"Desejo aguça com o olhar"

Mostra 21 é cinema de qualidade

Durante 21 dias, evento cultural, que chega à sua 4ª edição, exibe uma seleção de filmes locais e internacionais

22:00 · 17.01.2015 / atualizado às 00:00 · 18.01.2015
Image-0-Artigo-1778712-1
Cinéfilos passaram a ter um encontro pontual com a iniciativa
Image-1-Artigo-1778712-1
A Mostra, que se encerra no próximo dia 1º, tem como tema deste ano "O desejo aguça com o olhar" e todos os filmes escolhidos remetem ao tema. Na estreia, quando foram reunidas mais de 200 pessoas, uma imensa fila foi formada ( Fotos: Mirelly Morais )

Crato. Em sua quarta edição, a Mostra 21 deve apresentar, até o dia 1º de fevereiro, em salas de cinema de Crato e Juazeiro, 27 filmes em sessões gratuitas para os amantes do cinema do Cariri. A Mostra tem como tema deste ano "O desejo aguça com o olhar" e todos os filmes escolhidos remetem ao tema.

Aberta no último dia 12, com sessão de estreia concorrida, recebeu mais de 200 pessoas, que assistiram à primeira parte do filme "Ninfomaníaca", do diretor Lars von Trier. E, todos os dias, as sessões vêm sendo acompanhadas por um bom público, o que demonstra, segundo os organizadores que a região tem uma forte demanda ligada à cultura e a arte.

"Esta é a quarta Mostra consecutiva. O Cariri já tem uma trajetória de gostar muito de arte, de cultura de uma forma geral é isto que vemos aqui é uma resposta", afirma o curador da iniciativa, Elvis Pinheiro. Ele destaca que faz o trabalho com paixão, pensando em cada espectador, que, em sua maioria, já é conhecida por frequentar sempre esse tipo de evento. "Esse é um momento que consideramos uma grande festa do cinema, acontecendo aqui no Interior, no Cariri, que demonstra que já temos uma demanda satisfatória de público e que só tende a crescer".

Origem

Carla Prata, gerente do Sesc Crato, conta que tudo teve início há vários anos, com um projeto que existe até hoje e exibe filmes todas as segundas-feiras. "Começamos com o Cinerama e já são 12 anos com esse trabalho. Essa edição tem um tema muito suntuoso, desejando com um olhar. A gente deseja sempre e muitos estão aqui pela vontade de estarem juntos", destaca.

O Pró-reitor de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), professor Ivânio de Azevedo Júnior, diz que o número de participantes na Mostra reflete que há uma forte demanda na região e que as instituições que fomentam a cultura devem se atentar e olhar com mais cuidado para este público.

Diversificação

Cinéfilo, o estudante Nicolas Bezerra aguarda ansioso pela Mostra de cinema todo ano e diz que, como é período de férias, assiste a maioria dos filmes. "É a oportunidade que temos aqui na região do Cariri de assistirmos cinema de boa qualidade e de graça. Na programação sempre tem filmes que a gente não vê nos grandes cinemas", comenta o estudante.

A Mostra tem produções bem diversificadas e de vários países, como Itália, Portugal, França, Reino Unido, Dinamarca, Japão, Alemanha, Dinamarca, Rússia e Coreia do Sul; e expressam , sobretudo, diferentes formas de desejo humano.

O cinema nacional também marca presença na programação cultural com dois filmes: "Praia do Futuro", do diretor cearense Karim Aïnouz; e "Tatuagem", do diretor pernambucano Hilton Lacerda.

Homenagem

Em toda edição, a Mostra homenageia um diretor dentro da sua temática. Na edição 2015, o cineasta americano Stanley Kubrick foi escolhido como homenageado, com a exibição de três produções suas. "Lolita", "De olhos bem fechados" e "Barry Lyndon".

Segundo Elvis, Kubrick é homenageado porque, mesmo não sendo um diretor conhecido pelo tema do desejo, possui, em sua filmografia, produções significativas que abordam o tema proposto.

A Mostra 21 é um projeto anual e gratuito. Neste ano, está sendo realizado de 12 de janeiro a 1º de fevereiro. O projeto foi concebido para ser exibido durante os 21 dias, às quartas-feiras, na Unidade Sesc de Juazeiro do Norte; aos sábados, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Cariri, também em Juazeiro; e nos demais dias da semana, na Unidade Sesc da cidade do Crato.

O Projeto, realizado em parceria com o CCBNB neste ano, também conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Uma das novidades da Mostra deste ano, segundo o curador, serão as palestras e oficinas com os grupos de cinema e teatro do projeto. (M.M.)

Mais informações:

Serviço Social do Comércio (Sesc) Crato
Endereço:
Rua André Cartaxo, 443 - Crato
Telefone:
(88) 3523-3111

Mirelly Morais
Colaboradora

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.