Diversão na telinha

Desenhos animados atraem e divertem crianças de diferentes faixas etárias, no entanto, os pais devem sempre estar atentos à programação

00:00 · 03.08.2014
apenasumshow
O desenho "Apenas um show" é um dos grandes sucessos do Cartoon Network ( Divulgação )
peter pan
Peter Pan é exibido no Gloob ( Divulgação )
Doki
Explore as aventuras de Doki, animação do Discovery Kids ( Divulgação )
Phineas
Phineas & Ferb são meio-irmãos muito atrapalhados ( Divulgação )
ultimate
Ultimate Homem-Aranha está em sua segunda temporada ( Divulgação )
sanjay
As confusões de uma cobra e uma turma atrapalhada em "Sanjay & Craig" ( Divulgação )

Como um dos passatempos preferidos das crianças, os desenhos animados incentivam a imaginação, impulsionam o potencial criativo e, claro, divertem com histórias que envolvem criaturas diversas, sejam elas humanas ou não. Atualmente, há grande variedade de animações que conquistam não somente os pequenos, mas também seus pais. 

Entretanto, embora os desenhos animados sejam programas televisivos indicados para o público infantil, deve haver sempre uma supervisão da mamãe e do papai, já que os personagens não podem cumprir a função de babás. 

A psicóloga Cristine Cabral ressalta que é praticamente inevitável distanciar os desenhos do dia a dia de uma criança, porém alguns fatores precisam ser observados, como classificação indicativa e os valores que a animação passa aos pequenos. A especialista ainda afirma que o ideal é que os pais acompanhem os desenhos com seus filhos a fim de dialogar com eles sobre o que se passa na telinha, assim, a programação será bem aproveitada. 

“Se dois personagens estão em conflito, aproveitar e perguntar para a criança qual a melhor saída, o que ela acha que deveria ser feito. Mesmo que o desenho tenha conteúdos que os pais não considerem adequados, pode pegar aquele exemplo e explicar: 'Olha, filho, o que aconteceu com o personagem, você observou?'. Além de gerar um aprendizado moral, de valores, aproxima as crianças e estimula o diálogo entre pais e filhos”, explica Cristine.

Dentre os desenhos que atraem a criançada, o Diarinho Plus selecionou alguns que se destacam em algumas emissoras infantis devido ao sucesso entre os pequenos e às propostas educativas. Confira! 

 

Cartoon Network

Apenas um show

O azulão Mordecai e o guaxinim Rigby são zeladores de um parque comandado por Benson, uma máquina de chicletes baterista. Os amigos de infância sempre estão procurando novas formas de diversão, contando também com Saltirão, o abominável homem das neves que vive no parque há séculos, um fantasma que tem uma mão saindo pela cabeça e até um pirulito “quase humano”, o Pairulito. 

De segunda a sexta-feira, às 19h

Hora de aventura

O descolado Finn e o sábio cachorro Jake são melhores amigos que vivem em uma casa de árvore na Terra de Ooo. Enfrentando seres bizarros do mundo mítico, os companheiros interagem com outros habitantes da terra, como a Princesa Jujuba, do Reino Doce, que ama Matemática e Ciências; a Lady Íris, namorada de Jake que só fala coreano; e o Rei Gelado, que tenta ser “malvado”, mas, no fundo, só deseja ser amado por sua futura Princesa do Gelo. 

Vai ao ar todos os dias, às 12h30 e às 18h30 

Johnny Test

O menino Johnny, de 11 anos, sempre é usado como cobaia nos experimentos das irmãs cientistas, Susan e Mary. Ele e o seu cachorro falante, Dukey, vivem incríveis aventuras na cidade de Porkbelly, contra diversos vilões. Dentre os que implicam com Johnny, está Bling Bling Boy, um garoto que tenta impressionar a irmã do pequeno herói, Susan; e Sissy, colega de escola e paixão secreta de Johnny, que constantemente tenta ser melhor que o menino. Já os agentes Sr. Claro e Sr. Moreno sempre estão prontos para ajudar Johny em suas peripécias. 

