Romaria das Candeias deve reunir cerca de 300 mil fiéis

Prefeitura e a Igreja Católica já concluíram a organização para a festa, que começa na quinta-feira

00:00 · 25.01.2015
Romaria das Candeias
Os fiéis chegam de diversas partes do Nordeste e ficam até 2 de fevereiro ( Foto: Elizângela Santos )

Juazeiro do Norte. Embora só seja iniciada oficialmente a no dia 29, quando será aberto o circuito anual de romarias neste município, a festa em torno de Nossa Senhora das Candeias já atrai grande número de romeiros à terra de Padre Cícero. Romeiros chegam de várias cidades do nordeste brasileiro e permanecem em Juazeiro até o dia 2 de fevereiro, quando participam do cortejo iluminado, durante procissão pelas ruas da cidade, que marca o encerramento das comemorações religiosas em torno da santa. A expectativa, segundo os organizadores, é que nesta edição haja a participação de cerca de 300 mil fiéis.

Nos locais onde tradicionalmente os romeiros se concentram durante este período, a movimentação de pessoas já é intensa. Para garantir que não haja transtorno aos visitantes, bem como aos moradores da cidade, a organização da romaria preparou um planejamento específico para o período.

Organização

As ações que serão desenvolvidas no transcorrer da romaria foram estabelecidas durante encontros dos quais participaram representantes da Igreja, Polícias Civil e Militar, Ministério Público do Estado do Ceará, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Secretarias da administração municipal, além de órgãos e entidades da sociedade civil organizada.

A organização da romaria informou que a fiscalização em ranchos e pousadas que abrigarão os romeiros durante o período será intensificada. A idéia é verificar se o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecido com o Ministério Público, em 2013, ainda está sendo aplicado pelos proprietários dos estabelecimentos. O documento recomendou, à época, a redução do número de pessoas por quarto, garantindo mais comodidade aos hospedes, e a melhoria sanitária dos banheiros em diversos locais. "Todo o trabalho será desenvolvido como forma de garantir o maior conforto e a maior tranquilidade possíveis aos romeiros que se deslocam até Juazeiro do Norte durante os períodos de romaria", explicou a secretária de Cultura e Romaria do município, Marli Bezerra.

Ela também disse que áreas específicas da cidade receberão atenção maior por parte da organização da Romaria das Candeias neste ano. No entorno da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, por exemplo, agentes do Demutran realizarão blitz de trânsito durante todos os dias da festa religiosa. Os fiscais também trabalharão a desobstrução da Rua Izabel da Luz, onde há muita dificuldade no tráfego de veículos por causa da quantidade de barracas que ali são instaladas. Nos últimos anos houve muita reclamação por conta da lentidão do trânsito naquela área, motivada pelo trabalho ambulante que ali era realizado. Nós vamos impedir que isso aconteça, criando condições para que haja o deslocamento normal de veículos e, portanto, menor possibilidade de problemas", disse Marli Bezerra.

A programação religiosa a ser desenvolvida durante a Romaria das Candeias começa por volta das 15 horas da próxima quinta-feira, com Adoração na Capela do Santíssimo Sacramento, na Matriz de Nossa Senhora das Dores, onde também será realizada a bênção de acolhida aos fiéis, às 18 horas, e missa de abertura da romaria, seguida de quermesse na Praça do Romeiro.

A partir do dia 30, sempre após às 4h30 da madrugada, será realizado o Ofício à Nossa Senhora. Na Basílica Menor, serão celebradas missas nos horários de 6h, 9h, 16h e 19h. Já na Capela do Socorro, outro local de grande movimentação de romeiros, as missas acontecerão às 7h, 10h, 15h e 16h30. À noite, a partir das 20h30, será realizada a tradicional festa do chapéu, também na Praça do Romeiro. O evento se estenderá por todo o período da romaria.

"Esperamos uma marcante presença dos que aqui moram para juntos, como Igreja, podermos acolher os romeiros. Eles reverenciam também a Mãe das Candeias e o Padre Cícero Romão Batista. Os santuários de Juazeiro e esta cidade em plena romaria formarão o grande cenário religioso de tantos fiéis", disse o pároco Joaquim Cláudio, vigário da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.

Mais informações:

Secretaria de Cultura e Romaria
De Juazeiro do Norte
Telefone (88) 3512-3380
Basílica de N. Senhora das Dores
Telefone (88) 3572-3850

Roberto Crispim
Colaborador

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.