Curiosidades

00:00 · 03.08.2014
Frutas
 
Abacaxi
Um pé de abacaxi pode atingir 80 centímetros de altura e produz 20 quilos de fruta por ano. Seu nome vem da palavra guarani "ibacati", que significa fruta cheirosa.
 
Açaí
Típico do Pará, é uma frutinha roxa e cresce nas várzeas do baixo Amazonas. Tem alto teor calórico e é rica em ferro, fósforo, cálcio, potássio, vitaminas B1 e B2. É consumido com granola, mel, xarope de guaraná e frutas.
 
Banana
Um cacho de banana pode pesar entre 5 e 40 quilos.
 
Cajá
O cajá é uma fruta bastante popular no Nordeste. Mas, no Amazonas, tem outro nome: taperebá.
 
Caju
Um cajueiro demora 4 anos para começar a dar frutos. A média é de 100 a 150 quilos anuais.
 
Figo
Os primeiros figos apareceram no Brasil entre 1910 e 1920, na região de Poços de Caldas, Minas Gerais.
 
Graviola
A graviola é bastante grande: algumas chegam a pesar 3 quilos. E tem outros nomes: coração-de-índio e jaca-do-pará.
 
Jenipapo
Jenipapo, em tupi-guarani, significa "fruta que serve para pintar". Os índios usavam o suco da fruta para pintar o corpo. A pintura permanecia vários dias e ainda protegia contra os insetos.
 
Limão
Em 1918, durante a epidemia da gripe espanhola no Rio de Janeiro, o limão passou a ser disputadíssimo, a ponto de seu preço alcançar cifras astronômicas.
 
Sapoti
O sapotizeiro fornece a goma para a fabricação do chiclete. Segundo a medicina popular, o sapoti tem sementes milagrosas, que ajudam a dissolver cálculos renais e ainda abrem o apetite.

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.