Toda segunda-feira, às 20h30, mas de segunda a sexta os pequenos podem assistir reprises do desenho às 10h30

Gloob

Peter Pan

A animação clássica Peter Pan é uma das principais atrações do Gloob. A eterna criança e líder da Terra do Nunca sempre está colocando os sentimentos e necessidades dos outros acima das suas. Embora seja apaixonado por Wendy, Peter Pan não consegue admitir e implica com a amiga sempre que pode. O desenho ainda conta com outras figuras curiosas, como a fada Sininho, que, apesar de ser ciumenta e um pouquinho mal-humorada, é leal e faz de tudo para proteger seus amigos. Já o Capitão Gancho chega para implicar com Peter Pan, seu inimigo. É um pirata vaidoso e tem o sonho de se tornar líder da Terra do Nunca.

De segunda a sexta em três horários: 10h, 13h e 20h30

Pac-man

Em Pac Mundo, a única família amarela é a de Pac-Man. No entanto, essa não é a única diferença entre o jovem Pacworlder e seus amigos. Enquanto as outras criaturas esféricas estão sempre querendo saber quais são as últimas tecnologias, Pac-Man deseja transformar o mundo em um lugar melhor e se divertir bastante. Nas aventuras de Pac Mundo, os amigos do herói estão presentes: Cilindria, uma menina muito observadora e corajosa, e o descontraído Espiral, que sempre está pronto para proteger

De segunda a sexta, às 18h

Angry Birds

Depois de ter conquistado crianças e adultos por meio do famoso jogo, a turma Angry Birds ganhou as telinhas do Gloob. Os pássaros Amarelo, Matilda, Terêncio, Bomba e os Azuis devem se unir para proteger seus ovos dos malvados porcos, liderados pelo Rei Porco. Mesmo em número menor que os suínos e tecnologia inferior, os pássaros são muito rápidos, determinados e inteligentes, tendo uma grande vantagem sobre seus inimigos. 

De segunda a sexta, às 12h15 e 17h30 e aos sábados, às 18h45

Discovery Kids

Doki

Os membros do Clube Mundial da Expedição sempre estão a postos para desvendar mistérios em uma jornada educativa para os que assistem ao desenho. A partir de uma dúvida relacionada a biologia, arte, astronomia, matemática ou qualquer outra disciplina, Doki, Fico, Oto, Anabella, Mundi e Gabi iniciam uma jornada para encontrarem as respostas. Com mochila nas costas, os amigos embarcam no avião de Oto, feito com peças de reposição, e só retornam para o Clubinho após cumprirem a missão. 

De segunda a sexta, às 11h

Peppa

Peppa é uma porquinha cor-de-rosa que vive com Mamãe Pig, Papai Pig e seu irmãozinho George. A protagonista da animação que está entre os maiores sucessos infantis atualmente adora brincar com seus amigos, como a ovelha Susy, o cachorro Danny, a coelha Rebecca e a elefanta Emily, especialmente, em poças de lama. A animação retrata muito a convivência entre familiares e amigos por meio de uma linguagem que conquista a criançada. 

De segunda a sexta, das 8h às 9h e das 20h30 às 21h30; sábado e domingo, das 9h às 9h30 e das 19h às 19h30

Meu Amigãozão

O desenho é indicado para crianças em idade pré-escolar. Golias, um elefantinho azul, a girafa rosa Nessa e o canguru verde Bongo junto a outros amigãozões enfrentam os desafios de crescer com muita imaginação e cumplicidade. Sempre brincando em lugares fantásticos e ajudando os demais a superarem suas dificuldades, os companheiros mostram que tamanho não é documento para construir boas amizades, valorizando as qualidades e respeitando as formas de agir de cada um. 

