'Territórios Criativos'

Ações fortalecem cultura da Região

00:00 · 19.07.2015

Juazeiro do Norte. No dia 27 serão iniciadas as ações do projeto Territórios Criativos, do Ministério da Cultura (Minc), desenvolvidas por meio da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com universidades estadual e federal do Ceará, em áreas de Crato e Juazeiro do Norte. No dia 30 haverá um cortejo dos grupos de tradição e debate com artistas locais, na Praça do Socorro, onde será instalada uma tenda para reunir os artistas e brincantes, além dos integrantes do projeto. A saída dos grupos está programada para às 16 horas.

O projeto do Minc conta com as parcerias da Universidade Federal do Cariri (UFCA), além do apoio da Universidade Regional do Cariri (Urca), para promover a recuperação do espaço e dar maior visibilidade ao trabalho dos artistas, além de possibilitar novas formações. E, para isso, foi pensando o início das oficinas, pela Lira Nordestina, que está de mudança de sede para o Centro Multifuncional, em Juazeiro do Norte. No centro Mestre Noza, serão realizadas oficinas com o objetivo também de recuperar as peças que estão espalhadas no pátio da sede. São milhares delas, que poderão ser utilizadas para capacitar novos artistas, principalmente no acabamento desse material.

Segundo o coordenador do projeto no Cariri, Professor Renato Dantas, o Minc aprovou quatro áreas de territórios criativos para que o projeto fosse desenvolvido, dentre eles três no Rio de Janeiro e uma no Cariri, incluindo trabalhos na Lira Nordestina e no Centro de Cultura Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte, Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato, inserindo também oficinas com os mestres brincantes do Cariri. 

Elizângela Santos
Colaboradora

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.