Solidariedade

CD vai auxiliar mestre Raimundo

O disco destaca a Chapada do Araripe e a inspiração maior no trabalho da Banda Cabaçal

00:00 · 20.03.2016
Image-0-Artigo-2032653-1
O CD "Chapada do Araripe, um canto ao mestre Raimundo", em prol do tratamento do líder da banda cabaçal bicentenária, do Crato ( Fotos: Elizângela Santos )
Image-1-Artigo-2032653-1
O mestre da cultura, Raimundo Aniceto, que aos 83 anos sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em novembro do ano passado

Crato. Pelo som dos pifes e dos tambores, artistas do Cariri, sensibilizados com o processo de recuperação do mestre da cultura, Raimundo Aniceto, que aos 83 anos sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em novembro do ano passado, decidiram gravar o CD "Chapada do Araripe, um canto ao mestre Raimundo", em prol do tratamento do líder da banda cabaçal bicentenária, do Crato. A temática, como não poderia ser diferente, traz o contexto regional, a Chapada do Araripe e a inspiração no motivo maior dele acontecer, que é o mestre.

Um dos coordenadores do trabalho é o professor e compositor, Kael Rocha. Segundo ele, toda a produção do disco será doada a família para que faça a comercialização e destine toda a arrecadação ao tratamento do mestre Raimundo. Os patrocinadores terão direito ao uso de suas marcas no CD, como também divulgação na imprensa.

Músicos, cantores e compositores do Crato estão reunidos no intuito de produzir o trabalho. O disco conta com 11 canções com composições de nomes como Abidoral Jamacaru, Alemberg Quindins, Lifanco Kariri, Jackson Bantim, Cícero do Assaré e do próprio Kael Rocha, que assina a maioria das faixas.

Ele destaca a necessidade de se obter recursos financeiros para dar sequência ao tratamento. O mestre Raimundo, desde que sofreu AVC, tem tido o apoio de familiares e alguns amigos. Inclusive para o tratamento fisioterápico, que foi primordial logo que o mestre recebeu alta do hospital, no qual passou mais de dez dias internado.

Uma campanha pelas redes sociais foi iniciada desde que ele retornou para sua residência, por não ter condições de realizar o tratamento com fonoaudiólogo e outros profissionais de saúde, a exemplo de um neurologista. "Mas, agora, com esse disco, a ajuda será bem maior", afirma Maria do Socorro da Silva, filha do mestre e que vem acompanhando todo o processo de tratamento do pai.

Ela afirma que mestre Raimundo tem recebido bastante apoio para os tratamentos. Atualmente ele vem sendo acompanhado por duas fonoaudiólogas e um neurologista, além de continuar com as fisioterapias. "Tem sido uma recuperação lenta, inclusive em relação aos movimentos do braço direito e a recuperação da fala", conta. Além disso, vem tendo acompanhamento em casa de médicos da Secretaria da Saúde.

Do projeto, sairá também um clip, com a participação de movimentos culturais da Região, além da participação do grupo dos Aniceto, incluindo bandas de reisado, maneiro pau, entre outros grupos. O trabalho terá a produção de Geovany Brasil. Ele ainda destaca a importância da participação dos patrocinadores, para cobrir as despesas de produção, como estúdio de gravação, mixagens, edição, prensagem e masterização. Entre as canções tem uma em homenagem ao integrante da banda cabaçal, com o nome Mestre Raimundo. Na letra, de Lifanco e Kael, o mestre é chamado para dançar, festejar, celebrar e cantar, com ele fez a vida toda.

Mais informações:

Banca Cabaçal dos Irmãos Aniceto
Rua Manoel Macedo, 301
Bairro Seminário - Crato - CE
Telefone: (88) 3523-2365

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.