Esporte

Equipe de rugby avança para o torneio brasileiro

Os atletas têm sido responsáveis pela propagação da modalidade esportiva no município

00:00 · 22.02.2015
Image-1-Artigo-1801340-1
O time principal é composto por jogadores entre 17 e 29 anos ( Foto: Aline Nascimento )
Image-0-Artigo-1801340-1
Recentemente, a equipe conquistou a façanha de vencer a segunda etapa do Campeonato Cearense de Rugby. A vitória foi reconhecida pelas demais equipes que participaram da competição como inédita

Aurora. Única equipe a representar o Ceará durante a realização do torneio qualificatório para o Circuito Brasileiro de Rugby Sevens Masculino, realizado no último fim de semana, em Santa Catarina, o time do Aurora Rugby Club, ou os "Guariús", como os atletas preferem ser chamados, ganha, a cada dia, mais admiradores e simpatizantes.

Participante de torneios estaduais e nacionais, a equipe tem sido responsável pela propagação da modalidade esportiva no município a ponto de a Secretaria Municipal de Educação já estudar a possibilidade de inserir o esporte de forma oficial no currículo escolar da rede pública municipal de ensino.

Praticado por moças e rapazes na faixa etária dos 15 aos 29 anos, os atletas têm conseguido atrair grande número de expectadores ao estádio municipal durante dias de jogos da equipe do Aurora Rugby Club. Recentemente, a equipe conquistou a façanha de vencer a segunda etapa do Campeonato Cearense de Rugby. A conquista foi vista pelas demais equipes que participaram da competição como inédita, tendo em vista o time representante do município de Aurora ter sido formado há pouco mais de onze meses.

"Já há uma parceria entre as secretarias de Juventude e Esporte e Educação para que a modalidade passe a fazer parte do currículo escolar de todas as unidades educacionais do município. A intenção é garantir que os alunos, principalmente os mais novos, também passem a conhecer e praticar o rugby", informou o secretário de Esportes de Aurora, Pedro Henrique Macedo, avaliando que a modalidade esportiva deve ser vista como importante equipamento de transformação social no Município.

A equipe responsável por atrair a juventude local à prática, até então desconhecida do grande público, é composta por 15 jogadores, de idade entre 17 e 29 anos. A maioria ainda não terminou o Ensino Fundamental. Mas, há, também, profissionais liberais, estudantes universitários e atletas que já concluíram o Ensino Superior. As participações são voluntárias e, como forma de prestigiar e incentivar os atletas, o município se responsabiliza pelos gastos de hospedagem, traslado e alimentação nos dias de competição.

Temporada

O sucesso adquirido pelos atletas, por meio das conquistas que a equipe vem conseguindo a cada nova competição, faz com que o esporte cresça de maneira impressionante na cidade. Em áreas onde o futebol de várzea é costumeiramente realizado, já é possível verificar jovens praticando ou iniciando os primeiros passos na nova modalidade.

Para a temporada 2015, o clube se prepara para iniciar trabalhos voltados às competições estaduais e também de certames que venham a acontecer na região Nordeste. "Após a participação no estadual, onde conquistamos a segunda etapa da competição, no ano passado, nós representamos o Ceará durante um torneio realizado na cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte. A intenção da equipe é que, a partir deste ano, haja o crescimento do nosso volume de jogo e, consequentemente, tenhamos condições de disputar tanto as competições daqui como as que surgirem no Nordeste afora", informou Lamarck Dias, que atua como uma espécie de técnico e porta-voz da equipe.

Mulheres

Além da equipe masculina, o secretário Pedro Henrique Macedo ressaltou que o público feminino também está representado por atletas que têm praticado o esporte. "As mulheres ganharam gosto pela prática do rugby. Essa presença feminina garante a quebra de certos paradigmas e propícia uma interação importante", disse. (R.C.)

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Aurora
Centro Administrativo
Avenida Antônio Ricardo, 43
Centro
Telefone (88) 3543-1022

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.