fundação casa grande

Festejos começam já na próxima terça-feira

00:00 · 13.12.2015
1
A Casa Grande também é uma referência na realização de projetos culturais de Nova Olinda

Nova Olinda A programação de comemoração do aniversário dos 23 anos da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, será iniciada na terça-feira, dia 15, com oficina de Perna de Pau com a Cia. Carroça de Mamulengos, às 15 horas, e sessão de cinema Cine Café Volante, à noite. Também serão realizados espetáculos, shows e visitas educativas ao longo da semana. A Casa segue a tradição de valorização dos mestres da cultura popular e renovação do Sagrado Coração de Jesus, que acontece no dia do aniversário.

A solenidade de assinatura de inauguração do Instituto de Arqueologia do Cariri - Urca, com assinatura de Convênio de Pesquisa, Ensino e Extensão, entre a Fundação, Urca e UFPI, será às 19 horas, com o corte do bolo em seguida e festejo com o grupo Flor de Pequi.

Segundo a direção da entidade, a renovação acontece no momento de confraternização entre as famílias e amigos da Casa. Esse costume foi preservado pelo casal de fundadores, Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, desde o dia em que as portas da Casa passaram a ser oficialmente abertas, em 1992.

Na sala de entrada da Casa, a parede representa um santuário, com imagens que retratam o Sagrado e transmitem a proteção aos moradores, seguindo os costumes das casas sertanejas. Na programação, haverá, às 9 horas do dia 18, o Seminário de Conclusão do Curso de Extensão em Arqueologia e Gestão do Patrimônio Cultural da Chapada do Araripe, realizado por meio de uma parceria da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com a Fundação Casa Grande.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.