Roteiro diferenciado

Concurso gastronômico agita Crato e Juazeiro

O restaurante Pau D'arco, da cidade do Crato, foi vencedor, com o prato Escondidinho do Cariri

00:00 · 23.11.2014
Image-0-Artigo-1745187-1
Os estabelecimentos participantes do Concurso Gastronômico foram julgados por duas caravanas durante a Mostra Sesc Cariri de Culturas ( Foto: Elizângela Santos )

Juazeiro do Norte. O itinerário de um público seleto e especializado é o dos restaurantes do Cariri, em busca de conhecer os sabores regionais e os avanços proporcionados no setor de serviços, nos últimos anos, entre outros aspectos. O roteiro gastronômico para a realização do primeiro concurso envolvendo 14 restaurantes da região também depende de sentidos aguçados, observação, para depurar um pouco do que cada estabelecimento pode oferecer de melhor para o seu público. O restaurante Pau D'arco, da cidade do Crato, foi vencedor, com o prato Escondidinho do Cariri. Esse foi o primeiro concurso realizado para restaurantes da região.

A caravana visitou os restaurantes da região a convite do Senac, no período de realização da Mostra Sesc Cariri de Culturas, com a premiação do Concurso Gastronômico. O segundo colocado foi o Self Service Malu (de Juazeiro do Norte), com o prato Purê Sertanejo, e o terceiro lugar ficou com o Restaurante Rockabilly (de Crato), com o prato Sanduíche Rockabilly Hitchcock.

Inicialmente foi realizada uma pré-seleção dos estabelecimentos que queriam participar do concurso, de acordo com os critérios de avaliação, como higiene da cozinha e do local, apresentação, sabor, aroma e textura do prato, além da qualidade do serviço. Esta fase ocorreu em outubro. Já a avaliação final ocorreu no início deste mês, e os critérios para votação dos pratos foram sabor da comida, uso do ingrediente definido pela comissão organizadora do concurso, apresentação do prato, criatividade, temperatura, higiene do estabelecimento e atendimento.

Os estabelecimentos participantes do Concurso Gastronômico foram julgados por duas caravanas durante a Mostra. A primeira caravana esteve composta por um público especializado de chefs, cozinheiros e jornalistas da área de gastronomia. O segundo grupo teve como membros julgadores convidados do Sistema Fecomércio. Os primeiros colocados receberam premiação, sendo o primeiro lugar com uma consultoria do Programa Alimentos Seguros, o segundo com um final de semana no Sesc Iparana (Com passagem de ida e volta) e o terceiro lugar com uma placa de reconhecimento.

O Concurso Gastronômico foi produzido pelo Senac e Sesc e contou com a participação de restaurantes situados em Juazeiro do Norte e Crato. Todos os pratos tinham como ingrediente principal a carne de sol. Segundo Ivan Prado, consultor de gastronomia do Senac, será uma ação piloto visando promover a gastronomia e contribuir para o crescimento do setor.

Para o empresário Ricardo Ferreira, proprietário do Restaurante Pau D'Arco, ganhar o primeiro lugar foi emocionante e também uma responsabilidade a mais. "A premiação só reafirma a certeza de cada dia melhorar no que fazemos. Foi uma disputa com qualidade e o concurso só mostrou que temos potencial para atender de forma excelente a todos que aqui vierem".

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, a competição será uma forma de proporcionar a qualificação do setor, com mais investimentos e capacitação. Uma avaliação importante de um público especializado. Ele destaca o êxito das equipes em poder proporcionar um resultado qualitativo e que mostra a evolução desse segmento na região, nos últimos anos. "Isso proporciona um empenho maior e movimentação do trade", diz ele, ao destacar o trabalho de capacitação, além da contribuição dos olhares mais críticos em relação ao que é ofertado atualmente nas duas principais cidades da região. Júnior ainda destaca que esta é uma oportunidade para todos os participantes e restaurantes em geral de poderem abrir espaço para investimentos nas áreas de designer, entre outros setores, abrindo com isso uma demanda maior para melhorias no segmento.

Além do Concurso Gastronômico, o Senac realizou cinco Roteiros Turísticos, dentro do Projeto Praticando Turismo no Cariri, e três Oficinas de Ecoaventura, com a presença de cerca de 135 participantes entre moradores da Região do Cariri e turistas. O Projeto Praticando Turismo no Cariri visou divulgar o potencial turístico da Região aos participantes da Mostra e ao público em geral, cujos roteiros foram elaborados por alunos do curso de Técnico em Guia de Turismo do próprio Senac. (E.S.)

Mais informações:

Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac)
Rua São Luís - São Miguel
Juazeiro do Norte - CE
(88) 3566-4790

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.