coluna

Diarinho: Arte de encantar

Os bastidores dos espetáculos promovidos por empresas infantis revelam o amor e o compromisso na criação de sonhos e encantamentos

00:00 · 06.03.2016 por Ticiana de Castro

Levar o riso, despertar a magia e fazer os olhos brilharem. Trabalhar com elementos do imaginário infantil requer muita sensibilidade, compromisso e sutileza. Afinal, as crianças possuem uma fonte inesgotável e surpreendente de energia e possibilidades.

Foi pensando em trabalhar cada uma dessas possibilidades que a Cia Teatral Blitz! Intervenções mergulhou no universo infantil, no ano de 2015, com o intuito de levar a mais pura magia dos espetáculos para os eventos infantis.

Dar vida aos personagens não é uma tarefa fácil, as crianças entendem quando eles podem não ser reais, por isso é preciso que todos os elementos sejam bem convincentes. Desde a cor dos olhos, passando pela conversa, roupa e os acessórios utilizados.

"Esse vestido que estou usando deve pesar uns dez quilos, e tem o salto que é bem alto, além das lentes de contato", tudo isso para ficar bem próximo das características reais da personagem, conta Natália Matos, intérprete da Cinderela, sempre presente no imaginário infantil.

"As crianças fazem muitas perguntas para testar se o personagem é real mesmo, então é preciso estar atento para não estragar o faz de conta, repleto de mágica", completa.

Compromisso

Fazer acontecer espetáculos regados de encanto e magia exige esforço, dedicação e horas de ensaios, restrições e muita criatividade. "No fim do espetáculo teatral, conseguir obter a conexão com a criança é muito gratificante. Vale todo o esforço empreendido", afirma, com vigor, Niiw Teixeira, ator.

Para Jadeilson Feitosa, publicitário e diretor cultural da Cia Teatral Blitz! Intervenções, o segredo está em investir e acreditar no coletivo. "A Blitz é composta por muitas mãos. Desde o roteiro, à concepção e feitura dos figurinos, passando pelas músicas criadas, coreografias, maquiagem, enfim, nos consideramos um coletivo. Uma grande família que funciona em torno da magia da criação", garante.

s

 O processo de produção da Blitz! Intervenções busca passar a magia das personagens para a criançada FOTO: FERNANDA SIEBRA

Referência

A qualidade artística e o compromisso com a infância levaram Márcio Cavalcante, diretor geral da Cia. Mix da Alegria e sua equipe a desenvolverem um produto de referência no mercado. "Os profissionais envolvidos na Cia Mix precisam sentir e encarar o personagem. A Cia. É feita de essências puras de magia. Aqui realizamos os sonhos", argumenta.

s

Snoopy e sua turma (abaixo) é um dos espetáculos da Cia. Mix da Alegria. Acima, sede da loja FOTO: BRUNO GOMESs

Há 21 anos no mercado, a Cia. Mix da Alegria tem como desafio preservar a infância. "Está se tornando comum vermos crianças com suas infâncias mutiladas. Elas abandonam a fantasia cada dia mais cedo. Isso não pode acontecer. Nosso desafio é fazer acreditarem, pelo menos durante o espetáculo, que a magia é possível", conclui.

Mais informações

Blitz! Intervenções

(85) 3099.6223

Cia. Mix da Alegria

Av. Barão de Studart, 1120, Aldeota

(85) 3261.8946

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.