juazeiro do norte

Lojistas participam do 5º Encontro do Varejo

Empresários destacaram a forma de trabalhar de maneira criativa para a expansão dos negócios

00:00 · 24.05.2015
d
Evento reuniu 35 empresas de segmentos do comércio varejista ( fotos: elizângela santos )
d
Com produtos expostos nos estandes, os empreendedores mostraram a capacidade de atrair a clientela dentro de um mercado que desponta para o crescimento em toda a região do Cariri

Juazeiro do Norte. Empresários lojistas estiveram reunidos durante esta semana, neste município, durante o 5º Encontro do Varejo e na Feira do Varejo, que está na sua quinta edição e contou com a participação de 35 empresas de diferentes segmentos, expondo seus produtos e serviços. Empresários destacam a necessidade de trabalhar de forma criativa, num momento oscilante da economia do País, para poder driblar a crise. Na ocasião, foi lançada a Revista O Varejo, edição especial 40 anos. Dentro da programação do aniversário, os ex-presidentes e a primeira diretoria da CDL local foram homenageados.

Com temas atuais para incentivar cada vez mais os lojistas, participaram do encontro cinco palestrantes, que deram relevância ao mercado varejista da região, um dos mais desenvolvidos do interior do Estado.

Ensinamentos

A abertura contou com a apresentação do consultor Empresarial, Marcos Braun. Ele apresentou a palestra "A bola não entra por acaso: o que os 10 clubes mais valiosos do mundo podem ensinar para as empresas brasileiras". O palestrante fez uma análise de como muitas estratégias usadas em campo e, fora dele, podem ajudar no dia a dia da empresa. Além de Marcos Braun, mais quatro palestrantes, dois em cada noite, estiveram presentes. O evento contou com ampla participação de alunos de faculdades da região.

"Essa é uma oportunidade de propagar o conhecimento e aproveitar o espaço do Palácio da Microempresa, para expor os produtos dos empresários da cidade", afirma Michel.

Para ele, a feira é uma forma de mostrar para o empreendedor que é possível sair do espaço de acomodação para driblar a crise. Conforme o presidente da CDL, a cada ano o evento está mais consolidado e a feira só não se tornou maior, por falta de espaço físico do local para vender os estandes.

O varejo em Juazeiro do Norte, conforme o presidente da CDL, tem vivenciado tempos de poucos investimentos e isso representa uma demanda reprimida de duas décadas. "A partir do momento que o governo federal, do estado e o municipal começam a investir, além da iniciativa privada, com políticas de desenvolvimento, incentivando novas empresas, melhorando a infraestrutura, construção, acaba atraindo mais investimentos e eleva a quantidade de consumidores", afirma. Conforme o presidente da CDL, a necessidade de melhoramentos em infraestrutura na cidade é importante, como forma de atrair consumidores e empresários.

Missão

Em setembro, uma comissão de representantes do setor lojistas de Juazeiro do Norte estará participando de uma missão no Panamá, com pequenos e médios empresários. O objetivo é conhecer o mercado e poder adquirir mercadorias do País, além de buscar outra opção de compra fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo Michel, será uma oportunidade de importar diretamente e muitas vezes os empresários não têm conhecimento disso.

Representantes das Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLs) da região estiveram reunidos durante esta semana, em Juazeiro do Norte, em reunião da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), para debater questões ligadas ao atual momento da economia e de como o setor vem se comportando.

Para o presidente da CDL, Michel Araújo, essa é uma grande oportunidade de mostrar para a sociedade a vitalidade do comércio local, que pelo quinto ano está de volta com mais um evento vitorioso, reunindo empresas de diversos gêneros, para expor os seu produtos e serviços. Ele destaca a importância do lojista começar a atuar de forma mais positiva, levando-se em conta principalmente a criatividade, para se sobressair no mercado.

O presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, destacou a iniciativa da CDL de Juazeiro do Norte em promover o evento, demonstrando o desenvolvimento obtido nos últimos anos, por meio do comércio varejista no Brasil. Para ele, este é um momento de unir as lideranças do comércio varejista do interior com o objetivo de fortalecer o setor.

Freiras Cordeiro veio à região do Cariri também com a finalidade de divulgar a realização da 27ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, que acontecerá entre os dias 5 e 6 de setembro deste ano, no município de Ubajara. O evento contará com cerca de 1.500 participantes de todo estado do Ceará e mais de 900 inscrições já foram preenchidas neste objetivo.

Mais informações:

Câmara de Dirigentes Lojistas ( CDL)
Avenida Padre Cícero, 576
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3512-2260

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.