urbanismo

Mercado imobiliário destaca os loteamentos

Profissionalização e ajuste de preço ajudaram no aumento da compra e venda de lotes em Juazeiro

00:00 · 14.06.2015
Image-0-Artigo-1872191-1
Comércio de terrenos se estende para áreas além do centro da cidade ( fotos elizângela santos )
Image-1-Artigo-1872191-1
Os empresários do setor imobiliário, por outro lado, oferecem condições vantajosas, que incluem um espaço com infraestrutura, incluindo água, luz, asfaltamento e áreas verdes

Juazeiro do Norte. Uma realidade que se apresenta de forma positiva para o Cariri. Depois de conviver há anos com uma alta especulação no setor imobiliário, agora se conta com maior profissionalização do segmento e ajuste dos preços no mercado. Um dos destaques nos últimos anos tem sido a grande comercialização de loteamentos abertos, que chegam a atender milhares de pessoas, não apenas na região, mas de outros estados brasileiros, além de possibilitar investir numa área em que a vantagem de valorização do espaço é constante.

Os empresários do setor imobiliário, por outro lado, oferecem condições vantajosas, que vão desde um espaço com infraestrutura, incluindo água, luz, asfaltamento, também estão inserindo saneamento e áreas verdes.

Na cidade de Juazeiro do Norte, essa oferta ainda tem sido alta em áreas mais afastadas do Centro. São cada vez mais escassos terrenos na parte central da cidade. Os investimentos maiores na área urbana têm sido em grandes edifícios, fazendo com que a tenha uma característica mais avançada para municípios de médio porte, tornando a de maior crescimento da Região Metropolitana do Cariri (RMC).

Para o coordenador do Creci, em Juazeiro do Norte, Fagner Canuto, o mercado, mesmo com as baixas recentes em relação à economia brasileira, acabou não afetando tanto a área na região, que já vinha passando por um momento de ajuste. Isso por conta dos altos preços praticados, principalmente por especuladores e pessoas que se aproveitavam desse bom momento do crescimento da região do Cariri, para comprar e vender terrenos com preços acima da realidade do mercado.

Feirão

Segundo Canuto, há um equilíbrio maior do segmento, e principalmente para as pessoas que antes compravam imóveis, agora se encontram bem mais cautelosos. Essa semana, a região pôde contar com o 8º Feirão de Imóveis do Cariri, que termina hoje no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte.

Os organizadores estão aguardando fechar o evento com sucesso, já que em anos anteriores, esse movimento foi ascendente. Tanto que foram disponibilizados cerca de 2 mil imóveis, para financiamento junto à Caixa econômica Federal (CEF).

O desenvolvimento do polo universitário, atualmente com cerca de 70 cursos em Juazeiro do Norte e mais de 20 mil estudantes, muitos de fora da região e de outros estados, tem sido um dos grandes responsáveis para manter um novo padrão de crescimento e desenvolvimento da cidade.

Quem tem obtido uma resposta rápida do mercado, na comercialização de lotes, é o diretor da Claro Urbanismo, Marcos Callou. Ele apostou num marketing intenso e aproveitou a movimentação do mercado imobiliário já existente na região para poder fazer a diferença. E não deu outra. Chegou a comercializar três grandes áreas de loteamentos na cidade, numa área entre as cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha. A primeira, com 1.200 lotes e com tamanhos variados, foi vendida rapidamente. O sucesso do empreendimento levou a abrir mais dois. Dessa vez com cerca de 2.100 espaços destinados a novas construções e mais de 70% do espaço já foi comercializado. Segundo ele, o sucesso desse tipo de investimento se dá de forma crescente.

O mercado juazeirense não deixou de ser um espaço para grandes investimentos, conforme Marcos Callou. E isso, para ele, não vai deixar de acontecer tão cedo. Para que avance, ele diz que o comprador está interessado em diferenciais, buscando qualidade de vida. "O investimento na área é fundamental e isso tem que acontecer com profissionais que realmente estejam antenados com o setor. O Cariri é um terreno fértil para se vivenciar esta realidade, em virtude de uma mudança para melhor no segmento", afirma.

Serviços

Para Callou, além de possibilitar uma infraestrutura diferenciada, buscou dar um dimensão dos espaços, com áreas voltadas para as ciclovias de até 5 km, ida e volta, para os ciclistas, além de asfaltamento, e serviços de água e iluminação. "Com essas alternativas de venda, com entregas em tempo recorde para os compradores, nos tornamos um 'case' de negócios no Nordeste, com loteamento aberto", explica. Para o empresário, o mercado do Cariri continua aquecido. Tanto que ele chegou a comercializar de novembro do ano passado até agora mais de 1.400 novos lotes voltados a construções de prédios e residências.

Para a corretora e representante do Creci em Crato, Cícera Gomes de Lima, o mercado tem sentido o reflexo econômico e há uma nova forma de negociar, com maior flexibilidade e mais criatividade As vendas, sem dúvida, têm sido impactadas com essa realidade, mas nada que tire otimismo dos compradores.

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.