Frota crescente

Mercado automobilístico de Juazeiro atrai outros Estados

A frota do Município cresce mais que a do Estado do Ceará, proporcionalmente, segundo o Detran-CE

00:00 · 26.07.2015 / atualizado às 17:55 · 09.03.2016
Image-2-Artigo-1897007-1
Auto Shopping Padre Cícero tem sido um sucesso na região do Cariri ( Foto: André Costa )
Image-0-Artigo-1897007-1
Compra dores da cidade e até de outros Estados elogiam a facilidade de encontrar várias marcas numa única área de Juazeiro, facilitando o processo de escolha ( Fotos: Elizângela Santos )
Image-1-Artigo-1897007-1

Juazeiro do Norte. Enquanto o Brasil estagnou-se, na quarta posição no ranking global de vendas de veículos, com cerca de três milhões unidades vendidas, esta cidade da região do Cariri segue com o segmento em alta. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), em apenas seis meses, a frota de veículos em Juazeiro foi de 95.812 para 98.685, sendo que, uma década atrás, a frota que era de 30.363 veículos.

Como maior mercado de automóveis do Interior do Ceará, Juazeiro do Norte ostenta 15 concessionárias (a metade delas surgiu nos últimos oito anos) e aproximadamente 25 revendedoras, oferecendo aos consumidores as mesmas representações de montadoras existentes na Capital, além de um shopping especializado em venda de carros novos e seminovos.

Essa capilaridade, somada às condições facilitadas de pagamentos, atraem compradores até de Estados vizinhos. Além de líder no Cariri, o Município atua com influência sobre 45 municípios do sul do Ceará e mais 34 municípios dos vizinhos Estados da Paraíba, Pernambuco e Piauí.

O pernambucano Ian Lucena de Castro conta que pesquisou bastante em sua cidade, Petrolina, e decidiu se deslocar a Juazeiro do Norte, onde encontrou preços mais vantajosos. "De Petrolina para Recife são mais de 700Km. Com menos da metade eu consigo chegar a Juazeiro. Economizo gasolina e os preços são bem melhores do que os praticados na minha cidade", conta o administrador.

Em dúvida sobre qual modelo comprar, Ian encontra outra razão por ter optado por Juazeiro. "Aqui, em uma rua só, a gente encontra várias revendedoras. Isso dá maior segurança ao cliente, pois que a concorrência é vantajosa para nós". O petrolinense revelou, ainda, o desejo de conhecer o Auto Shopping Padre Cícero e avaliou que Juazeiro está à frente de muitas cidades interioranas do Nordeste.

Gerador do maior Produto Interno Bruto (PIB) do Interior do Ceará - R$ 2 bilhões - o Município está batendo recordes seguidos no crescimento da frota de veículos no Estado, superando Fortaleza e o próprio Estado como um todo. O Detran já reconsidera a estimativa feita em 2013, quando esperava-se algo em torno de 300 mil veículos até o ano de 2020.

Inaugurado no fim de 2013, com atividades comerciais iniciadas em janeiro deste ano, o Auto Shopping conta com dez marcas distribuídas pelos 12 mil metros quadrados de área construída. Cerca de 200 carros ficam expostos para um fluxo mensal de duas mil pessoas. Segundo o administrador, Paulo de Tarso Bezerra, "em média, cinco carros são vendidos diariamente, o que nos faz crer que a crise tão falada não chegou no comércio automobilístico em Juazeiro".

Localizado na rodovia que une as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, o aglomerado de revendedoras está em uma posição estratégica, o que favorece a visita de clientes de outros centros. Bezerra vislumbra um crescimento ainda maior nos próximos anos e observa que parte dos clientes advêm de cidades ou Estados vizinhos.

Expansão

Com essa rede de concessionárias tornando o comércio da cidade ainda mais dinâmico e competitivo, batendo recordes de vendas, e aumentando a frota, o Detran ampliará sua ação e seus programas no Município.

De acordo com o órgão, "em função do crescimento da demanda dos usuários dos serviços do Detran, a Unidade Regional do Cariri ganhará nova sede, já em construção, no Distrito Industrial do Cariri, onde já foi construída a pista de exames de prática de direção, inaugurada ano passado. Também na mesma área, está em construção a sede da Escola de Educação para o Trânsito do Cariri". Outras duas sedes já estão em atividade no Estado. Em Fortaleza, desde 2009, e na cidade de Sobral, na região Norte, inaugurada em agosto do ano passado.

O crescimento no mercado automobilístico, consequentemente, gera uma maior quantidade de veículos circulando nas artérias da cidade. A diretora de Planejamento do Detran-CE, Lorena Moreira, observa que o órgão é requerido para solução de problemas como congestionamentos, falta de estacionamentos, elevação de infrações e e também exigência de melhorias em sinalização.

"Nós estamos atentos a este crescimento e auxiliando a atuação constante do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). É esse órgão de trânsito que gerencia o fluxo de veículos, implanta a sinalização horizontal e vertical; implanta semáforos; e opera os projetos de engenharia, educação e fiscalização. O Detran do Ceará, por sua vez, cuida do registro de veículos e da emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da fiscalização nas rodovias estaduais e nas vias urbanas, abordando os condutores de veículos, para conferir os documentos de licenciamento e de habilitação", explicou Lorena.

Marcas internacionais

Com um forte turismo religioso, mais de 60 cursos universitários, terceiro maior polo industrial calçadista do Brasil, com mais de 200 fábricas e quarto maior polo joalheiro do País, Juazeiro tem se desenvolvido de uma forma surpreendente.

A frota de carro nas ruas, além de grande, impressiona por sua diversificação. Toyota, Hyundai, Nissan, Fiat, Ford, Chevrolet, Volkswagem se misturam às marcas que não possuem revendas autorizadas instaladas na cidade, como BMW, Jeep, Chrysler, Audi, Land Rover, Mercedes-Benz e até Ferrari. Juazeiro segue na contramão da tão falada crise econômica e desponta com crescente nas vendas de carros novos e seminovos.

Números

De acordo com as estatísticas oficiais do Detran, em dezembro de 2000, Juazeiro do Norte tinha 17.995 veículos, enquanto o Estado no geral possuía frota de 633.871. Cinco anos mais tarde, o Município saltava para 30.363 veículos; e o Ceará para 961.946 veículos.

Em cinco anos, de 2000 a 2005, o crescimento da frota de Juazeiro superou o de Fortaleza e do próprio Estado do Ceará como um todo: Juazeiro cresceu 68,73%; Fortaleza, 31,86% e Ceará todo cresceu 51,76%.

Nos cinco anos seguintes, entre 2005 e 2010, o crescimento da frota de veículos do Juazeiro foi ainda maior. Em dezembro de 2010, o quadro da frota no Estado era 1.706.3671 veículos, ao passo em que Juazeiro do Norte já atingia a marca de 62.411 veículos. Um crescimento de 105,55%. O Ceará cresceu 77,39%.

No mercado global, a China bateu recorde, cresceu 8.8% e manteve a liderança, encerrando 2014 com 21 milhões de veículos vendidos. Os Estados Unidos aparecem na segunda colocação, com alta de 5.9%, seguido de perto pelo Japão, com de 4.5% nas vendas.

O Brasil manteve a 4ª posição, no entanto, retraiu 6,9% na quantidade de carros vendidos. A Alemanha fecha o top5, com alta de 3.2%. Essa comparação foi realizada entre os anos de 2013 e 2014.

Mais informações:

Auto Shopping Padre Cícero
Avenida Padre Cícero, 3917
Bairro São José - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511-2215
Email: fpempreendimentos@oi.com.br

André Costa
Colaborador

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.