Jornalismo impresso

Alunos publicam jornal e revistas

00:00 · 10.04.2016
Image-0-Artigo-2045272-1
Professor José Anderson Sandes destaca as publicações como fruto de ampla discussão ( Foto: André Costa )

Juazeiro do Norte. Foram lançados, nesta semana, no auditório da Universidade Federal do Cariri (UFCA), os dois primeiros exemplares da revista "Caracteres" e a primeira edição do jornal "Entrelinhas", produzidos ao longo de três anos por estudantes do curso de Jornalismo no Laboratório de Jornalismo Impresso. Um dos orientadores do Laboratório, o professor José Anderson Freire Sandes, destacou que os produtos tiveram ampla discussão com os estudantes, "desde a escolha do nome, linha editorial, pauta, fontes, apuração, imagens, até o texto final da revista".

Multiplicidade

Anderson enfatiza que o "principal traço das duas publicações é a revelação da riqueza e da multiplicidade cultural do Cariri. Ao lado do Cariri do passado, criado pela força do discurso religioso, das romarias, dos cordéis, da xilogravura, do Padre Cícero, descobrimos o outro Cariri, onde fatos do passado se mesclam com o presente".

A professora orientadora da disciplina dos conteúdos visuais e gráficos, Juliana Lotif, avalia que o design da revista busca integração entre os textos e os elementos gráficos que compõe as entrevistas, reportagens e perfis. "Trabalhamos muito os espaços brancos como composição das matérias, o que valoriza as imagens e elementos visuais", explica Juliana.

Um dos participantes, o jornalista recém-formado Francisco Mário conta que "escrever para revista Caracteres, foi uma interessante oportunidade de observar a Região do Cariri, por meio de suas diferentes peculiaridades. Cada sessão apresenta vivências e esforços coletivos, na busca de concretizar um bom trabalho jornalístico. Essa experiência laboratorial nos antecipou e encorajou a desenvolver habilidades práticas e reflexivas por meio do jornalismo".

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.