Desenvolvimento

Ação busca fortalecer o turismo

Programa Crato Turístico foi lançado para incrementar a atividade no município e em todo o Cariri

22:00 · 07.02.2015 / atualizado às 00:00 · 08.02.2015
Image-0-Artigo-1793558-1
Lançamento contou com a presença de autoridades e líderes empresariais ( Fotos: Elizângela Santos )
Image-1-Artigo-1793558-1
Dentre os principais atrativos do Crato, além do Cristo Rei, está a presença da Floresta Nacional do Araripe, a primeira criada em território brasileiro

Crato. Criado para desenvolver o setor turístico deste e de outros seis municípios do Cariri, o Programa Crato Turístico (Procratur) foi lançado na noite da última quarta-feira, durante evento que contou com a presença de representantes do trade turístico das cidades do Crato e Juazeiro do Norte, da Universidade Regional do Cariri (Urca), Sest-Senat, Abrasel, Sebrae, Ministério do Turismo, secretários municipais e alunos da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O evento foi aberto pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Turístico do Crato, Venâncio Saraiva, que destacou os principais pontos que serão trabalhados por meio do plano, incluindo o consórcio turístico, que envolve os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Assaré, Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda e Missão Velha, além da roteirização turística, marketing e divulgação e principalmente a questão da capacitação de pessoal, enfatizada pelo secretário.

Durante a abertura das atividades foi realizada apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, além de componentes da Orquestra do Padre Ágio e um histórico das relações existentes entre Crato e Rio Grande do Sul, e a Itália, pelo documentarista e cerimonialista, Humberto Cabral.

Empresários do setor do Turismo da região estiveram presentes para prestigiar a palestra "Uma grande oportunidade para o futuro da cidade - O caso de Gramado", tema abordado pelo ex-prefeito daquele município gaúcho, Pedro Bertolucci.

Apoio

Presidindo os trabalhos de lançamento do projeto, o prefeito de Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, destacou a importância do apoio da sociedade para efetivação dos planos de desenvolvimento que favoreçam não apenas do ponto de vista econômico para o município, mas que possam favorecer, acima de tudo, a qualidade de vida do cidadão cratense.

"Esse plano não significa, apenas, a presença mais fortalecida do município do Crato nas discussões que resultarão no alavancamento do turismo em nossa cidade. Esse vai além disto, pois possibilitará que, por meio de um consórcio, outras cidades possam trabalhar de maneira unificada a criação de diversos roteiros e, desta forma, seja atraído um número maior de visitantes. A expectativa é que nós tenhamos um fluxo muito maior do que já foi registrado. Com isso, haverá a ampliação da economia no setor e, consequentemente, o surgimento de novas pousadas, hotéis, bares e restaurantes, gerando novas oportunidades de emprego e renda para as nossas populações", avaliou.

O diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, que também participou do lançamento do Procratur, ressaltou aspectos relacionados ao desenvolvimento de etapas importantes para se oferecer um bom produto no segmento do turismo, principalmente junto da comunidade local, ponto enfatizado na palestra de Pedro Bertolucci.

"A capacitação do pessoal que atuará na recepção dos turistas, no acompanhamento das trilhas, passeios turísticos e demais ações, é fundamental para que haja o sucesso desse programa. O Sebrae é parceiro do projeto e se coloca à inteira disposição dos municípios para que essas capacitações aconteçam da melhor maneira possível", salientou Alci Porto.

A Reitora da Urca, professora Otonite Cortez, deu ênfase às peculiaridades existentes na cidade do Crato, a exemplo da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, a culinária, entre outros aspectos que devem ser cada vez mais valorizados, no intuito de fortalecer a cultura. Ela ainda disse que a Universidade cumpre o seu papel, voltada para apoiar ações em prol desenvolvimento regional.

Alinhamento

Já a representante do Ministério do Turismo, Lena Brasil, que também esteve reunida com secretários de Turismo e Cultura de sete municípios que formam o consórcio regional, disse que esses municípios estão no caminho certo e se prontificou de dar apoio aos projetos. Ainda destacou o Crato, que sai na frente com o projeto em prol do desenvolvimento do turismo e ressaltou recomendações importantes como um maior alinhamento de ações entre os governos estaduais e federal.

O turismo religioso, segundo ela, será um dos segmentos do turismo priorizados nesta gestão do governo federal pelo ministério. Além disso, Lena Brasil ressaltou a roteirização e o destaque para as principais áreas de atuação. "Também é preciso destacar a necessidade de os municípios alinharem suas ações no setor junto à Secretaria Estadual do Turismo. Desta forma, cria-se um vínculo maior entre as esferas da gestão e possibilita que o Ministério do Turismo também tenha melhor condição de contribuir para o desenvolvimento do projeto", observou.

Durante a palestra, o ex-prefeito da cidade gaúcha de Gramado, Pedro Bertolucci disse que em poucos anos houve um crescimento de 2,5 para cinco milhões de turistas por ano que visitam aquela cidade, que hoje conta com uma população de cerca de 32 mil habitantes.

Ele destacou importantes eventos criados como produtos turísticos, a exemplo do Natal de Luz e do Festival de Cinema, dentre outros, ao longo dos anos, promovendo o turismo local. O envolvimento da comunidade e o processo de preparação dos moradores para atuar no segmento têm papel importantes para a qualificação, além do processo sustentável desse crescimento nos últimos anos. Fatores culturais estão envolvidos, principalmente no processo de elaboração de ações voltadas ao turismo local.

Hoje, a cidade é modelo em turismo. Tanto que, segundo o próprio ex-prefeito, o crescimento no número de visitantes do Brasil e vários países do mundo têm surpreendido. A preocupação agora é como administrar esse crescimento.

Além de fortalecer o turismo na cidade, um dos objetivos do Procratur é atuar como vetor de desenvolvimento do turismo na região. Para isso, os municípios já se organizam por meio do Consórcio Turístico do Cariri, que une sete cidades que fazem parte do Mapa Turístico do Brasil: Crato, Barbalha, Assaré, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri.

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Crato
Largo Júlio Saraiva, s/n
Telefone: (88) 3521-9600
Centro

Roberto Crispim
Colaborador

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.