: será designer de jogos para computadores e bonecos.

Bailarina

“A valsa da bailarina, a gente aprende, a gente ensina”. A estrofe a seguir parece ter sido composta para a pequena Giovanna Ramos. Com apenas 8 anos, a garota já sabe o que quer ser quando crescer: bailarina e, de quebra, professora de ballet. E Giovanna já começou bem, desde os 3 anos faz ballet na escolinha onde estuda. As aulas, sempre duas vezes por semana, são as preferidas da garota. “Ela não perde uma. Estuda música e teatro e mesmo assim não deixa o ballet”, afirma a mãe, Alexandra Ramos. 

Ao conhecer uma escola de ballet clássico, Giovanna fez questão de demonstrar a alegria que sente em estar presente no dos seus sonhos. A menina não se intimida e já aproveita para participar de uma aula. Após os primeiros passos, ela vai perdendo a timidez. Rápido decora a coreografia que as outras garotas estavam ensaiando. Quando sai da aula, vem com um sorriso no rosto. Giovanna se diz encantada com o ballet “Eu sinto uma emoção muito grande quando estou no palco. O ballet é uma coisa muito bonita, é artístico. Eu também gosto de dançar muito. Aí eu quero ser bailarina”, destaca a menina. 

Ao final da visita, Giovanna ganha um elegio de Madiana Romcy, professora e ballet e empresária. “Disciplina, comprometimento, sempre ir às aulas, ir uniformizada, ter flexibilidade, treinar, escutar os que as professoras fala, são atitudes fundamentais para ser bailarina quando crescer. Ela já tem interesse, gosta do que faz é muito flexível. Isso já é 50%”, afirma a professora, que estudou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, ao lado de Ana Botafogo, uma das maiores bailarinas brasileiras de todos os tempos. 

Acupunturista 

Filha de dos acupunturistas Fabíola de Paula e Bruno Aboim, Débora de Paula pensa em seguir os passos dos pais na profissão. Ela conta que sempre que está doente, o pai lhe faz sessões de acupuntura para ela se sentir melhor. Como paciente, ela dá até uma dica: “quando não olha [a agulha], não dói”.

Desta vez ela deixou o lugar de paciente e virou a profissional da área. Com a ajuda e supervisão de Bruno e Fabíola, ela fez a sua primeira sessão de acupuntura tendo até a chance de aplicar uma agulha em uma paciente. “Colocar a agulha é muito fácil. E é interessante porque tem que ter habilidade”, explica. E não é que ela pegou o jeito e até deu uma informação sobre o processo: “quando sai sangue, tem que passar um algodão com álcool para limpar”.

Serviço:

Eita Iltda
Rua Desembargador Avelar, 543 - Cidade dos Funcionários
Tel: 3296.7878
https://www.facebook.com/eitadesign 

Escola de Dança Madiana Romcy
Rua Tenente Benévolo, 1311 - Meireles
Tel: 3244.3899
http://www.balletmadiana.com.br/

Árvore da Vida Centro de Desenvolvimento Humano
Rua Juiz de Fora, 105 - Parque Manibura
Tel: 9926.1145 / 8544.4533

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.