É tempo de lazer!

Livres das obrigações do dia a dia escolar, as crianças já sonham com a folga do mês de junho. O Diarinho Plus traz dicas de lazer para os pequenos se divertirem

00:00 · 25.05.2014
levi e janaina
Durante o recesso escolar, Janaína promove a "feira das férias" para entreter o filho, Levi, de 3 anos ( Foto: Fabiane de Paula/Agência Diário )
marina e najla
Marina posa ao lado da mãe, Najla, durante passeio na Praça Luiza Távora ( Foto: Bruno Gomes/Agência Diário )
beach park
O Beach Park reúne 18 atrações e é considerado um dos maiores parques aquáticos da América Latina ( Foto: Divulgação )
dragar do mar
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ( Foto: Lucas de Menezes/ Agência Diário )
engenhoca
O Engenhoca Parque Ecoeducativo terá programação especial em junho ( Foto: Divulgação )
bnb clube
Colônia de férias do BNB Clube Aldeota, com o tema "Bola rolando", acontecerá de 16 de junho a 11 de julho ( Foto: Divulgação )

Com as férias escolares chegando mais cedo neste ano, a partir do dia 12 de junho, na maioria das escolas da Capital, por conta da Copa do Mundo realizada no Brasil, as crianças já estão na maior expectativa pela folga do meio do ano. Levi, de 3 anos, nem precisa de muito para se divertir. Adora ficar em casa, com os pais Janaína e Heraldo. Dentre suas brincadeiras preferidas, estão desenhar, pintar e até mesmo fazer piquenique no jardim, contou a mãe, ao Diarinho Plus.  

“Ele adora brincar com massinha de modelar, jogos que envolvam letras, números, cores e formas e jogos educativos no tablet”, exemplifica. Ao sair de casa, acompanhado do pai e da mãe, também se diverte ao brincar na cama elástica. Para que o filho saia da rotina, Janaína ainda conta que costuma promover a "feira das férias" para o pequeno. “A cada dia, inventamos uma brincadeira. Às vezes, tomamos banho de piscina, tem o dia do piquenique, da visita aos avós e primos, banho de mangueira no jardim e a hora do cineminha. Acho que férias em casa também pode ser muito legal! Dá um pouquinho de trabalho para os pais, mas é super gostoso”, recomenda.

Professora de português, é a maior incentivadora do filho quando o assunto é literatura infantil, uma boa opção de distração para os momentos de lazer. “Ele ganhou livros de presente antes de nascer e sempre leio pra ele. O Levi ama livros, pira dentro de livraria, sempre quer trazer algum [livro] pra casa. Já lê as palavras mais simples e escreve sozinho”, diz, orgulhosa da cria.

Ao ar livre

Marina, de 4 anos, filha de Najla e Gustavo, gosta mesmo é de passear e fugir da rotina quando as férias chegam. Para a pequena não cair no tédio, os pais a levam quase todos os dias para dar um passeio na Praça Luiza Távora. Lá, ela encontra amigos e aproveita para andar de patinete, seu brinquedo predileto. “A desenvoltura dela ficou melhor, depois que ela começou à andar”, destaca a mãe. Najla indica que os pais levem as crianças para a praça durante o fim de tarde, quando o sol não está mais tão quente.

Aluna do Infantil 4, Marina adora ir à praia. Os pais gostam das barracas que têm uma estrutura especial para as crianças. Quando não dá pra sair do apartamento, chama os amiguinhos do prédio pra descer e monta sua própria colônia de férias. "O Mestre mandou" está entre as brincadeiras que a pequena gosta de curtir com a turma. Quando o assunto é televisão, nem pestaneja ao dizer que sua personagem predileta é a Peppa, protagonista do desenho animado de mesmo nome exibido no canal por assinatura Discovery Kids. “Mas ela também gosta de Gaby Estrella e Turma da Mônica”, completa a mãe.

Para quem ainda não sabe como aproveitar as férias, o Diarinho Plus traz um mini-roteiro com opções de lazer para diferentes idades. É só escolher o programa mais divertido e aproveitar os dias de folga!

Para todas as idades

Beach Park

Considerado o melhor parque aquático da América Latina, o Beach Park reúne 18 atrações, que vão de suave corredeiras a toboáguas de mais de 40 metros. Além dos brinquedos, o complexo oferece uma programação especial para os visitantes como aulas de dança e de hidroginástica, além de flash mobs.

