Espetáculo reune grafite digital, música e dança

Cores, sons e movimentos em um formato cênico e multimídia envolve o público infantil e propõe interatividade

00:00 · 06.07.2014
Vrumvrumzinho
O espetáculo "Vrumvrumzinho" é uma realização do Coletivo DMV 22 ( Foto: Divulgação )
Vrum_atores
Marina Massoli, Achiles Luciano e Mario Lopes, integrantes do Coletivo DMV 22 (Foto: Agência Diário/ Lucas de Menezes)

Em um palco todo em branco e atores/dançarinos vestidos da mesma cor, tudo se colore a partir do grafite digital, o qual interage com a história contada e as crianças na plateia. Na temática, galhos começam a se transformar em árvores que dançam no vento, sobrevoadas por pássaros. O peixinho de água doce vira amigo dos espectadores e não mais volta ao lago, pois cresce por conta de tamanha amizade. Essa é a temática e a estrutura da produção “VRUMvrumzinho”, realização do Coletivo DMV 22 em cartaz hoje em Fortaleza.

Após a apresentação, os pequenos, encantados com o que veem, tomam conta do cenário e, a partir daí, é deixar a imaginação rolar.  “As crianças, quando entram no palco e começam a sentir o corpo sendo pintado pelo Achiles, se desarmam. Combino, então, 10 minutos de atividade. Elas têm esse tempo para deixar o corpo livre e se movimentar como quiserem, dentro, é claro, de uma proposta cênica”, comenta o dançarino Mario Lopes para, em seguida, acrescentar: “Coletivo traz a garotada até o palco para que cada um possa sentir a questão das cores, sonoridades e movimento. Buscamos ser didáticos e tornar acessível a tecnologia que utilizamos”.

Nas apresentações, conta o artista Achiles Luciano, a garotada tenta descobrir quais as figuras que ele vai desenhar. “É um helicóptero? Uma árvore? Um peixe?”, indagam e, quando acertam, se sentem vencedores. A interação, assim, vira uma brincadeira de adivinhação, o que torna tudo mais divertido. 

Para o grafite digital, Achiles coloca em prática sua criatividade e inteligência. Ele criou uma engenhoca digna de cientista! Em uma mesa gigante, equipamentos diversos se conectam. Um tablet em formato diferenciado, que na verdade é uma mesa digitalizadora com uma 

caneta, é ligado por um cabo a um computador. O artista plástico também se utiliza de uma caixinha com ferramentas e palhetas para tratar as imagens, como acontece no Photoshop e um joystick. Achiles é o mestre do espetáculo, que se complementa com sonorização, música e dança especiais. 

Além de Achiles Luciano e Mário Lopes, o “VRUMvrumzinho” conta com Gabriel Espinosa e Denilson Oliveira (trilha) e, na dança, Marina Massoli e Ota Carvalho, já tendo sido apresentado, no Ceará, na Mostra Sesc Cariri de novembro de 2013.

Vejam o vídeo do espetáculo:

Sobre o Coletivo DMV 22

Achiles Luciano (pintura digital), Gabriel Espinosa (trilha) e Mario Lopes (dança) iniciaram sua parceria em 2009, quando em um show musical juntaram às canções uma ação de pintura digital e dança, surgindo desse primeiro encontro a vontade de unir essas três linguagens em uma ação cênica. 

Após apresentações na Casa das Caldeiras, foram convidados para participar do Circuito das Artes do Sesc 2011, onde apresentaram o “Vrum” (espetáculo adulto que deu origem ao infantil “Vrumvrumzinho”) em diversas praças públicas pelo interior de São Paulo.

Os espetáculos “Vrum” e “VRUMvrumzinho” já foram apresentados no Circuito Sesc de Artes-SP (2011), Mostra Sesc Cariri, entre outros. O Coletivo finalizou 2013 com o edital da Caixa Cultural para circular com os espetáculos em cinco estados do Brasil em 2014, tendo Fortaleza (Ceará) como a primeira cidade das apresentações.

O grupo também estreia um novo espetáculo, chamado “TREPP”, que foi concebido na Alemanha em 2013. Lá conquistaram um prêmio de residência artística de três meses e circularam por Munique, Viena, Lyon e Praga com “TREPP”, “VRUM” e “VRUMrumzinho”. 

Serviço: 

Espetáculo “VRUMvrumzinho”

Hoje, domingo, a partir das 15h30, na Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema).

Para todas as idades

Ingresso: R$ 10,00 e R$ 5,00

Duração: 35 minutos

(85) 3453.2770

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.