doodle do google

Anos bissextos. Por que existem?

Já imaginou se você só pudesse comemorar seu aniversário a cada quatro anos?

15:27 · 29.02.2016 / atualizado às 15:44
w
Google dedica um doodle especial ao ano bissexto 2016

Já imaginou se você só pudesse comemorar seu aniversário a cada quatro anos? Que maluco não é? Pois isso é possível com aqueles que nasceram em anos bissextos.

Para entender por que os anos bissextos existem, devemos atentar para o movimento da Terra ao redor do Sol: nosso planeta gira 365,24219 vezes durante uma órbita completa ao redor do astro, de modo que um ano dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos – e não simplesmente 365 dias.

O imperador romano Júlio César teve a ideia de criar o ano bissexto. Se a cada ano nós contássemos apenas os 365 dias, perderíamos quase seis horas anuais, as quais precisamos de alguma forma recuperar. Assim, durante três anos contamos os 365 dias, e no quarto – o ano bissexto – recuperamos o dia que falta, acrescentando este dia 29 a fevereiro.

O que aconteceria se não fizéssemos isso?
 
O ano bissexto tem uma boa explicação. Se não acrescentássemos um dia completo a cada quatro anos, as estações acabariam descompassadas do calendário, de tal maneira que, depois de 700 anos, no Hemisfério Sul o Natal cairia em pleno inverno, e no Hemisfério Norte seria o contrário.

 

Por que chamamos de anos bissextos aqueles em que fevereiro tem 29 dias?

 

É que, nos anos em que fevereiro ganha um dia, o ano fica com 366 dias (dois seis no final, por isso bissexto), em vez dos 365 habituais.

Mas você deve continuar se perguntando porque se acrescenta esse dia ao mês de fevereiro a cada quatro anos, não é mesmo?  

Isto é feito para manter o calendário anual ajustado à translação da Terra, a volta que ela dá ao redor do sol e que dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 50 segundos.

Por convenção, a duração do ano-calendário comum é de 365 dias, mas como a terra leva 5h48m50 a mais para completar seu giro em torno do sol, essas horas excedentes são somadas e adicionadas ao calendário a cada quatro anos na forma inteira de um dia (4 x 6h = 1 dia).

Por analogia, o termo bissexto passou a ser empregado também para designar os escritores e poetas que se dedicam excepcionalmente à literatura, produzindo pouco e lembrando, por essa escassez, os anos bissextos.

Comemoração na Internet
 
2016 é um ano bissexto, e o Google dedica um doodle especial a esta busca. Curiosidades, mitos e histórias pitorescas vêm à luz para falar desta singular jornada que ocorre a cada quatro anos. Um ciclo que afeta pessoas que, como o político espanhol Pedro Sánchez, nasceram num 29 de fevereiro e, com a chegada do ano bissexto, podem finalmente comemorar seu aniversário. Quem faz aniversário hoje? Comenta aqui galerinha!  

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.