Juazeiro do Norte

Começa a montagem do cenário para a apresentação da Paixão de Cristo

Embora o espetáculo somente aconteça em abril, a organização do evento já iniciou os preparativos

22:00 · 07.02.2015 / atualizado às 00:00 · 08.02.2015
Image-0-Artigo-1792885-1
A medição do palco principal faz parte dos arranjos para a realização teatral ( Fotos: Elizângela Santos )
Image-1-Artigo-1792885-1
A expectativa é de que a cada dia de apresentação o anfiteatro do Centro Multifuncional de Serviços do Cariri receba um público de 10 mil pessoas

Juazeiro do Norte. Começa ainda neste mês a montagem do mega cenário para a apresentação do espetáculo da Paixão de Cristo, neste município, que acontecerá de 3 a 5 de abril, durante a Semana Santa. A expectativa é que a cada dia de apresentação o anfiteatro do Centro Multifuncional de Serviços do Cariri receba um público de 10 mil pessoas. O evento terá um elenco formado por atores nacional e regional.

Entre os nomes cotados para o papel principal está o do ator Thiago Lacerda, para representar mais uma vez em sua carreira, Jesus Cristo. Serão cerca de mil pessoas mobilizadas, desde o planejamento, execução, montagem, oficinas, além de uma feira religiosa que acontece durante o período. A meta é que nos três dias pelo menos 30 mil pessoas assistam ao espetáculo.

O projeto da Paixão de Cristo de Juazeiro foi aprovado ano passado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com valor de R$ 1,2 milhão. O evento contará com direção artística do ator e diretor Sílvio Guindane, do Rio de Janeiro, que durante esta semana estará no município para anunciar o elenco principal do evento.

O local onde haverá as apresentações, que receberá um cenário em tamanho real e com sete estações, recebeu a visita, na última semana, de um corpo técnico e empresários responsáveis pela montagem do espaço, além de uma tenda gigante onde será realizada a feira religiosa.

Segurança

Todos os cuidados relacionados ao espaço do Centro Multifuncional, que pela primeira vez recebe um espetáculo de grande porte, estão sendo tomados, principalmente em relação à segurança do público, que irá ao local durante os três dias de apresentações. A equipe do evento, juntamente com a produção, a idealização do cenário e os empresários da Frank Borges Eventos, que realizaram a Fan fest, em junho do ano passado, em Fortaleza, avaliaram a área do anfiteatro sob várias perspectivas. A primeira impressão dos técnicos é que o cenário é perfeito para um acontecimento desta dimensão.

Juazeiro do Norte tem uma tradição, por ser uma cidade de romaria, de apresentações da Paixão de Cristo. São grupos espalhados por vários bairros da cidade. Desta vez, a ideia é poder reunir grande parte desses atores secundários e figurantes, que poderá, além de atuar, receber oficinas com atores profissionais do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Para isso, serão realizadas oficinas uma semana antes das apresentações.

Já foram iniciadas as inscrições para seleção dos atores e figurantes em participar por meio do site criado pela produção, que é o www.Paixaodejuazeiro.Com.Br. Segundo o produtor executivo, Juninho Batista, serão mais de 230 pessoas contratadas e que receberão cachês pelas participações. Na próxima semana, o diretor artístico, Sílvio Guindane, estará em Juazeiro do Norte, onde irá realizar os primeiros testes para escolha dos atores locais que irão participar das encenações.

A área, de quase 30 mil metros quadrados, fica próxima ao Luzeiro do Sertão, apontado como primeiro local para a construção da cidade cenográfica. Por meio de uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, o evento foi transferido para a anfiteatro, que abriga uma superestrutura e receberá o público proposto para assistir às apresentações. Segundo Juninho Batista, a ideia é também proporcionar um trabalho social, com as oficinas de formação, além da interação e troca de experiências que será proporcionada entre os artistas do sul, sudeste, Cariri e Estado cearense. "Com certeza será um grande momento para a arte local e a religiosidade, com esse grande espetáculo que a região do Cariri vai receber", diz ele.

Batista destaca também o impulso ao turismo na cidade, proporcionado não apenas com o espetáculo da Paixão de Cristo. A feira religiosa, segundo ele, será um dos grandes atrativos no momento em que a cidade recebe milhares de romeiros de todo o Nordeste.

Montagem

O idealizador e responsável pela elaboração do cenário, Demontier Araújo, afirma que a execução dos serviços para iniciar a montagem da cidade cenográfica será iniciada possivelmente no dia 20 de fevereiro.

Para isso, será utilizada a gigantesca arena projetada para os grandes espetáculos religiosos de Juazeiro do Norte. O espaço do anfiteatro do Centro Multifuncional pela primeira vez será utilizado e com a perspectiva de lotação máxima de público. O local conta com áreas de acesso para cadeirantes. Também serão instalados camarotes na parte de um dos espaços superiores.

Ao centro, um grande palco circular servirá para a montagem das sete estações, que incluem o grande portal de entrada, templo de Jerusalém, o rio onde Jesus foi batizado por João Batista, cenáculo, fórum romano, a ressurreição, ao centro, e sepulcro. (E.S.)

Mais informações:

A Paixão de Cristo de Juazeiro do Norte

Rua Menino Jesus de Praga, 279
Telefone: (88) 8879- 1475

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.