fósseis

Estudos ampliam horizontes

00:00 · 27.09.2015
Image-0-Artigo-1936881-1
A Bacia do Araripe tem uma variedade de fósseis do Período Cretáceo, incluindo peixes, ostracodes, gastrópodes, tartarugas, crocodilianos, dentre outros

Juazeiro do Norte. Com os estudos sobre o espécime de camarão, que remonta ao período Cretáceo, quando os dinossauros ainda percorriam o planeta, houve uma expansão dos horizontes científicos.

> Pesquisa explica formação de fósseis

Para a revista Analytical Chemistry, "a técnica fornecida evidencia pela primeira vez um processo de fossilização raro ocorrido na Bacia do Araripe. Também mostrou que o fóssil ao longo de milhões de anos desenvolveu um padrão fractal característico ainda inexplicado. Tal padrão é presente em flocos de neve, mas também encontrado em estruturas tão grandes como galáxias espirais", destaca . O estudo, de natureza interinstitucional, envolveu a Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Universidade Sagrado Coração (USC - Bauru/SP), tendo à frente da análise dos dados físicos os professores doutores Amauri J. Paula (UFC), e João Herminio da Silva (UFCA).

Participações

No estudo de natureza paleontológica participaram, dentre outros, os professores doutores da Urca, Àlamo Saraiva e Allysson Pinheiro.

A Bacia do Araripe está localizada nas fronteiras geográficas dos estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e se estende por cerca de 10000 km.

A Bacia do Araripe tem uma variedade de fósseis do Período Cretáceo, incluindo peixes, ostracodes, gastrópodes, tartarugas, crocodilianos, pterossauros e dinossauros e plantas primitiva com flores.

A área apresenta uma diversificada estrutura estratigráfica composta por calcários laminados, arenitos, evaporites, folhelhos, e concreções. Além disso, uma vez que a região detém depósitos de gipsita, calcários e argilas é possível encontrar fósseis produzidos por diversos processos químicos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.