obras

Anel Viário está 80% concluído

00:00 · 03.01.2016 por Elizângela Santos - Colaboradora
Image-0-Artigo-1993421-1
O trecho de 3,4 quilômetros está com asfaltamento, restando a sinalização e deverá ser inaugurado até o fim do primeiro trimestre ( Foto: Elizângela Santos )

Juazeiro do Norte. As obras da primeira etapa do Anel Viário, em Juazeiro do Norte, estão com mais de 80% dos serviços concluídos. O trecho de 3,4 quilômetros está com asfaltamento, restando a sinalização e deverá ser inaugurado até o fim do primeiro trimestre deste ano. O projeto do governo do Estado, que recebeu investimento de R$ 17 milhões, faz parte de um planejamento que irá favorecer a mobilidade urbana da cidade, principalmente durante a fase das grandes romarias. Os trechos 2 e 3 deverão ser em breve licitados, perfazendo 8,6 km ao todo.

>Aeroporto registra aumento de fluxo
 
Restam ser finalizadas a sinalização vertical e horizontal, drenagem superficial, além de uma parte da pavimentação. Para o prefeito local, Raimundo Macedo, o Anel Viário ou Avenida do Contorno é de grande importância, por permitir o desvio do tráfego da área central da cidade por uma rota periférica, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito.

O rolamento de cada uma é de sete metros de largura, com canteiro central, bueiros, ciclovias, passeios acessíveis, iluminação e sinalizações horizontal e vertical, numa extensão total de 8,52Km em pista dupla. O trecho 2 da avenida detém 5,17Km, enquanto o trecho final conta com 1,9Km. Os contratos para esses dois trechos já foram assinados pelo secretário estadual das Cidades, Lúcio Gomes, num investimento de R$ 21,5 milhões e a conclusão está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

O trecho 2 começa na ponte sobre o Rio Salgadinho e se estende até o cruzamento com a Rua Beatriz Gondim Santana, enquanto o trecho 3 segue até o encontro com a Avenida Padre Cícero, na saída para o Crato. Outro aspecto importante destacado pelo prefeito, está relacionado com as oito interseções que irão se ligar a outros pontos do município. "Principalmente nas épocas de romarias, a Avenida do Contorno vai contribuir para desafogar o trânsito no centro da cidade", enfatiza.

Trabalhos

A obra foi iniciada no ano passado e paralisou no mês de abril do mesmo ano, vindo a ser retomada no primeiro semestre de 2015. O projeto terá segmento até as proximidades da ponte do Rio Salgado, pegando a Avenida Paulo Maia no segundo trecho. O terceiro fará com que os veículos que forem para Juazeiro do Norte, ou até Fortaleza, pela Rodovia Padre Cícero, tenham que se deslocar sem passar pelo Centro da cidade.

Uma das obras mais importantes na área de mobilidade urbana do Município, o projeto do Anel Viário esteve parado principalmente pela demora na resolução das indenizações a serem pagas aos proprietários dos terrenos desapropriados, além de algumas outras questões judiciais.

Também foram registrados alguns problemas técnicos na obra, financiada pelo Banco Mundial, com execução por meio do governo do Estado, pela Secretaria das Cidades, no Projeto Cidades Ceará.

Segundo a supervisora das Obras do Projeto Cidades do Ceará, Isabella Cantal, esse início dos trabalhos faz parte das ações em uma área muito maior para completar toda a obra de mobilidade urbana na cidade, o que corresponde a um anel viário de cerca de 50 km. (E.S.)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.