Diarinho

Esportes olímpicos

Na Capital, é possível praticar diversas modalidades esportivas, entre elas, hipismo, futebol e ginástica rítmica, que serão disputadas no Rio 2016

00:00 · 24.04.2016
jh
Livia Maia pratica o hipismo desde os dois anos. A pequena mantém uma relação afetuosa com a égua Jade ( FOTO: Fabiane de Paula )
arcos
Arcos, fitas, cordas e bolas são usados durante as aulas de ginástica ( FOTO: Nah Jereissati )

Este ano, o Brasil recebe o evento esportivo mais importante do mundo, as Olimpíadas. Os jogos acontecerão no Rio de Janeiro e vão reunir mais de 10.500 atletas de 206 países.

Serão disputados 42 esportes que fazem adultos e crianças vibrarem. As provas acabam despertando nos pequenos o gostinho por praticar uma atividade física, seja ela individual ou em grupo. Em Fortaleza, é possível treinar alguns deles, como hipismo, futebol e ginástica rítmica.

O hipismo é a única modalidade olímpica com a participação de um animal, que interage como um segundo atleta. "A relação é muito forte. A criança fica muito apegada ao animal, o que traz muitos benefícios", destaca Felipe Vieira, instrutor e coordenador da Escola de Equitação Christus.

Entre os benefícios, estão a melhora do equilíbrio, condução, autoconfiança e concentração. Além disso, as crianças que praticam o esporte ficam mais sociáveis e confiantes de que podem fazer qualquer outra atividade.

Aos 4 anos, Maria Lívia Maia não abre mão das tardes na escola. "Gosto muito de trotar e guiar. Sempre venho fazer junto com minhas irmãs e minha mãe", diz. A pequena começou a praticar hipismo aos 2 anos e hoje não falta a uma aula semanal. Na companhia da égua Jade, Livia conhece seus limites, trabalha o equilíbrio e testa a concentração.

A mamãe Uiana Diógenes, que também é amazona, observa cada movimento da filha e destaca a importância do exercício para as crianças. "Se os pais soubessem como faz bem andar de cavalo, eles com certeza colocariam os filhos. Trabalha nas crianças a confiança, a coordenação e a atenção", afirma.

Paixão nacional

Enquanto a bola rola solta nos gramados, o futebol dá aulas práticas de respeito, coragem e estratégia, valores fundamentais para fazer bonito no jogo da vida. Essa é a essência do esporte.

A partir dos 6 anos já é possível formar times, estabelecer regras simples e deixar as crianças bem à vontade para aprender a lidar com diversas situações. "O esporte é um grande formador de pessoas íntegras. Quando uma criança treina, ela aprende principalmente a trabalhar em equipe, forma sua identidade e ocupa seu tempo livre", avalia o treinador David Jonathas, da Escolinha de Futebol Delta Gol de Ouro.

Fascínio

O ideal é que as crianças convivam com o futebol, sem compromisso até os 11 anos. Assim, eles têm um entendimento melhor do esporte, para no futuro decidirem, quem sabe, ser um jogador profissional e brilhar nos campos.

Os irmãos Esaú, 9, e João Levi Sampaio, 7, são fascinados pela atividade. "Adoro todo jogo com bola. Treinamos na escola e quando chegamos em casa jogamos com os amigos e os primos", diz Benício.

A gerente financeira, Juliene Sampaio, 29, mãe dos meninos explica, que optou matriculá-los no esporte para que eles pudessem ter uma atividade complementar à escola.

"Os benefícios são incalculáveis. Eles se sentem bem praticando o esporte, extravasam as energias, socializam e ainda exercitam os princípios de responsabilidade: para jogar tem de se dedicar aos estudos", revela.

Os treinos e os jogos são realizados com coletes, cones e bolas, "aqui na escolinha temos todos os equipamentos e ainda a segurança de profissionais orientando. É muito bom acompanhar e ver como as crianças se divertem com esse esporte", declara David.

Ginástica rítmica

Com influência nas danças clássicas, como o balé, a ginástica rítmica se destaca como uma das principais modalidades nos Jogos Olímpicos. De acordo com Ester Vieira, professora do BNB Clube, quanto mais cedo a criança começar a desenvolver o trabalho, melhor. O clube oferta as aulas há um mês e meio e treina meninas entre 5 e 12 anos, pela manhã e tarde. Em uma hora de ginástica são utilizados arcos, fitas, cordas e bolas durante os treinos.

Flexibilidade

Segundo Ester, a ideia é mostrar os principais fundamentos e técnicas da modalidade "A ginástica é um esporte muito bom e completo. Trabalha flexibilidade, coordenação psicomotora, e é um momento de relaxamento emocional", diz. No começo, as crianças podem ter um pouco de dificuldade, mas aos poucos vão conseguindo se adaptar.

Mais informações

BNB Clube

(85) 4006-7200

www.bnbclube.com.br

Delta Gol de Ouro

(85) 98612-9517

Escola de Equitação Christus

(85) 3273-2048

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.