Colégio Objetivo

Alunos vão a torneio na Índia

Essa é a segunda vez que os estudantes de Ciências participam de uma competição internacional

00:00 · 02.11.2014
Image-0-Artigo-1730585-1
Os Vencedores estudam no Colégio desde as séries iniciais do Ensino Fundamental
Image-1-Artigo-1730585-1
Para a direção do Objetivo, a competição é valiosa, principalmente por propiciar o aprendizado fora da sala de aula. O entendimento é que a experiência é fundamental para novas descobertas ( Fotos: Roberto Crispim )

Juazeiro do Norte. Pelo segundo ano consecutivo, alunos do Colégio Objetivo, deste município, irão participar de uma competição de conhecimentos na Índia, o Festival Internacional de Ciência Quanta 2014. O certame acontece no próximo dia 13 e reunirá alunos de 46 países de diferentes hábitos e culturas. A delegação brasileira que representará o País na competição será formada por estudantes dos níveis Fundamental e Médio de nove escolas públicas e particulares dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Ceará.

A equipe que representará o Ceará na competição internacional é formada pelos alunos Vinicius Rodrigues de Freitas, do 9º Ano do Ensino Fundamental, Arthur Fernandes de Morais, Guilherme de Sousa Ferreira Dias, Árisson Lopes Luciano, André Ribeiro de Oliveira e Louize Kowalski de Brito, todos do 3º Ano do Ensino Médio. Todos são naturais de municípios do Cariri.

A coordenação do grupo ficará sob a responsabilidade da professora Célia Silva Santos. O embarque da equipe para o continente asiático acontecerá no próximo dia 11. Para estarem entre os componentes da delegação brasileira que participará da competição internacional, os alunos precisaram passar por provas seletivas.

A vaga dos representantes cearenses foi confirmada após o resultado alcançado pelos alunos durante a Olimpíada Matemática Sem Fronteiras. Neste ano, cerca de 50 alunos participaram da seletiva interna. Além das provas escritas, que incluíram questões de Matemática, Física, Biologia, Química e desafio, os candidatos também precisaram construir uma escultura com sucatas de informática. Os testes da seletiva foram realizados no início do mês de agosto passado. Os sete melhores colocados na competição interna acabaram carimbando o passaporte para a cidade de Lucknow, na Índia, onde acontecerá a 20ª edição da Olímpiada "Quanta", entre os dias 15 e 18 de novembro.

No ano passado, quando pela primeira vez alunos do Colégio Objetivo representaram o Ceará na competição, o bom desempenho apresentado pelos competidores acabou resultando em um convite para que a escola participasse de evento similar em Londres, na Inglaterra. A viagem ao "Velho Mundo" só não foi possível por conta da saída de alunos, que se formaram no Ensino Médio. "Um dos critérios na competição inglesa era justamente que os alunos participantes pertencessem à instituição na condição de estudantes matriculados e em pleno gozo dos estudos. Devido ao encerramento de curso de alguns alunos que fizeram parte da competição na Índia, no ano passado, não houve como participarmos da disputa em Londres", explicou a professora Célia Santos, que coordenará a equipe cearense durante o Quanta deste ano.

Austrália

A participação na competição indiana resultou, ainda, em novo convite para, desta vez, o Colégio Objetivo participar de competições na Austrália. "Por meio do resultado alcançado pelos nossos alunos, no ano passado, a gente está conseguindo outras participações em competições internacionais", avaliou Célia.

Segundo ela, eventos desta natureza propiciam aos alunos a oportunidade deles testarem seus conhecimentos em diversas áreas, como Matemática, Robótica, Ciências, Biologia e Química, por exemplo.

Além disso, os alunos também passam a contar, de certa maneira, com uma modificação do próprio cotidiano, ao saírem da rotina diária curricular, passando a descobrir outras culturas, modos e tradições. "Nós do Objetivo entendemos que o aprendizado fora da sala de aula também é fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos, a partir destas novas descobertas", comentou a professora. Os alunos que representarão o Ceará durante as provas da competição internacional são alunos do Colégio Objetivo desde as primeiras séries do ensino fundamental.

Mais informações:
Colégio Objetivo de Juazeiro do Norte
Rua Doutor Floro Bartolomeu
São Miguel
Telefone: (88) 3512-2268

Roberto Crispim
Colaborador

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.