Jogo de campeões

Rugby é nova paixão de esportistas em Aurora

Esporte ganha cada vez mais adeptos entre homens e mulheres e já apresenta bons desempenhos no Estado

00:00 · 21.12.2014
Image-0-Artigo-1761811-1
Moças e rapazes, na faixa etária dos 15 aos 29 anos, estão se tornando adeptos desta modalidade esportiva. A equipe é composta por 15 jogadores, de idade entre 17 e 29 anos ( Fotos: Aline Nascimento )
Image-1-Artigo-1761811-1
Os treinos são realizados no estádio municipal Sebastião Pereira Filho, no bairro Araçá. Quando há competições, os treinamentos passam a ser mais intensivos

Aurora. Desenvolvido com o objetivo dar oportunidade de mais uma forma de desporto à população deste município, o Rugby tem se transformado em uma verdadeira "febre" entre a juventude local. Moças e rapazes na faixa etária dos 15 aos 29 anos estão se tornando adeptos desta modalidade esportiva, inicialmente concebida na Inglaterra para ser uma variação do futebol tradicional.

A busca pela prática da modalidade é tão grande que o município já possui, inclusive, sua própria equipe e vem sendo representado por ela em campeonatos e torneios, dentro e fora do Estado do Ceará.

Recentemente, a equipe do Aurora Rugby Club, ou os "Guariús", como os atletas preferem ser chamados, conquistou a façanha de vencer a segunda etapa do Campeonato Cearense de Rugby. A conquistas foi vista pelas demais equipes que participaram da competição como inédita, tendo em vista o time representante do município de Aurora ter sido formado há apenas dez meses.

A equipe é composta por 15 jogadores, de idade entre 17 e 29 anos. A maioria ainda não terminou o Ensino Fundamental. Mas, há, também, profissionais liberais, estudantes universitários e atletas que já concluíram o Ensino Superior.

Voluntários

Nenhum dos jogadores tem renda para atuar na equipe esportiva local. As participações são voluntárias e, como forma de prestigiar e incentivar os atletas, o município se responsabiliza pelos gastos de hospedagem, traslado e alimentação nos dias de competição.

Os treinos acontecem nos fins de semana, no estádio municipal Sebastião Pereira Filho, localizado no bairro Araçá. Quando há competições, no entanto, os treinamentos passam a ser mais intensivos e chegam a acontecer também em dias alternados da semana.

"Quando temos algum compromisso, seja por conta de uma competição ou de algum amistoso, os treinamentos acabam sendo ampliados. Além de manter a forma física dos atletas, isso possibilita a criação de jogadas e garante um maior conhecimento dos próprios jogadores em relação ao comportamento de cada um dentro de campo", explicou Lamarck Dias, que durante a temporada 2014 acumulou as funções de técnico e presidente da equipe de Rugby de Aurora.

Segundo ele, para a temporada 2015, o clube se prepara para receber um novo técnico e, a partir daí, iniciar trabalhos voltados às competições estaduais e também de certames que venham a acontecer na região Nordeste.

"Após a participação no estadual, onde conquistamos a segunda etapa da competição, nós representamos o Ceará durante um torneio realizado na cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte. A intenção da equipe é que, no próximo ano, com a chegada do novo treinador, haja o crescimento do nosso volume de jogo e, consequentemente, tenhamos condições de disputar tanto as competições daqui como as que surgirem no Nordeste afora", disse.

O secretário de Juventude e Esportes de Aurora, Pedro Henrique Macedo, avalia que a modalidade esportiva deve ser vista como importante equipamento de transformação social no município. Além da equipe masculina, o secretário ressalta que o público feminino também está representado por atletas que têm praticado o esporte.

Mulheres

A adesão também se estende pelos gêneros, conforme Pedro Henrique. "As mulheres ganharam gosto pela prática do Rugby. De certa forma, essa presença feminina garante a quebra de certos paradigmas e propícia uma interação importante entre ambos os sexos na prática do desporto", observa.

Segundo Pedro Henrique, a modalidade esportiva passará a fazer parte do currículo escolar de todas as unidades educacionais do município, a partir do próximo ano. "Já há uma parceira entre as secretarias de Juventude e Esporte e Educação neste sentido. A intenção é garantir que os alunos, principalmente os mais novos, também passem a conhecer e praticar o Rugby no município", concluiu. (R.C)

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Aurora
Avenida Antônio Ricardo, 43
Centro
Telefone (88) 3543-1022

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.