De segunda a sexta, às 18h

Disney Channel

Princesinha Sofia

Sofia leva uma vida comum como qualquer garota da sua idade até sua mãe se casar com um rei, assim, ela é levada para o castelo glamouroso da realeza. Em Encântia, a nova princesa terá de se adaptar à nova vida, transmitindo, em suas histórias, mensagens positivas e lições de vida. O desenho ainda conta com participações das fadas Fauna, Flora e Primavera e de Princesas da Disney, como a Cinderela. 

De segunda a sexta, às 11h30 e sábados e domingos, às 13h

Gemini 8

Marco, um garoto da Terra, foi parar no planeta Gemini 8 após ser levado por uma espiral maluca enquanto empinava pipa. Lá, ele conheceu Pólo, um garoto agitado e otimista que adora criar novos equipamentos. Nas tentativas de enviar Marco de volta para a Terra, os dois vivem grandes aventuras e acabam se tornando amigos inseparáveis. 

De segunda a sexta, às 12h30

Phineas & Ferb

Phineas Flynn e Ferb Fletcher são os meio-irmãos que protagonizam uma das animações de maior destaque no Diney Channel. Em suas ferias de verão, os dois estão dispostos a pôr um fim ao tédio na companhia do mascote da dupla, o ornitorrinco Perry. A irmã de Phineas e Ferb, Candace, se desespera com as aventuras dos garotos e sempre os “dedura” para os pais, embora nunca consiga provar o que eles fizeram.

De segunda a sexta, às 15h30 e sábado e domingo, às 11h

Disney XD

Ultimate Homem-Aranha

Na segunda temporada de Ultimate Homem-Aranha,  o jovem heroi irá se unir a outros membros da Marvel, como Thor, Capitão América, Hulk e, pela primeira vez, Gavião Arqueiro, para enfrentar uma ameaçadora equipe de supervilões, o Sextesto Sinistro, que conta com Rino, Kraven, O Caçador, Lagarto, Electro, Besouro e um integrante secreto. 

Sábados e domingos, às 9h

Hulk e os agentes de Smash 

Hulk, Hulk Vermelho, Bomba A, Mulher Hulk e Skaar se unem para combater ameaças que são grandes demais para qualquer outro herói. Os Hulks enfrentam problemas cotidianos de uma família nada convencional e defendem a galáxia de perigosos vilões, enquanto Bomba A produz uma web sobre as aventuras do grupo. 

Sábados e domingos, às 9h30

Nickelodeon

O clube das Winx

Bloom, Flora, Tecna, Musa e Layla são alunas do melhor colégio para fadas de todo o universo mágico (Magix), o Colégio Alphea. Quando problemas se aproximam, as Winx  se transformam em fadas muito belas que usam seus poderes contra malvados vilões a fim de proteger o mundo do poder das trevas. 

Sábados e domingos, às 7h30, na Nickelodeon (a programação muda semanalmente)

Sanjay & Craig

A série acompanha as desventuras de Sanjay, um menino brincalhão de 12 anos, que mora no subúrbio e seu melhor amigo, Craig, uma cobra que sabe falar. Juntos, eles vagam pelos subúrbios fazendo o impossível: andam na corda bamba, desafiam os recordes mundiais de videogame, apresentam-se como médicos, fazem amizades com os gorilas e, basicamente, fazem o que eles querem fazer. Eles são imbatíveis... Enquanto ninguém descobre que Craig pode falar está tudo certo, então não comente com ninguém!

Sábado e domingo, 9h30 e 10h; quarta, às 18h (a programação muda semanalmente)

Rabbids

Não sabemos de onde eles vieram. Não sabemos como eles chegaram aqui. Mas nós sabemos uma coisa: eles estão aqui para brincar! Rabbids são pequenas criaturas curiosas que aterrissaram na Terra e têm a missão de bagunçar tudo e se divertir ao mesmo tempo. Quando acontece algum problema, você sabe que eles estão por perto!

Sábado e domingo, 6h30 e às 7h30; quarta, às 14h30 (a programação muda semanalmente)

Vejam vídeo com a psicóloga Cristine Cabral

 

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.