Juazeiro do Norte

Distrito industrial começará a funcionar com 36 novas empresas

A previsão de funcionamento das empresas no polo é começar já no segundo semestre de 2015

00:00 · 14.12.2014
Image-0-Artigo-1759066-1
Benefícios irão gerar mais emprego e renda, com atração de novos negócios ( foto: elizângela santos )
Image-1-Artigo-1759066-1
Os segmentos de calçados e metalurgia serão alguns que dos contemplados com a instalação de empreendimentos em Juazeiro do Norte, que contará com investimentos da iniciativa privada ( Foto: Roberto Crispim )

Juazeiro do Norte. Cerca de 36 novas empresas tiveram suas escrituras de posse garantidas pela administração local para se instalarem, nos próximos meses, no loteamento Campo Alegre, onde funcionará o terceiro distrito industrial deste município. Localizado no bairro Planalto. O novo equipamento possui área de 115 mil quadrados, dividida em três quadras.

Na maior delas, será possível a instalação de até 30 empresas, enquanto que nas duas outras, a capacidade de aporte garantirá a presença de até três indústrias em cada um dos espaços. Os setores de calçados, moda íntima, joias e folheados, reciclagem, materiais sintéticos, componentes e acessórios farão parte do novo distrito e possuem previsão de funcionamento e produtividade para o segundo semestre do próximo ano.

Homenagem

Com a criação do novo distrito industrial, o município calcula que sejam criados, pelo menos, cinco mil novos empregos diretos e outras três mil ocupações indiretas. O equipamento se chamará Distrito Industrial Francisco Soares da Silva, em homenagem a um empresário juazeirense do ramo calçadista que iniciou sua produção em uma pequena "fabriqueta" de fundo de quintal, e receberá por parte da Prefeitura obras de infraestrutura para criação de vias de acesso e instalação de redes de energia e de abastecimento de água. O valor dos investimentos é de cerca de R$ 49 milhões. Os recursos são da iniciativa privada.

O município possui um distrito industrial em funcionamento, no bairro São José, onde a produção é feita por 14 indústrias ali instaladas. Outro equipamento, de menor porte, funciona nas proximidades do Parque de Vaquejada da cidade, onde estão instaladas oito empresas. Com a criação do terceiro distrito industrial, Juazeiro do Norte espera criar um polo de produção industrial suficientemente fortalecido para garantir a ampliação econômica do município, a partir do alavancamento do seu Produto Interno Bruto (PIB), e confirmar, com a criação de novas vagas de trabalho, a melhoria da condição de vida da população local.

"O objetivo é fazer com que Juazeiro do Norte se transforme em uma das mais importantes cidades do Ceará no que diz respeito à produção industrial, geração de emprego e renda e fortalecimento da sua economia interna", avaliou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Antônio Barbosa Mendonça.

Conforme o secretário, o município está buscando, junto à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), parceiras no sentido de que este novo equipamento possa receber as obras de infraestrutura no menor espaço de tempo possível. "A intenção é também gerar economia para o município de Juazeiro do Norte. Nosso interesse é que a Adece possa nos auxiliar, principalmente com os projetos de construção das redes de energia e de abastecimento no novo distrito industrial", revelou Antônio Mendonça.

Além de Juazeiro do Norte, os municípios de Crato e Missão Velha também buscam construir distritos industriais objetivando o aquecimento de suas economias e a geração de emprego e renda às suas populações. Em Crato, o projeto de construção do equipamento está na fase de análise ambiental pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A expectativa no município é que o laudo a ser expedido pelo órgão estadual esteja pronto nos próximos 90 dias. "Nós estamos aguardando a aprovação do laudo pela Semace para que tenhamos autorização para o início das obras de construção do equipamento", disse o secretário do Desenvolvimento Econômico de Crato, Venâncio Saraiva.

Mais informações:

Prefeitura de Juazeiro do Norte
Telefone (88) 3566-1082
Prefeitura Municipal do Crato
Telefone (88) 3521-9600

Roberto Crispim
Colaborador

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.