ensino superior

Faculdade Leão Sampaio já reúne 8.500 mil alunos

A instituição, na visão de seu diretor, cresceu de modo rápido, sem se descuidar da qualidade de seu quadro docente

00:00 · 12.10.2014
Image-0-Artigo-1718184-1
Unidade de ensino superior é referência para o Ceará e Estados vizinhos ( FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS )
regional
O colégio Objetivo foi fundado em 1990. A instituição tem adotado um projeto pedagógico neste tempo com vistas à interatividade ( FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS )

Juazeiro do Norte. Um dos grandes referenciais do crescimento deste município está centrado, principalmente, na última década com a implantação de instituições de ensino superior em Juazeiro do Norte. Já se somam mais de 70 cursos e cerca de 25 mil estudantes universitários. É com essa realidade, que a maior parte dos especialistas destaca o desenvolvimento da cidade, com foco nas faculdades como vetores do fortalecimento desse processo. Com a finalidade de indicar essa realidade, instituições de ensino superior já tomam a linha de frente desse segmento, de acordo com a preferência do público. Este ano, o Prêmio Grandes Marcas reconhece a Faculdade Leão Sampaio, implantada em setembro de 2001 em Juazeiro do Norte.

A instituição foi considerada preferencial do público consultado, por meio do Instituo Vox Populi, com a parceria com o jornal Diário do Nordeste. Foram consultadas 600 pessoas, para chegar a esse resultado. A Faculdade Leão Sampaio foi uma das pioneiras no processo de implementação de cursos particulares. Atualmente conta com 8.500 estudantes e seus 13 cursos de graduação e Núcleo de Pós-Graduação.

A instituição começou a atuar com duas turmas, do curso de Administração de Empresas. Eram cerca de 100 alunos. A partir do segundo ano e com a aprovação de novos cursos pelo Ministério da Educação (MEC), alguns deles na área da saúde, conforme o diretor presidente da faculdade, Jaime Romero de Souza, verificou-se que a instituição cresceu de forma rápida, principalmente em virtude da credibilidade e da boa imagem conquistada junto à comunidade, empresários e alunos.

Clínica

Logo implantou seu segundo Campus, direcionado aos cursos da área de saúde, iniciou a "Faculdade Aberta para melhor idade", com o objetivo proporcionar aos idosos da região a oportunidade de voltarem a estudar e serem novamente membros integrantes de um grupo de pessoas que podem trocar vivências e experiências. No ano de 2009, inaugurou o seu terceiro campus e, em seu anexo, a Clínica Escola responsável por ofertar à comunidade serviços de qualidade na área de saúde.

Hoje, a Faculdade conta com aproximadamente 8.500 estudantes, dentro dos seus 13 cursos de Graduação e núcleo de Pós-Graduação. De acordo com Jaime Romero, atingiu-se nos últimos anos a pontuação entre as melhores do Nordeste, do qual faziam parte as maiores universidades do país. Já se somam três premiações da instituição, em nível nacional, tendo como principais critérios a qualidade educacional e os serviços prestados à sociedade.

Outro fator relevante que tem credenciado a Faculdade Leão Sampaio é a qualificação dos professores. Mais de 50% dos docentes são mestres e doutores e os demais especialistas. Segundo o diretor Jaime Romero, a instituição recebe estudantes de todo o centro-sul e sul do Ceará, além de municípios de estados, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Com isso, se caracteriza como uma instituição regional. A grande carência por profissionais nas diversas áreas de gestão, Assistência Social, Direito e saúde, levou a faculdade a desenvolver projetos que viessem ao encontro das principais demandas da sociedade. "A faculdade, após anos de funcionamento, é um referencial na região. A busca sistemática da excelência educacional e a melhoria contínua, tem como foco o aluno e o desenvolvimento da região", ressalta.

Uma das constantes preocupações da Leão Sampaio não reside apenas em formar novos profissionais para o mercado de trabalho, mas, conforme Romero, em inserir essas pessoas, com trabalhos de pesquisa e extensão que possam gerar uma nova ordem social, propiciando novas ideias e mudanças nos campos econômico e social, dentro do seu raio de atuação.

Projetos na área da saúde têm beneficiado a população local. Jaime Romero cita os mais de 40 mil atendimentos gratuitos no setor da saúde nos últimos anos nas áreas de odontologia, fisioterapia, análises clínicas, enfermagem e psicologia, dentro da clínica-escola da faculdade e mais instituições conveniadas. Também foram arrecadas mais de 100 toneladas de alimentos, ajudando na redução do índice de desnutrição.

A inclusão social tem sido um fator preponderante nos trabalhos, como mais de 60% dos estudantes beneficiados com bolsas de estudos ou financiamento estudantil. "Aqui estamos possibilitando o filho do pobre estudar na mesma escola do filho do rico. Reduzindo de forma significativa a desigualdade social da região", afirma Romero. Outros projetos de inclusão são desenvolvidos pela instituição. (E.S)

Mais informações:

Faculdade Leão Sampaio
Avenida Padre Cicero, n° 2830
Bairro Triângulo
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 2101.1000

Objetivo e Paraíso têm reconhecimento

Juazeiro do Norte. O destaque do setor educacional levou nomes de instituições educacionais à preferência do público, segundo pesquisa realizada pelo Instituo Vox Populi. O Colégio Objetivo de Juazeiro e o Paraíso foram consagrados pela população local. Durante esta semana, os colégios receberam o Prêmio Grandes Marcas, em sua segunda edição, destacando a educação como um dos segmentos fundamentais para o desenvolvimento regional.

Com mais de duas décadas de atuação em Juazeiro do Norte, o colégio Objetivo foi fundado em 1990. A instituição tem adotado ao longo desses anos, um projeto pedagógico com vistas à interatividade, privilegiando diálogo, na busca constate de uma sólida base de conhecimento. Os resultados são contabilizados pela grande equipe de educadores que se formou durante esse período. São mais de 110 educadores e 54 professores que assumem uma postura em busca da educação qualificada, para 3.100 alunos.

Segundo a diretora da Escola, Ana Cláudia Ribeiro, o Colégio Objetivo nasceu como resultado de um empreendimento e hoje um sonho idealizado. Com a expansão, teve que ampliar a rede educacional, além do ensino médio, que era a proposta inicial. Conta com a Educação Infantil, Fundamental até o Ensino Médio. "Procuramos oferecer oportunidade aos alunos de participarem de aulas dinâmicas e tecnológicas, um laboratório de redação, onde o aluno interage com o professor; dispondo de ampla liberdade, conforto e concentração para a produção de textos, salas de aulas equipadas para ofertar aos alunos um espaço físico propício a aprendizagem", diz Ana Cláudia. (E.S)

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.