Dica

Aniversário de Monteio Lobato celebra a literatura infantil; confira de dicas de livros do autor

Em todos os livros, Monteiro Lobato leva a sua mensagem através de brincadeiras que se abrem em aventuras com direito a seres imaginários

09:22 · 18.04.2016 / atualizado às 11:24

Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Pedrinho, Jeca Tatu e toda a turma acordaram o dia em festa. Hoje, segunda-feira (18), comemora-se 134 anos do nascimento de Monteiro Lobato, contista, editor e considerado o pai da literatura infantil brasileira. 

Em todos os livros, Monteiro Lobato leva a sua mensagem através de brincadeiras que se abrem em aventuras com direito a seres imaginários. Foi com esse olha que o escritor se destacou no universo infantil, onde as crianças ganharam definitivamente um lugar de honra nas narrativas nacionais.  Foi ele quem deu vida à boneca de pano mais famosa do Brasil, Emília, às aventuras de Pedrinho, aos quitutes maravilhoso de Tia Anastácia, à perspicácia de Visconde de Zabugosa, aos modos peculiares de Jeca Tatu e à tantos outros personagens que marcam infâncias e estão presentes na memórias de milhões de adultos. 

E para comemorar a data mais que especial, o Diarinho preparou uma lista com 6 livros escritos pelo autor que mostram um mundo de sonhos, poesias, brincadeiras e muita diversão. Confira!

A Menina Narizinho

dasda

O primeiro livro de Monteiro Lobato traz a história de Narizinho e Emília no Reino das Águas Claras, onde conhecem seus curiosos habitantes e vivem aventuras fantasiosas. 

Aritmetica da Emília

amO livro traz uma maneira prática de ensinar e aprender matemática usando a criatividade e a peripécia dos personagens do Sítio. Logo no início, Visconde de Sabugosa tenta ensinar a matéria aos pequenos formulando uma viagem ao País da Matemática

Jeca Tatu

jeca

Jeca Tatu é um cabloco que vive no campo, na maior pobreza. Sua rotina baseava-se em ficar o dia de cócoras, sem ânimo para nada. Uns o chamavam até de preguiçoso. Até que um dia, um médico o diagnosticou com amarelão. A partir daí, a rotina de Jeca começou a mudar.

Saci

saciPedrinho foi caçar no Capoeirão dos Tucanos, a mata virgem do Sítio do Picapau Amarelo, e encontrou um saci, que lhe contou os segredos da floresta e várias lendas do folclore brasileiro, como a Mula-sem-cabeça, o Boitatá, o Lobisomem, o Negrinho do Pastoreio e muitas outras coisas. Juntos, eles salvaram Narizinho do feitiço da Cuca, Pedrinho quase ficou cego com a Iara e a Cuca morreu de medo dos pingos d'água.

 

Dom Quixote para Crianças

aci

 

Emília é uma boneca que não toma jeito. De tanto xeretar nas coisas de Dona Benta, acaba derrubando um grosso livro antigo bem em cima do Visconde de Sabugosa. No entanto, o acidente acaba por iniciar mais uma das histórias da turma do Sítio do Picapau Amarelo. Aquele volume era o 'Dom Quixote', de Miguel de Cervantes. A curiosidade de Narizinho e Pedrinho foi grande, e a sábia senhora achou uma boa oportunidade para aproximar os netos daquela obra literária, recontando a história como só as avós sabem fazer.

Histórias Diversas

dsada

 

Lobato apresenta neste livro de relatos plenos de fantasia, como “As botas de sete léguas” e “A Rainha Mabe”, a textos que revelam uma profunda conexão com os acontecimentos da época e o futuro do planeta, como fica claro em “Reinações atômicas”. E tudo temperado pelos deliciosos comentários da turminha e pelas graciosas ilustrações de Elisabeth Teixeira.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.