'Bú!' É Halloween!

Atenção, criançada! O Diarinho está em clima de Halloween. Vem com a gente curtir esta festa "assustadora"

00:00 · 01.11.2015
Image-0-Artigo-1958064-1
As crianças Luana, Heitor e Clarice entraram no clima de assombração da festa ( fotos: Thiago Gadelha )

A história desta data comemorativa tem mais de 2.500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que, no último dia do verão, 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para assustar as pessoas. Para espantar os fantasmas, colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs, condenadas pelos cristãos durante a Idade Média, na Europa, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados, celebrado pelos brasileiros em 2 de novembro.

No Brasil

Em nosso País, o Halloween não é tão tradicional quanto nos Estados Unidos. A tradição chegou até nós através da influência da cultura americana, principalmente por meio da televisão.

Geralmente os cursos de língua inglesa colaboram para a propagação da festa em território nacional como uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Quem são os personagens desta brincadeira?

Desde que o mundo é mundo, as bruxas estão por aí com as suas vassouras, dando aquela risada que só de ouvir dá vontade de se esconder embaixo da cama. Podem ser horrorosas, divertidas ou super lindas. As bruxas modernas estão ganhando versões mais bonitas e elegantes. O que não pode faltar é um bom feitiço pronto para transformar príncipes em sapos e atrapalhar a vida das princesas encantadas.

Assista ao vídeo

A Bruxinha Verde do Leste da nossa turminha é a Luana Aparecida Lima de Queiróz, 9 anos. "Adoro minha fantasia de bruxa. Mas sou uma bruxa boa", afirma nossa doce bruxinha. "A parte mais legal é a maquiagem. Poder ficar diferente e tirar muitas fotos", acrescenta.

Criaturas que não podem faltar em festa de Halloween, monstros, ogros e trolls são deformados. Com proporções gigantescas e superpoderes, fazem o terror. Clarice Schmidt, 4, ficou irreconhecível com a fantasia de troll. Toda verdinha, é assim que a pequena escolheu brincar de Dia das Bruxas este ano.

Vampiros

Com suas capas pretas e caninos de arrepiar, uma curiosidade é que eles são sempre milionários e donos de casas bem decoradas. O Drácula da coluna do Diarinho de hoje é o Heitor de Alcântara Oliveira, 3. Entre rugidos e aparições, nosso pequeno Drácula vai fazer a festa e conquistar os corações de muitas princesas.

Faça seu Halloween

Caso não exista uma festa temática programada na cidade, reúna os amiguinhos da criança e programe uma comemoração em casa. Decore a residência com abóboras e outros enfeites temáticos. Peça para que todos compareçam fantasiados e sirva comidinhas típicas do Halloween.

Para arrasar na festa

Com criatividade é possível transformar um look simples em uma fantasia incrível. A make up artist Regyanne Dutra passou dicas para arrasar. Ela conta que usa pancakes, aquacolors, pó compacto, base, lápis e algodão para compor próteses faciais. "Depende do personagem que você vai fazer. Às vezes é possível usar perucas, sprays de cabelo, bigodes e barbas postiças para compor o visual". Ela lembra que esses materiais são facilmente encontrados em lojas de fantasias.

Então, o que falta para você comprar a sua fantasia, bolar uma 'make'de arrasar e sair assustando os amigos em uma boa brincadeira de Halloween?

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.