economia

Alta estação aquece vendas do setor varejista e serviços

O comércio segue avançando em termos de faturamento, despontando para mais crescimento

00:00 · 14.06.2015
Image-0-Artigo-1872189-1
Com as férias, o setor de entretenimento tem sido um dos que mais registra crescimento ( fotos: elizângela santos )
Image-1-Artigo-1872189-1
Após um período de retração, as vendas apresentam números de bons resultados e despontando para melhoria do desempenho da atividade comercial

Crato. Um dos períodos mais aquecidos da economia regional começa com grande expectativa de bons negócios. As festas juninas dão um grande impulso no mercado no final do semestre, principalmente nos segmentos de serviços e comércio. O turismo regional sai ganhando com a fatia que lhe cabe no setor de eventos. Nesta cidade, o comércio segue avançando em termos de faturamento, com crescimento, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de até 20%.

O presidente da entidade, José Alves lôbo, justifica esse crescimento principalmente ea setores como confecções, alimentação e calçados. A Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato) é o maior evento da região, e o que mais proporciona retorno econômico em curto prazo para a cidade. Uma semana de festa pode justificar praticamente um mês de aquecimento no comércio, principalmente alguns dias antes de começar a ExpoCrato. "A cidade também recebe muitos visitantes, conterrâneos que moram foram vêm matar a saudade do lugar", afirma.

Com o início da festa de Santo Antônio, que abre as festividades juninas do Estado, o secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna, afirma que há um aquecimento na economia regional, em virtude da dimensão que a festa tomou no Cariri. Ontem o evento foi encerrado, com procissão alusiva ao padroeiro da cidade, marcando o início das festividades juninas no Ceará.

Mesmo com o reflexo da crise, Lobo afirma que esse é um período que proporciona uma dinâmica diferenciada e que, independente de qualquer realidade, sempre há um retorno positivo, pela grande movimentação. A entidade começará a realizar a ornamentação das ruas principais do Crato, além de estar prestando esclarecimentos à população com um estande na festa agropecuária.

Roberto Carlos

Neste ano, uma das grandes atrações de shows na região, Roberto Carlos, tem chamado a atenção de um público bem mais amplo. Com isso, estão sendo fechadas antes do previsto as reservas de hospedagens. Segundo a Associação de Hotéis e Pousadas da região do Cariri, praticamente não há mais vagas disponíveis nos hotéis de Crato e Juazeiro do Norte, na época de 10 a 19 de julho, período em que se realiza a ExpoCrato, que será aberta pelo cantor.

O presidente da CDL de Juazeiro do Norte afirma que esse é um dos períodos importantes para o aquecimento da economia local. Juazeiro possui um centro comercial que congrega a maior parte dos compradores de outras cidades do Cariri e estados vizinhos. Segundo ele, mesmo com a baixa nas vendas em todo o Brasil, Juazeiro fechou o Dia das Mães com um balanço positivo, de 3,5% de aumento nas vendas. Agora é o momento dos setores de entretenimento, serviços, além de confecções e calçados.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, diz que esse é um momento muito importante para a região, que tem buscado cada vez mais oferecer serviços qualificados para os consumidores. Essa realidade de mercado tem surtido efeito, à medida que, a cada ano, a escala tem sido progressiva.

Inovação

Para Feitosa Júnior, estes setores estão saindo de um período de baixa, que veio de fevereiro até o final de maio. Os empresários estão na expectativa de crescimento. "A nossa região é privilegiada, com um forte período de festas juninas e vaquejadas", diz. Ele avalia que os segmentos não passam normalmente por um período de queda, mas de estagnação em virtude da própria crise econômica. Para o presidente da Abrasel, não há como não perceber uma baixa.

A inovação e a busca de alternativas criativas. Para ele, esse é um momento de driblar a crise usando esses elementos. Segundo o presidente da Abrasel, tirando o mês de dezembro, esse é o melhor do ano. Os grandes empreendimentos que estão no entorno da região têm uma grande expectativa para essa época. Ele afirma que a qualificação do setor tem sido impressionante.

Recentemente, Feitosa Júnior esteve em Portugal com 21 empresários e vários fatores relacionados à inovação, qualificação dos serviços foram debatidas. Também tem contado com parcerias do Senai e Senac. Ele diz que a valorização dos empregados do setor, tem sido extremamente importante para dar um salto de qualificação nos serviços. "Há uma necessidade de capacitações constantes e investimentos", afirma.

Para Feitosa Júnior, hoje a informação de ponta chega mais rápido, principalmente com a atuação de uma associação, que há cinco anos vem buscando compartilhar melhorias junto aos empresários dos segmentos de bares e restaurantes de toda a região.

Mais informações:

Abrasel - Cariri
Av. Governador Plácido Aderaldo Castelo, 220 - sala 10
Telefone:(88) 3512.3403

Elizángela Santos
Colaboradora

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.