'Grandes Marcas'

Premiação consagra 23 empresas

Iniciativa reconhece empreendimentos em função da relevância para o desenvolvimento do Ceará

00:00 · 21.02.2016 por Elizângela Santos - Colaboradora
Image-1-Artigo-2018987-1
Foram contempladas 23 empresas em 18 categorias diferentes ( Fotos: Elizângela Santos )
Image-0-Artigo-2018987-1
A festa de premiação, na noite de quinta-feira, foi um grande momento par ao setor produtivo da região do Cariri

Juazeiro do Norte Uma noite de consagração das marcas escolhidas pelo público como as de maior relevância para a região. Na última quinta-feira, ocorreu, no Centro de Convenções do Cariri, a terceira edição do Prêmio Grandes Marcas, no Cariri, realizada pelo Diário do Nordeste, com entrega de premiação aos vencedores. Foram apontadas pelo público, por meio do Instituto de Pesquisa Vox Populi, 23 empresas, em 18 categorias. O "Grandes Marcas" tem reconhecido empreendimentos na região, principalmente em função da relevância para o desenvolvimento do Ceará.

Empresários de diversos segmentos prestigiaram a noite de reconhecimento e enalteceram a importância da premiação, como imprescindível para os mais diversos setores, no sentido de mostrar o potencial das empresas no Sul do Estado. Mesmo num momento de instabilidade econômica no Brasil, os investidores carirenses vivenciam a pujança do Cariri, que nos últimos anos tem passado por transformações nas mais diversas áreas da Economia.

Consulta

A entrega das premiações foi realizada por categorias vencedoras. Na pesquisa foi usada uma metodologia quantitativa, como forma de identificar as marcas, mensurando opiniões, hábitos e atitudes dos consumidores. Marcas preferidas de bebidas, alimentos, varejo, concessionária, educação, saúde e serviços foram destacadas pelo público.

O gerente geral de comercialização do Diário, Rafael Rodrigues Pinheiro, abriu o evento. Ele destacou para as edições do prêmio o grande diferencial que é conseguir, por meio do instituto de pesquisa, aferir a marca preferida do consumidor. Para o gerente, esse é um elemento balizador no mercado, por serem as empresas de ponta agradando de forma considerável o seu consumidor, por ser o mais assertivo. Ele ressaltou a importância da premiação, por dar uma linha do que vem acontecendo nas empresas e verificar com precisão quem realmente está conseguindo agradar. Por conta disso, tem um melhor retorno. "É importante saber se realmente está no caminho correto. O prêmio atesta essa realidade", diz Rafael.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários do Cariri (Sindindústria), Antônio Mendonça, que é secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte, de fato o prêmio traz um estímulo para o empresário da região. "Aquele que tem foco na sua marca, busca, no dia a dia, o reconhecimento, por parte do consumidor, principalmente, e por meio dos canais de divulgação", frisa. Ele parabeniza o Sistema Verdes Mares e o jornal, por estarem cada vez mais estimulando o empresariado a valorizar as suas marcas.

A presença maior do manufaturado nas empresas do Cariri, agregando valor a esse potencial, principalmente a marca, diferencia as empresas das demais. Essa é a constatação do presidente do Sindindústria, ao mesmo tempo em que afirma a relevância de ampliar a divulgação, para que se torne cada vez mais uma indústria sustentável. Mendonça ressalta a necessidade de abertura maior para tornar as empresas cada vez mais competitivas, com produtos diferenciados. "O que faz com que se agregue mais valor ao produto é a sua marca", destaca.

Crescimento

O secretário diz que, mesmo com a crise econômica, o Cariri traz um diferencial, nos seus mais diversos setores produtivos, principalmente na área de comércio e serviços. Ele ressalta o crescimento da economia nos últimos anos, com o Produto Interno Bruto (PIB) acima da média na região, e a expectativa é que essa realidade volte a acontecer, na proporção de crescimento que vinha ocorrendo.

Foram premiadas marcas divididas nas categorias Café, Cerveja, Bolacha Cream Cracker, Loja de Semijoias, Loja de Calçados, Loja de Eletrodomésticos, Farmácia Convencional, Ótica e Relojoaria, Super e Hipermercado, Perfumaria e Cosmético, Concessionária de Carro, Escola Particular, Universidade Particular, Escola de Idioma, Plano de Saúde, Construtora, Telefonia Celular e Empresa de Ônibus. A premiação já se tornou referência na economia cearense e representa o reconhecimento dos consumidores aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas que atuam no Ceará.

A empresária Patrícia Coelho, da Construtora Raimundo Coelho, afirma que o prêmio é gratificante, principalmente para a sua empresa, que vem de uma história de quatro décadas e continua com a mesma credibilidade e confiança das pessoas, contribuindo com a construção desse novo cenário da região. Nas três edições foi apontada como marca preferida do consumidor. "Mesmo com esse momento preocupante do País, o Cariri se destaca como uma região atípica, realmente", afirma.

Já o supervisor de vendas da Zenir Móveis, no Cariri, Cortez Neivaldo Stênio, disse que esse Prêmio se traduz em mais responsabilidade para empresa, diante do seu público. Para ele, a crise que se desenhou no Brasil exige muita ação e determinação, voltadas para a qualidade dos serviços. "A crise se vence com trabalho", salienta.

O gerente comercial da M Dias Banco, Jucier Lins, recebeu a premiação em nome da empresa, que fará 50 anos na região, desde a sua implantação no Crato. Foi a primeira filial instalada no Interior. Ele ressalta a consolidação da marca, principalmente no Nordeste. As empresas agraciadas serão destacadas com a publicação, pelo Diário do Nordeste, da Revista Grandes Marcas, com conteúdo sobre as empresas eleitas.

Vencedores

Santa Clara
Skol
Bolachas Fortaleza
Romannel/Joias
Azteca
Zenir
Pague Menos
Ótica Santa Isabel/Ótica Diniz
Atacadão
O Boticário
Pau Brasil
Cevema
Colégio Paraíso
Faculdade Leão Sampaio
Fisk
CCAA
Unimed
Construtora Raimundo Correia
WR Engenharia
Oi
Via Metro

O QUE ELES PENSAM

Como avalia essa iniciativa?

"Esse é um evento de grande importância para a região e o Estado, por envolver todas as grandes marcas empresariais que estão se destacando no mercado, não obstante os novos desafios encontrados pelos empreendedores de todo o País. Isso é muito relevante para as empresas locais e nacionais, mesmo diante do grande vilão da crise"

Luciano Gerardo Oliveira

Gerente de Pós-Venda da Cevema - Fiat

"Estamos numa zona atípica e o Cariri se sobressai, com o evento que enfatiza o sucesso dos empreendedores. É gratificante e prazeroso poder trabalhar e continuar vendo os frutos e ter o reconhecimento de uma empresa renomada como o Diário do Nordeste, mais uma vez, à frente dessa iniciativa que engrandece todos nós empresários e empreendedores"

Patrícia Coelho

Empresária da Construtora Raimundo Coelho

"Mesmo num momento de retração de mercado, onde a crise atua fortemente, esperamos uma melhoria no segundo semestre deste ano, e deve haver uma forma criativa para melhorar essa realidade, porque interessa, não apenas aos empresários, mas a todo o País, que busca a retomada do crescimento e do desenvolvimento nacional"

Erick Mendonça Tinoco Ferreira

Empresário da Jodib

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.