Rua Porto das Dunas, 2734, Aquiraz/CE
Mais informações: (85) 4012.3000
Na alta estação, a partir do dia 12 de junho até o final de julho, funciona diariamente das 11h às 17h.


Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Em um só espaço, é possível encontrar exposições, cinema, teatro, planetário, além de apresentaçõs musicais. Aos sábados e domingos, às 17h, a criançada pode conferir a sessão especial "ABC do Sistema Solar" no planetário. Durante os domingos do mês de junho (1, 8, 15, 22 e 29), na Praça Verde, de 16h às 19h, acontece o "Brincando e Pintando no Dragão do Mar", com atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores associado a eventos especiais de São João. Para ver a programação completa, vale conferir o site: dragãodomar.org.br

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema
Mais informações: (85) 3488.8600


Engenhoca Parque Ecoeducativo

O Engenhoca Parque Ecoeducativo reúne atividades em contato com a natureza, amplas áreas cobertas, opções de alimentação leve, além de trilha, atividades na água e passeios. Aos sábados e domingo, a partir das 15h, de 1 a 29 de junho, acontecerá a quadrilha do Engenhoca Parque. Os visitantes poderão se deliciar com as comidas típicas de festa junina. Ainda durante o período, também aos finais de semana, o espaço terá um campeonato de futebol valendo prêmios para pais e filhos. De terça a domingo, durante o período da Copa do Mundo, os jogos do mundial que acontecerão às 13h serão transmitidos no complexo.   

Rua Raimundo Coelho, s/n, Aquiraz/CE
Mais informações: 3361.1010
Funciona de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h


iPark

Dentre as mais de 30 atividades de lazer e aventura ao ar livre, no iPark a criançada pode escolher entre um passeio de bicicleta, de charrete, além das quatro tirolesas e o circuito de arvorismo. Para os pequenos menores de 8 anos, o complexo turístico conta com o iClubinho, que disponibiliza carrinhos, bonecos, brinquedos pedagógicos e jogos eletrônicos.

Estrada Ypióca, s/n, Maranguape
Mais informações: (85) 3341.0407
Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.


Parque do Cocó

Com extensa área verde, no Parque do Cocó é possível encontrar quadras esportivas, anfiteatro, lanchonetes e um imenso mangue, com sua flora e fauna característica. Uma boa opção de passatempo para as férias é fazer a trilha ecológica aberta ao público, com a presença de dois guias nos turnos manhã e tarde.

Avenida Engenheiro Santana Júnior com Avenida Padre Antônio Tomás
Funciona de segunda-feira a domingo de 6h às 17h.


Colônia de férias

Academia 100 Livre

Acontece de 16 a 27 de junho, no período da tarde, na Academia 100 Livre (Rua Mário Lanza, 471). A programação inclui jogos de busca, gincanas, oficinas e recreação aquática. Mais informações: (85) 3045.4575 e 8668.2832

BNB Clube Aldeota

Com o tema “Bola rolando”, acontece  de 16 de junho a 11 de julho no BNB Clube Aldeota (Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota), durante a manhã (8h àS 12h), tarde (13h30 às 17h30) ou em período integral (8h às 17h30). A programação é voltada para o esporte, com competições de futebol, carimba, vôlei e outras modalidades esportivas. Mais informações: (85) 4006.7200 e 4006.7203


Como aproveitar as férias em casa?

Festa do pijama

Não tem nada melhor do que reunir os melhores amigos em uma festa do pijama. Combine com seus pais, chame os colegas mais próximos, pense em guloseimas fáceis de preparar e organize as brincadeiras.

Sessão de cinema

Que tal chamar os amiguinhos para uma sessão de cinema em casa? Pense em um filme divertido e peça pro seus pais alugarem. Também vale escolher uma opção no Netflix. A pipoca não pode faltar!

Cozinhar

Pedir pros seus pais ensinarem uma receita é uma boa opção de entretenimento durante as férias escolares. Que tal aprender a fazer brigadeiro? Ou um bolo de caneca? Use a criatividade!

Ler

Durante as férias, escolha um livro para ler. Peça indicação para os amigos ou procure um tema que lhe interesse.

Videogame

No recesso do meio do ano, também vale chamar os amigos para um campeonato de videogame.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.