Desenvolvimento Regional

Fiec busca fortalecer indústria

00:00 · 07.02.2016
Image-0-Artigo-2011796-1
A reunião envolveu dezenas de empresários da região e outros Estados, objetivando ampliar os espaços produtivos ( Foto: Elizângela Santos )

Juazeiro do Norte. O fortalecimento da indústria no Cariri foi debatido, na semana que passou, em reunião com dezenas de empresários da região e de outros Estados e uma comitiva de diretores e empresários ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O presidente da Fiec, Beto Studart, destacou a importância do Cariri e da força de trabalho da região para a Economia do Ceará, correspondendo a 6,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

O setor industrial é responsável por 30% da mão de obra dos municípios Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, empregando cerca de 6% dos trabalhadores do Ceará e 7% da indústria no Ceará. No total, são 27.730 empregados atuando na indústria no Cariri. Beto Studart listou alguns projetos da Fiec em desenvolvimento, como o Programa para Desenvolvimento da Indústria, com a realização das Rotas Estratégicas; o Observatório da Competitividade Industrial; a atuação dos Núcleos de Energia, Economia, Meio Ambiente; e de Assuntos Legislativos; além da parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) com o Google, no projeto Google for Education.

Potencial

O representante regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon) na região do Cariri, Felipe Neri, destacou o potencial econômico da região. "A localização do Cariri, o polo educacional e o turismo fazem da região uma das mais promissoras para os negócios", destacou.

O representante da Fiece no Cariri, Marco Tavares, ressaltou que um dos benefícios imediatos da realização da reunião no região é a aproximação dos empresários dos serviços oferecidos pelas casas do Sistema Fiec. "Com essa reunião poderemos passar demandas específicas da região para impulsionar as empresas e negócios, com foco na qualificação dos colaboradores", disse.

O presidente do Sindindústria, Antônio Mendonça, ressaltou a importância da presença da comitiva da Fiec no Cariri. "Sempre acompanhamos as reuniões em Fortaleza e lamentamos que nossos associados e empresários da região não possam também. É um momento especial para nós", destacou. Como secretário do Desenvolvimento Econômico de Juazeiro, ele tem buscado apoio para se investir em área de distritos industriais na cidade.

No intuito de fortalecer o polo, o município de Juazeiro do Norte vem buscando espaço, por meio dos seus representantes, para a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino. No ano passado, representantes do Município participaram de audiência na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, com a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discutiu a implantação do projeto.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.