Centro de eventos

Seminário chega à terceira edição

Encontro, que se destina a gestores cearenses, acontece nos dias 8 e 9 de junho no Centro de Eventos, em Fortaleza

00:00 · 24.05.2015
foto
A perspectiva é que o evento deste ano supere em número de participações de prefeitos, secretários municipais e técnicos comparado às edições passadas
foto
Iniciativa, que já acontece anualmente, já entrou no calendário político do Estado ( Natinho Rodrigues )
Fortaleza. Gestores cearenses, assessores e secretários municipais estão mobilizados para participar do seminário Prefeitos Ceará 2015, que na edição deste ano apresenta a temática “Cenários de desafios e oportunidades”. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de junho, no Centro de Eventos, em Fortaleza.
 
O seminário é uma iniciativa do Jornal Diário do Nordeste e da Prática Eventos e irá proporcionar aos gestores públicos municipais a troca de experiências e de conhecimentos, disseminando bons exemplos de gestão pública. O evento chega à sua terceira edição com a expectativa de elevada participação de gestores e técnicos da administração municipal cearense.
A programação prevê a participação do governador Camilo Santana no painel de abertura, que abordará a temática da gestão pública, a partir das 10 horas. No período da tarde, os debates tratarão da gestão das cidades, com enfoque para a mobilidade urbana e convivência. Os palestrantes serão o arquiteto Fausto Nilo e o conselheiro Domingos Filho, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
 
No encerramento da programação do primeiro dia, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, participa do seminário abordando o “Papel do orientador dos Tribunais de Contas: desafios e perspectivas”.
 
Na terça-feira, dia 9, o enfoque será para o equilíbrio fiscal e o aumento da capacidade de arrecadação de tributos nos municípios. O primeiro painel terá como presidente da mesa o coordenador de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, jornalista Adriano Muniz, e como palestrantes Alexandre Cialdini, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), e João Alves de Melo, que vai tratar do sistema de gestão para as prefeituras.
 
À tarde, haverá um painel sobre as ações do Ministério da Educação. O tema em enfoque, “Pátria Educadora”, terá como presidente da mesa Marco Aurélio Cabral, jornalista e diretor da Engaja Comunicação. Os palestrantes serão José Jackson Coelho Sampaio, reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Henrique Luis do Carmo Sá, vice-reitor de graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor) e Reuber Saraiva de Santiago, pró-reitor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
 
Aperfeiçoamento
 
O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, destaca a importância do evento para contribuir com o aperfeiçoamento e a melhoria das políticas públicas. “O seminário oferece uma oportunidade de se conhecer novos projetos e ações para os municípios. Melhorar e aperfeiçoar o que está em andamento”, frisa.
 
Expedito José concorda com economistas e urbanistas sobre a falta de elaboração de projetos na maioria das gestões. “Esse é um ponto que precisa ser discutido porque sem planejamento adequado não é possível tocar uma gestão”, analisa. O melhor caminho, na opinião do presidente da Aprece, é a descentralização das ações com os secretários. “Acabou o tempo de o prefeito querer fazer tudo concentrado em suas mãos”, ressalta.
 
Segundo Expedito José, o evento poderá contribuir para boas práticas administrativas nos municípios. “Esperamos uma boa participação”, destaca Expedito José do Nascimento. 
 
O gerente geral de Comercialização do Diário do Nordeste, Rafael Rodrigues, destaca "que o Seminário é uma oportunidade de gerar informações e conteúdos aos prefeitos, para que eles possam dar um retorno positivo à sociedade no que diz respeito à transparência e lisura de suas administrações".
O presidente do TCM, Francisco Aguiar, avalia que a participação da instituição no evento será fundamental para orientar os gestores e técnicos municipais na aplicação correta dos recursos públicos, bem como na discussão de temas relevantes e atuais para as cidades. 
 
“Tenho certeza de que aqueles que participarem do evento terão seus conhecimentos ampliados e, no momento da aplicação dos recursos, terão mais cuidado, seguindo as determinações legais”, destacou Aguiar.
 
Mais informações:
Prática Eventos
Fone: (85) 3433. 7684
Aprece
Fone: (85) 4006. 4000
 
Honório Barbosa
Colaborador
 
 

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.