Literatura para a garotada

Lançamento de livros, conversa com autores e atividades infantis marcam a FLAQ Infantil

00:00 · 16.11.2014
flaq
O autor Pedro Bandeira, famoso pelos personagens Os Karas, é um dos destaques da feira ( Foto: Divulgação )
flaq2
Escritora Luciana Savaget
flaq3
O gaúcho Ilan Brenman
socorro
Autora Socorro Acioli ( Foto: Lucas de Menezes/ Agência Diário )

A 2ª edição da Festa Literária de Aquiraz (FLAQ), o 1º e único festival literário do Ceará, chega em 2014 com uma novidade: a FLAQ Infantil. O evento vai funcionar como um festival paralelo com programação exclusiva para crianças e adolescentes, em que será abordado vários aspectos da literatura infantil.

De acordo com Áurea Figueira, uma das idealizadoras do evento, a programação tem a intenção de chamar a atenção dos mais jovens para temas e histórias destinadas a eles. “O objetivo da FLAQ Infantil, além de promover o encontro entre leitores e autores é desenvolver o hábito da leitura nos mais jovens através de atividades divertidas que as insentivam a pegar em livros”, explica.

E, para conversar com os leitores mirins, alguns autores de livros infanto-juvenis foram convidados para fazer parte do evento, como Pedro Bandeira, Socorro Acioli, Ilan Brenman e Dora Loch. “Nós procuramos autores que têm livros publicados ou recem lançados que estão fazendo sucesso dentro da literatura infantojuvenil”, conta Áurea.

Entre os dias 20 e 23 de novembro, os jovens leitores que se dirigirem ao Engenhoca Parque, na Rua Raimundo Coelho, s/nº, encontram uma série de atividades para atiçar ainda mais o gosto pela a leitura. Terão atividades lúdicas, oficinas, mini-cursos, encontros com os autores e até lançamento de livros.

Ainda fazem parte da programação o espetáculo “Balançando Histórias” do grupo Costureiras de Histórias. Na apresentação, 4 narradoras amarram contos em árvores e chamam os espectadores através de música e depois dão início às narrativas.

A idealizadora diz ainda que espera receber cerca de 1000 crianças das escolas de Aquiraz e aproximadamente 400 de Fortaleza e das cidades vizinhas. “Nó esperamos quatro dias muito alegres, pois o encontro do leitor com o escritor é sempre feliz. O lugar também é bastante confortável, promove o encontro com a natureza; tudo para fazer uma festa bastante rica”, declara.

Conheça alguns dos autores que estarão na Feira:

Klévisson Viana

Natural de Quixeramobim e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), Klévisson é  poeta popular, cordelista, cartunista, xilógrafo, editor e fundador da Tupynanquim Editora e da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (AESTROFE). 

O autor tem 13 livros lançados e já ganhou 3 vezes o prêmio HQ Mix de Melhor Grafic Novel Nacional (“Lampião... era o cavalo do tempo atrás da besta da vida”, “Mirabilia” e “A moça que namorou com o bode”). Dentre os seus livros infantis, destacam-se “O Pulo do Gato”, “Sertão Menino”, “A festa no céu” e “Cordel em João e o Pé de Feijão”, que será lançado no dia 22/11 durante a FLAQ.

Mais informações: https://www.facebook.com/klevisson.viana

Luciana Savaget

A carioca costuma dizer que escreve para crianças porque cresceu acreditando em tudo que é mágico. Dessa crença nasceram histórias como “Operação Resgate na Palestina”, “O Amor de Virgulino Lampião” e “O Amor de Maria, a Bonita”, alguns de 29 livros já publicados. Alguns deles são lidos até por crianças da Palestina. 

Luciana já ganhou diversos prêmios, mas se orgulha de um em especial: ter sido eleita "Personalidade do Ano Internacional da Criança". Dentre suas outras conquistas estão o prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2012.

Mais informações: http://www.lucianasavaget.com/index.php

Ilan Brenman

Nascido em Israel, Ilan se mudou para o Brasil em 1979 e, hoje, é considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do país, com mais de 60 títulos publicados desde 1997. Entre os seus títulos estão os premiados “Bocejo”, “Telefone sem fio” e “Até as princesas soltam pum”.

Desde 2011 os livros de Ilan ultrapassaram as fronteiras brasileiras e hoje já são publicados na Dinamarca, Suécia, Itália, França, Espanha, Coreia e México.

Mais informações: http://www.ilan.com.br/104/home/ 

Pedro Bandeira

O santista Pedro Bandeira começou a escrever histórias infantis em 1972 para uma revista e só publicou o seu 1º livro, "O Dinossauro Que Fazia Au-Au", 12 anos depois. Mas foi apenas com o lançamento de "A Droga da Obediência", voltado para adolescentes, que o ele se consagrou. 

Pedro Bandeira assina mais de 40 títulos infantis e juvenis, sendo o mais vendido no Brasil para este gênero da literatura (23 milhões de exemplares até 2012). O autor já recebeu vários prêmios, como,  entre outros, o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.

Mais informações: http://www.pedrobandeira.com.br/ 

Tâmara Bezerra

Professora universitária, assessora pedagógica e contadora de histórias. Uma das principais atuações de Tâmara envolve a formação de projetos educativos e sociais.

Escritora de livros infantis, é autora dos livros “Palavra de Mãe” e “A palavra na boca do contador”, um material elaborado para formação de professores.

Mais informações: https://www.facebook.com/tamara.bezerra.37 

Socorro Acioli

Nascida em Fortaleza, Socorro é jornalista e tem mais de 15 livros lançados, dentre eles “A bailarina fantasma” e “Ela tem olhos de céu”, vencedor do prêmio Jabuti de literatura infantil.

Entre um livro e outro, a autora ainda trabalha como tradutora, ensaísta e professora de Teoria Literária.  

Mais informações: http://socorroacioli.wordpress.com/ 

Liliane Prata

A jornalista e filosofa mineira de Formiga foi colunista da revista Capricho por oito anos. A escritora diz que gosta de escrever todo tipo de texto, mas prefere as ficçõe, pois adora criar personagens.

Liliane é autora de vários livros infanto-juvenis, como “O Diário de Débora”, “O novo mundo de Muriel”, “À revelia”, e o chick lit “Uma bebida e um amor sem gelo, por favor”.

Mais informações: http://www.lilianeprata.com.br/ 

Para ficar por dentro de toda a programação da FLAQ Infantil, acesse http://flaq.com.br/

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.