parabéns

Às vésperas dos 80 anos, Maurício de Sousa comemora o sucesso dos quadrinhos mais famosos do Brasil

Criador da “Turma da Mônica”, ele é um dos maiores desenhistas e mais famoso escritor de histórias em quadrinhos do Brasil

13:52 · 19.10.2015 / atualizado às 15:51
mauricio souasa
Maurício de Sousa

Maurício é um dos maiores desenhistas e mais famoso escritor de histórias em quadrinhos do Brasil. Criador da “Turma da Mônica” e presidente da Mauricio de Sousa Produções, conquistou grande parte do mercado brasileiro na área de quadrinhos ao longo de sua trajetória de 50 anos.

Ele nasceu numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel em outubro de 1935.

Pai de dez filhos (Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira), além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Mauricio Takeda), Vanda, Valéria e Dr. Spada.

Confira o vídeo em homenagem aos 80 anos de Maurício de Sousa

 

Durante esses anos todos, Mauricio desenvolveu um sistema de trabalho em equipe que possibilitou, também, sua entrada no licenciamento de produtos.

Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.

Dentre esses projetos, após a criação do primeiro parque temático, o Parque da Mônica, no Shopping Eldorado, em São Paulo, seguido do Parque da Mônica do Rio de Janeiro. Mauricio prevê a construção de outros, inclusive no exterior.

As revistas vendem-se aos milhões, o licenciamento é o mais poderoso do país e os estúdios se preparam para trabalhar com a televisão. 

A Turma da Mônica e todos os demais personagens criados por Mauricio de Sousa estão aí, mais fortes do que nunca, com um tipo de mensagem carinhosa, alegre, descontraída, dirigida às crianças e aos adultos de todo o mundo que tenham alguns minutos para sorrir, felizes.

Seus quadrinhos são responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros, além de ser sinônimo de infância para quem tem menos de 8 ou até mais de 80 anos.

Maurício vem sendo homenageado desde o início do ano e agora você também pode dar seus parebéns. O site oficial da Turma da Monica www.turmadamonica.com.br/mauricio80 foi criado para que os fãs e leitores pudessem enviar suas homenagens em forma de texto, vídeo ou foto e compartilhá-las nas redes sociais.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.