Segundo turno

Cariri pronto para a escolha de presidente e governador

O efetivo policial será fortalecido, inclusive em Juazeiro do Norte, que contará com reforço das Forças Armadas

00:00 · 26.10.2014
Image-0-Artigo-1726994-1
Material que será usado no pleito já está à disposição da Justiça Eleitoral da Região do Cariri
Image-1-Artigo-1726994-1
Mais de 280 mil eleitores devem ir às urnas nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, sendo somente em Juazeiro, 147.713 eleitores ( fotos: Elizângela Santos )

Juazeiro do Norte. O Cariri está pronto para o segundo turno das eleições que apontarão os escolhidos à Presidência da República e ao Governo do Estado, neste domingo (26). A Justiça Eleitoral espera que o pleito seja tranquilo como foi no primeiro turno. O trabalho é de continuidade, mas toda a mobilização e planejamento se repetem em todas as localidades.

Mais de 280 mil eleitores devem ir às urnas nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, sendo somente em Juazeiro, 147.713 eleitores, o terceiro maior colégio eleitoral do Estado. Destes, segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Juazeiro, Patrícia Vieira, 13.724 não votaram e não justificaram a ausência no primeiro turno, totalizando uma abstenção de cerca de 9%, representando a menor abstenção da Região do Cariri.

Já os que justificaram foram 517, mas a Justiça Eleitoral espera que esse número cresça em razão de aproximar-se de período de romaria e muitos já estarem passando pela cidade, no dia da eleição.

No Crato serão 87.738 eleitores, que deverão votar em 101 locais, onde foram distribuídas as 285 urnas eletrônicas. Serão 24 urnas de contingência para algum caso de problemas com as máquinas.

Na cidade de Barbalha, vota um dos candidatos ao cargo de Governador do Estado, Camilo Santana, do Partido dos Trabalhadores (PT). Além dele estarão votando também 41.741 pessoas. Serão 126 urnas, distribuídas em 40 locais do Município, com 10 de contingência a mais.

Agilidade

Em Juazeiro, são duas Zonas Eleitorais, a 28ª com 68.065 eleitores e a 119ª que tem 79.648 eleitores. Serão 501 seções de votação e será destinado pela primeira vez um posto para às justificativas de votos, no Educar Sesc, ao lado da Basílica de Nossa Senhora das Dores.

A meta é dar mais agilidade ao processo nos locais de votação, porém quem desejar pode também justificar seu voto em qualquer outra seção eleitoral. São 555 urnas distribuídas na cidade e distritos.

Serão 51 urnas de contingência. Seis urnas tiveram que ser substituídas no primeiro turno por terem apresentado algum tipo de problema e segundo a chefe de cartório, as unas que substituíram passam a ser as oficiais do segundo turno. Um levantamento realizado pelo cartório eleitoral em Juazeiro do Norte, apontou 857 eleitores com deficiência e foram realizados cadastros em 405 seções para facilitar o processo para essas pessoas.

Segurança

Nas três cidades, o efetivo policial estará fortalecido, inclusive em Juazeiro haverá reforço de tropas das Forças Armadas. No Cariri, além de Juazeiro do Norte, a cidade de Mauriti também deverá receber reforço. A presença das Forças Armadas foi autorizada pelo Tribunal Superior (TSE), através de decisão do ministro João Otávio Noronha. A medida é para assegurar a realização segura e fiscalização do pleito neste domingo. As tropas devem atuar em cinco municípios do Estado e foi um pedido do Ministério Público Eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará e do governador Cid Gomes. De acordo com o Capitão da Polícia Militar de Juazeiro, Valdenor Agra, a orientação recebida do Comando Geral da PM é de que a Polícia aja com total imparcialidade.

Qualquer denúncia ao TRE, a Promotoria ou a qualquer representante legal dos órgãos que trabalham nas eleições serão apuradas. Agra afirma que a corporação está para apoiar e promover a democracia, protegendo os cidadãos. O Cartório Eleitoral considera que a demora na votação por conta da biometria não se repita, uma vez que o sistema já foi testado no turno anterior e neste domingo apenas dois cargos estão em disputa.

Biometria

Juazeiro é a única cidade do Cariri a usar o sistema de urnas biométricas. O recadastramento aconteceu em várias datas do ano passado, mas mesmo assim muitos eleitores não compareceram para fazer a revisão eleitoral. Fato que diminuiu o número de votantes na terra do Padre Cícero. Hoje o eleitorado de Juazeiro representa apenas 54% da sua população, enquanto outros municípios menores possuem percentuais bem maiores de população votante.

Mirelly de Moraes
Colaboradora

Mais informações:
 
28ª Zona Eleitoral Juazeiro do Norte
Rua Interventor Erivano Cruz, 75, Matriz - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3566.1057

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.