ensino superior

Universidade publica 21 livros da área acadêmica

Projeto vai beneficiar instituições com doação das publicações, que decorrem de pesquisas e trabalhos docentes

21:00 · 14.03.2015 / atualizado às 00:00 · 15.03.2015
Image-0-Artigo-1815036-1
Lançamento aconteceu na semana passada, reunindo obras didáticas ( fotos: elizângela santos )
Image-1-Artigo-1815036-1
Os livros foram apresentados ao público, durante uma solenidade coletiva, com a presença dos autores, que destacaram a importância de poder ver lançado o trabalho, de forma inédita na universidade

Crato. Um lançamento que reúne diversas publicações com trabalhos de pesquisa de professores da Universidade Regional do Cariri (Urca) foi realizado na instituição, levando ao público 21 livros em diversas áreas, incluindo o campo das artes, economia, educação, saúde, direito, história, geografia e ciências sociais. O projeto irá beneficiar instituições regionais, com a doação da bibliografia recém-lançada, além dos próprios autores que recebem parte das publicações.

Os livros foram apresentados ao público durante uma solenidade coletiva, com a presença dos autores, que destacaram a importância de poder ver lançado o trabalho, de forma inédita na universidade. Eles concorreram a um edital com a seleção realizada por uma comissão avaliadora dos livros, divulgada desde o ano passado. Os investimentos para o projeto foram da própria instituição.

A reitora da Urca, professora Otonite Cortez, disse que essa é a primeira vez que há o lançamento de 21 livros de professores da Urca. A reitora destaca ainda que há uma nova licitação para os vencedores de uma segunda remessa, da chamada pública de 2014. Os atualmente lançados fazem parte da chamada pública do ano de 2013.

São 6.600 edições. Foram publicados 300 livros para cada autor, sendo que o material tem comercialização proibida. Cada um dos pesquisadores ficará com 100 livros, e os outros serão encaminhados para bibliotecas públicas, escolas, entre outras entidades. "Essa é uma política de incentivo à produção e a publicação acadêmica, com meta de criar novos programas de pós-graduação Stricto sensu e a publicação de pesquisas que estavam feitas e ainda não tinham sido publicadas", diz.

Relevância

Para a reitora, este também foi um momento importante pelos 28 anos de instalação da universidade, ocorrido em 7 de março de 1987. Ela destaca a grande relevância dos trabalhos publicados, com diversos temas abordados, e os campos de pesquisa utilizados. "Para nós, esse é um grande momento de alegria por poder trazer ao público essas publicações importantes", afirma.

Os 200 exemplares de cada edição lançada terão distribuição nas instituições e na biblioteca da Urca, pela própria universidade. A reitora destaca a iniciativa sugerida pelo professor Patrício Melo, vice-reitor, que teve participação fundamental para publicação do trabalho. Além da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, que foi essencial para que o projeto se tornasse possível, além das comissões de seleção e dos docentes.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Arlene Pessoa, afirma que o principal ganho com esse trabalho junto aos pesquisadores é tornar público as pesquisas e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na universidade pelo corpo docente. Ela ainda destaca que muitos dos livros envolvem mais de um autor.

Arlene Pessoa ainda ressalta que a maioria dos livros possui temas ligados à própria região do Cariri e também ao Nordeste. A ideia surgiu como uma política de apoio à produção docente da Urca. Segundo a pró-reitora, dentro desse contexto, ela disse que a proposta sugerida pelo vice-reitor é que sejam publicados mais livros das pesquisas realizadas na universidade. A professora do Curso de Artes Visuais, Ana Cláudia Lopes Assunção, é uma das autoras a lançar o seu livro, resultado do mestrado, com o título 'Mediação Cultural no Cariri Cearense'. Ela disse que essa é sem dúvida uma grande oportunidade. O seu livro foi readequado para a publicação, com uma linguagem menos técnica.

"É uma forma de manter a valorização da pesquisa e dos professores da Urca", diz ela, ao destacar a possibilidade de poder indicar bibliografias com pesquisas locais para os alunos, de dialogar no ambiente acadêmico e encaminhar essas publicações para outros estados e universidades. 

Mais informações:
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Telefone (88) 3102 .1200

Elizângela Santos
Colaboradora

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.